No dia 25 de outubro o Prime Video lançou a 1º Temporada de Like a Dragon: Yakuza, série Original Amazon baseada na franquia de jogos de sucesso mundial da SEGA, Yakuza: Like a Dragon. Com apenas seis episódios, a série terminou esta temporada no dia 1º de novembro, e apesar de algumas críticas, principalmente dos fãs dos jogos, foi um bom começo para algo promissor.
Lançada em 2005 pela SEGA, a série de jogos Yakuza tem uma enorme popularidade entre jovens adultos. Ela retrata a vida de gangsters radicais, mas apaixonados, e de pessoas que vivem em um bairro conhecido pelo entretenimento, o Kamurochō – uma região fictícia inspirada no violento Kabukichō do bairro de Shinjuku, em Tóquio.
Like a Dragon: Yakuza mostra o Japão moderno e as histórias dramáticas de personagens intensos que não foram exploradas nos jogos, como a do lendário Kazuma Kiryu. Realizada pelo aclamado Masaharu Take, a série conta com Ryoma Takeuchi no papel do protagonista Kazuma Kiryu. Abrangendo dois períodos de tempo, 1995 e 2005, Like a Dragon: Yakuza é uma série Original de ação, crime e suspense que segue a vida de Kazuma Kiryu, um temível e inigualável guerreiro da Yakuza com um forte sentido de justiça, dever e humanidade.
Não sou daqueles fanáticos que sabem tudo sobre a franquia de jogos, mas tenho bons conhecimentos, afinal, joguei bastante dos títulos lançados, em especial Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name e Like a Dragon: Infinite Wealth, os últimos a serem lançados e que amei muito. Por isto, me sinto à vontade para analisar a série, não como um conhecedor de cada detalhe, mas por saber como um fã o que muitos queriam que a série mostrasse e quais os rumos deveriam tomar, e devo dizer que algumas coisas decepcionaram…
Todo fã do jogo sabe que desde o começo da franquia Kiryu é um cara de bom coração, mas que sempre aparenta aquela cara de mau. Além disso, ele não costuma dar sorrisos, sempre mantendo sua postura de durão, não só para botar medo nas pessoas, mas para manter sua fama de O Dragão de Dojima, que ultrapassa os limites da Yakuza. Neste ponto, acho que a série falhou, afinal, a escolha do ator Ryoma Takeuchi foi mal feita. Não por ele ser ruim, mas por não se comportar como o personagem que conhecemos, e ter aquela cara mais de “menino” do que a de “homão da porra” que Kiryu mantém.
Também me incomodou muito a dublagem e legenda da série que errava a escrita e o modo de falar de vários nomes, especialmente os dos clãs. Por exemplo, o clã Dojima virou “Doujima” nas mãos do Prime Vídeo, e a Aliança Omi (que no jogo falam sempre com a pontuação no mÍ de Omi), a dublagem falava “Ômi”, deixando uma sensação estranha.
Por outro lado, a série foca bastante na “família” de Kiryu, o que é algo legal. No jogo não chegamos tão ao fundo neste tema, mas é bacana a série explorar isto. Também curti bastante a ambientação da série, que trouxe vários aspectos de cenários, localidades e até figurinos para a produção, mostrando um tremendo capricho neste sentido.
Agora, se você nunca ouviu falar dos jogos e começou a ver a série por gostar de temas ligados à organizações criminosas, suspense, Japão e muita porradaria, vai curtir como nunca Like a Dragon, afinal, a produção é boa, tem um ótimo enredo (tão bom quanto os dos jogos), e te prende do início ao fim, sem enrolar muito, mostrando em apenas seis episódios tudo aquilo que queremos ver. E mais, deixa aquele gostinho de “quero mais” ao final, nos deixando ansiosos pela 2º Temporada que ainda não tem data para ser lançada.
A 1º Temporada da série Like a Dragon: Yakuza está disponível no streaming Prime Vídeo. Confira o trailer abaixo:
Like a Dragon: Yakuza - Prime Video
Nota Final
-
Ideia e Roteiro - 9/10
9/10
-
Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 8.8/10
8.8/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 8/10
8/10
-
Adaptação e Atuação - 7.8/10
7.8/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Like a Dragon: Yakuza agradará o público que não conhece os jogos, mas pode dar um certo “ranço” naqueles fãs da franquia de games da SEGA.