O Legado de Yu – Da história para os tabuleiros

0
14

 

Durante séculos os habitantes ao redor do Rio Amarelo, na China, sofreram com inundações que colocavam suas vidas em risco. Ficou a cargo do Imperador Yao fazer algo a respeito e a sua solução foi colocar um de seus oficiais, Gun, para resolver a situação. Gun tentou sanar o problema com barragens e diques, mas falhou… e teve seu “contrato cancelado”. A responsabilidade de resolver o problema ficou então com seu filho, Yu.

 

Criado por Shem Phillips (Trilogia do Reino Ocidental), O Legado de Yu acompanha o filho de Gun na construção e organização de um sistema de canais que redirecionaram a enchente do rio e passaram a salvar milhões e milhões de chineses.

 

O jogo teve um pré-lançamento durante o Diversão Offline 2023 e deve começar a ser vendido nas melhores lojas do ramo no dia 16 de junho, assim que todas as cópias dos apoiadores do financiamento coletivo forem enviadas.

 

Um Herói

Um herói apenas, já que O Legado de Yu é um jogo solo e que opta ainda por ser completamente reiniciável a qualquer momento e também ter uma campanha não linear que te permitirá viver esse lendário herói da China.

O objetivo principal ainda é impedir as inundações, mas o jogador terá que lidar com o crescimento dos assentamentos ao redor do rio e ainda defender todos dos ataques de bárbaros. A cada partida, vencendo ou perdendo, pedaços dessas história são destravados e você conhece um pouco mais da história desse personagem lendário.

A campanha termina com sete vitórias ou sete derrotas.

Sucesso do Kickstarter em 2022, o jogo teve mais de 3,5 mil apoios no mundo inteiro e quase US$ 255 mil de arrecadação nessa pré-venda.

Além disso, fez sucesso no mundo dos jogos de tabuleiro por ser um jogo que juntou todas as qualidades e melhores características dos outros jogos da Garphill Games em uma experiência solo e que foca nessa dinâmica de criar um ritmo altamente competitivo e um desafio ajustado.

O sucesso no Kickstarter ainda se deu pela qualidade do material, já que o jogo vêm com um insert exclusivo e que facilita, não só a organização, como os inícios e continuações das partidas.

 

Já na parte de seus realizadores, o designer conhecido por ter assinado as série de jogos do Mar do Norte e do Reino Ocidental, Shem Phillips, agora em parceria com seus irmão, Sam Phillips, mesmo desenhista de Muralha de Adriano e Invasores de Cítia.

Ainda sobre esses dois jogos e O Legado de Yu, os três fazem parte de uma espécie de série da Garphill Games, a Antologia Antiga, com jogos independentes entre si, com temáticas e mecânicas diversas, mas que têm em comum grande civilizações da história e seus personagens. A série ainda deve continuar esse ano, com o lançamento de Esdra e Neemias em mais um financiamento coletivo.