Daymare: 1994 Sandcastle é um game de survivor horror sólido! Confira nossa análise e gameplay!

0
303

 

2023 está sendo um ano incrível para fãs do gênero de survivor horror. No final do ano passado tivemos The Callisto Protocol, este ano tivemos Dead Space Remake, Resident Evil 4 Remake e mais alguns títulos futuros como Alan Wake II e Alone in The Dark.

 

No meio disso tudo, temos um game que chamou muito atenção: Daymare 1994: Sandcastle, da desenvolvedora italiana Invader Studios, com lançamento para dia 30 de agosto para PC, PlayStation 5|4, Xbox Series X|S e Xbox One.

 

 

Gostaríamos de agradecer a Assessoria de Imprensa da Leonardo Interactive por disponibilizar a chave de Daymare: 1994 Sandcastle para realização desta análise. A versão que jogamos foi a para PC.

 

História

 

Jogamos com a personagem Delila Reyes, uma ex-espiã do governo americano que agora faz parte da unidade H.A.D.E.S.. Em uma cidade pequena nas redondezas da Area 51 acontece um terrível acidente com um ônibus escolar. Alguns tremores também acontecem por ali e os moradores estão apavorados, além disso a cidade é rodeada por lendas urbanas sobre acontecimentos estranhos envolvendo OVNIS e seres sobrenaturais. Delila é chamada por seu superior para uma missão na Area 51 para achar e escoltar em segurança o Dr. Anderson (não sou eu haha) e proteger sua maleta que contém dados ultra secretos sobre um projeto do governo americano. Chegando na base, Delila, Radek e Foster encontram a base deserta, geradores de energia desligados e várias portas fechadas, e vários corpos de funcionários e soldados mortos.

 

 

Delila tem muitas habilidades com tecnologias e graças a ela eles conseguem entrar na base, mas fica presa em uma parte diferente do prédio. Não muito tempo depois Foster e Radek são atacados por “alguma coisa”, e logo também nos deparamos com os horrores dentro da base, uma espécie de bola de energia possui os corpos dos mortos, e os transforma em seres completamente ferozes e irracionais com algumas mutações. Após isso Delila tem que correr contra o tempo para achar Radek e Foster, e tudo acaba indo muito mal. Esse seria apenas o começo do pesadelo e dos segredos que ela iria descobrir dentro da Area 51.

 

Gráficos

Daymare: 1994 Sandcastle tem gráficos bons, como texturas, efeitos de luz e ambientes bem construidos. Como um game de survivor horror, ele usa muito bem os efeitos de luz do cenários para dar um clima de suspense para o jogador.

 

 

Já por outro lado, os personagens são um ponto na contra mão. Os modelos até são bem feitos, mas as expressões faciais são bem fracas mesmo para os dias de hoje, isso fica muito evidente nas cutscenes do game. Mas isso não vai atrapalhar em nada sua imersão no jogo.

 

Tenham uma coisa em mente: O GAME É MUITO ESCURO! Alguns ambientes nem mesmo a lanterna consegue iluminar com clareza.

 

Jogabilidade

Daymare: 1994 Sandcastle não foge muito do padrão survivor horror que já foi estabelecido em jogos anteriores do gênero, a diferença é que aqui temos o Frost Grip, um dispositivo que é abastecido com nitrogênio liquido e que pode tomar várias formas de acordo com a necessidade do jogador. Algumas coisas que conseguimos fazer com o Frostgrip:

 

  • Apagar incêndios para acessar algumas áreas do game;
  • Congelar totalmente os inimigos;
  • Criar uma granada de gel;
  • Criar minas de gelo no chão.

 

Em alguns quebra cabeça também usamos o Frost Grip para realizar ações como por exemplo: resfriar um cano que está em super-aquecimento. Ele também nos ajuda quando somos pegos por algum inimigo, um Quick Time Event é gerado e podemos usar o Frost Grip para gerar uma onde de choque que afeta todos os inimigos em volta.

 

Vamos falar sobre Armas?

 

Nessa parte o jogo decepciona um pouco. Temos apenas duas armas para enfrentar os horrores da Area 51: uma shotgun e uma submetralhadora.

 

Essas armas podem ser customizadas durante o game, pegando melhorias que estão espalhadas por armários que abrimos com um puzzle de hackeamento ou em alguns lugares específicos do mapa. Eu peguei grande parte dos upgrades mas acabou não fazendo muita diferença na gameplay.

 

 

Já que o game é totalmente inspirado em os Resident Evil clássicos, faltou alguma “super arma” secreta como a famosa Magnum, ou Handcanon que encontramos nos jogos deste estilo.

 

Bugs e Performance

O game se destaca muito nessa parte. Em toda minha gameplay, não encontrei nenhum bug dentro do jogo e nada que me impedisse de continuar a jogar.

 

 

Parte de performance também teve um saldo bem positivo. Tive dois “crashes”, durante a gameplay na versão de PC, porém testei antes do jogo sair oficialmente e acredito que a Leonardo Interactive vai soltar um patch de lançamento para corrigir algumas coisas para isso não acontecer, além disso, também acho que na versão dos consoles esses problemas não irão acontecer.

 

Com uma GTX 1650 4GB e Ryzen 3 3100 consegui rodar o game com uma qualidade bastante satisfatória com texturas no alto e algumas coisas no médio. O jogo também oferece as tecnologias como DLSS da NVIDIA, AMD FSR e Intel XeSS. Destaque para o Intel XeSS que melhora bastante a performance do game sem perder praticamente nada de qualidade.

 

Na maioria do tempo rodou nos 60 quadros com algumas quedas em alguns cenários que tem um tipo específico de reflexo.

 

Considerações Finais

 

Daymare: 1994 Sandcastle é um game de survivor horror sólido, que pega a formula já estabelecida no gênero, adiciona algumas pitadas de ficção científica e também um pouco de horror cósmico. Recomendo muito para amantes de survivor horror em geral.

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

Daymare: 1994 Sandcastle - PC
Nota Final
8.8/10
8.8/10
  • Gráficos - 7/10
    7/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Daymare: 1994 Sandcastle é um game de survivor horror sólido, que pega a formula já estabelecida no gênero, adiciona algumas pitadas de ficção científica e também um pouco de horror cósmico. Recomendo muito para amantes de survivor horror em geral.