Top Racer Collection traz o poder da nostalgia de volta

0
19

 

A série Top Racer (originalmente conhecida aqui no Brasil e nos Estados Unidos como Top Gear) tornou-se uma lenda internacional graças à sua ação de corrida com influência do arcade e controles rígidos. Com o passar do tempo, serviu de base para a série do jogo brasileiro Horizon Chase do estúdio Aquiris, que permitiu aos jogadores se perguntarem como seria uma evolução natural da série Top Racer com melhorias modernas e um estilo de arte poligonal. Esta coleção é a primeira vez que a série é relançada fora dos cartuchos de 16 bits do Super Nintendo desde os lançamentos iniciais nos anos 1990. É surpreendente que os jogos nunca tenham sido relançados ao longo dos anos, dada a sua popularidade internacional e o tão distinto era a sua arte de capa. Em comparação com muitos jogos no mercado até hoje, a arte em cores fortes se destaca. Top Racer 1, 2, 3000 e o novo hack de ROM Top Racer Crossroads estão incluídos na Top Racer Collection da desenvolvedora QUByte Interactive e oferecem uma experiência familiar de jogo para jogo, mas com ajustes e melhorias modernas em todos os aspectos. Top Racer Collection foi lançado em 6 de março para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series S|X e PC via Steam.

 

Graças a Assessoria de Imprensa da QUByte Interactive podemos jogar Top Racer Collection para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Antigamente, os jogos de corrida exigiam quase perfeição para coisas como campanhas abrangentes ou uma série de corridas mais longa para permitir que o jogador seguisse em frente. Ao contrário dos jogos atuais, se você não obtiver uma classificação suficientemente alta em cada corrida, terá que reiniciar a copa ou a corrida em si, dependendo se estiver em uma campanha ou corrida rápida. Não há recurso de retrocesso, mas os estados de salvamento são ativados por meio de uma opção de menu de pausa e facilitam a vida.

 

A série criou fãs para toda a vida ao longo dos anos e estar disponível em novas gerações de hardware junto com o PC expande sua base de fãs ainda mais do que poderia ter sido em seu apogeu. Na época, os jogos de corrida no estilo arcade eram amplamente considerados ultrapassados ​​​​nos consoles. A Square tinha jogos como a série Rad Racer, mas não havia muito mais com corridas baseadas em rivais e nada tinha a mesma abordagem de tela dividida que a série Top Racer. É um movimento chocante e que reduz a confusão entre quais carros são rivais na pista de corrida e qual é seu principal rival. Eles geralmente terão um esquema de cores diferente dos outros rivais básicos e assim como nos jogos Horizon Chase, evitar rivais é a chave para o sucesso. Ao jogar esses jogos junto com a franquia, fica claro o quão sintonizada a Aquiris estava com essa franquia quando se trata de pequenas coisas. Acertar qualquer inimigo irá empurrá-lo para trás e custar-lhe tempo, enquanto ser empurrado entre os carros pode basicamente significar o fim de qualquer chance de terminar na pole position. A direção defensiva quando se trata de adversários, juntamente com as tentativas ofensivas de ganhar posição na pista, são o nome do jogo para o sucesso. Ter um conjunto de nitros disponíveis também ajuda e ao contrário dos jogos Horizon Chase, onde você pode encontrar mais na pista ou acumular mais na sequência, você só consegue o que começou, por isso é importante não desperdiçá-los.

Os designs cheios de colinas das pistas do Top Racer garantem que você evite ser descuidado em todos os aspectos. Mirar na velocidade máxima o tempo todo é natural, mas se você não estiver atento a colinas ou curvas rápidas, poderá facilmente colidir com um inimigo que não pode ver e, considerando como o jogo coloca sprites rivais no quadro no último segundo, você tem que ter cuidado especialmente com colinas. Ser derrubado na primeira volta é uma coisa, mas na última volta e ficar sem nitros para compensar o terreno perdido pode ser mortal. A adição de estados salvos torna isso menos problemático, mas um recurso de retrocesso seria ainda melhor para situações como essa. Eu posso ver por que eles simplesmente se limitariam a um estado de salvamento, no entanto, porque um recurso de retrocesso pode tornar os pilotos muito fáceis e em jogos como este que foram projetados para chegar o mais próximo possível de uma corrida perfeita em todas as áreas, mas eu descobri que fazer um save state após cada corrida, quando os resultados são mostrados e tudo está estático, é o melhor momento para configurá-lo. Cada um dos quatro jogos tem vários slots disponíveis e passar jogo por jogo é uma visão fascinante da história de uma série enraizada nos jogos Lotus na plataforma Amiga e depois continuando na série Top Racer antes desse nome ser usado para outros. Jogos ao longo dos anos sem linhagem direta com os originais.

 

 

Top Racer evolui de uma pista básica no primeiro jogo para ter muito mais riscos assumidos na sequência, com a adição de terrenos mais variáveis ​​​​e pistas mais difíceis. A adição do futuro Top Racer 3000 oferece algo que não víamos há muitos anos, um jogo de corrida de estilo realista, de certa forma, mas ambientado em um futuro distante. Agora, você realmente tem jogos no estilo Wipeout ou F-Zero nesse mercado e não houve nada que combinasse com uma vibração regular de jogo de corrida com um cenário futuro. A influência desta série um tanto esquecida ao longo dos anos tem sido impressionante e é uma prova de quão bem elaborados os jogos são, o fato de eles resistirem bem com ajustes mínimos. As trilhas sonoras de Top Racer são lendárias e têm se mantido notavelmente bem, o que não foi muito surpreendente, dado o quão bons são os OSTs de Horizon Chase e são basicamente uma modernização do que Barry Leitch fez nesta série e naquela franquia. Como compositor também, cada jogo incluído tem uma trilha sonora cativante, com Top Racer 3000 se destacando muito bem graças ao seu cenário futurista e influências de ficção científica. Em termos de efeitos sonoros, bater nos carros causa um baque agradável, enquanto um grande acidente parece impactante.

 

 

Top Racer Collection apresenta a mesma jogabilidade básica em seus quatro títulos, mas cada um deles se destaca no que faz. Aqueles que desejam algo novo no mundo das corridas de arcade e que perderam a série em seu apogeu de 16 bits deveriam dar uma olhada. Qualquer pessoa que amou Outrun ou gostou de Horizon Chase Turbo ou Overdrive dos anos 80 como homenagens mais modernas a esta franquia vai se divertir muito com cada entrada. É fascinante ter todos os primeiros jogos em uma coleção e ver a evolução desde as primeiras entradas até as posteriores, com o novo conteúdo do Crossroads tornando mais fácil esperar por um novo jogo Top Racer completo no futuro.

 

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Top Racer Collection abaixo:

 

 

Top Racer Collection - PC
Nota Final
9.9/10
9.9/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 9.5/10
    9.5/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Top Racer Collection irá honestamente levá-lo até onde a nostalgia puder. Não agradará a todos, mas as pessoas que não conhecem ou jogou podem gostar. Uma ponderação, é afirmar que Top Racer Crossroads é um jogo novo. Pois na verdade, é uma hack da ROM do primeiro jogo, exceto pelos sprites dos carros substituídos. Resumindo, Top Racer Collection não está reinventando a roda, mas está trazendo um gostinho do passado para os consoles modernos com erros quase mínimos, isso por si só é um trabalho louvável e nostálgico.