Com Noção 11 anos, um canal feito com amor, ajuda e muitos sonhos

0
50

 

Em 11 de outubro de 2011 nascia o canal Com Noção. Era para ser um canal de entretenimento, com temas voltado ao cotidiano com uma pitada de comédia. Éramos em 3 pessoas e foi criado os 5 primeiros vídeos do canal. O nome Com Noção vem da ideia do oposto “sem noção”, pois devido a comédia nos assuntos abordados, queríamos trazer este paradoxo. Que uns anos depois na TV surgiu um programa com esta proposta, um tal de CQC. Mas por consequências da vida, depois destes 5 vídeos, cada um de nós tomamos nossos rumos e o canal parou.

 

 

Durante um bom tempo, eu queria trazer de volta o canal. Busquei outras pessoas, falava da ideia inicial do canal, elaborava alguns roteiros. Mas tudo não saia do papel e o canal estava ficando cada vez mais esquecido. Em março de 2017 tomei uma decisão, por que não fazer o conteúdo do canal sozinho e trazer de volta a vida o Com Noção.

 

Inspirado nos canais Nerd Show, Canal 90 e também no Felipe Neto com o antigo canal dele o Não Faz Sentido, no dia 12 de março de 2017 foi ao ar o primeiro vídeo do retorno, mas já não seria um canal de entretenimento com humor e sim um canal com assuntos do cotidiano e do passado, com temas Nerds e com a minha opinião sobre determinado assunto. E tive a ideia de me vestir de Luigi, personagem do jogo Super Mario para chamar a atenção de quem iria assistir e como havia pesquisado que havia muitas crianças e principalmente adolescentes que era os maiores consumidores da plataforma, o Leo Lopes acaba virando Titio Leo.

 

Mas por que Titio Leo, como já citei, como a maior audiência no Youtube em 2017 eram criança e adolescentes e eu já com meus 32 anos, já era visto como “tio” para aquela geração e fora que nas redes sociais, a galera que já era da minha geração e quando acontecia algumas coisas erradas, sempre se autodenominavam como “titio” ou “titia”. Diziam frases como “Titio avisou que não iria dá certo isso”. Então para chamar a atenção daquela geração que era (e ainda é) os maiores consumidores da plataforma, me visto de Luigi e me denomino como Titio Leo.

 

Mas para a minha surpresa, em 2 de abril de 2017 resolvo falar de um relançamento, de um videogame que marcou muito minha infância e adolescência. Já que a Tec Toy estava para relançar o Mega Drive. No vídeo falo sobre a minhas impressões do que viria no novo Mega Drive e minha história com o console. Foi quando eu percebi que havia um outro público em massa no Youtube, os dos retrogames. Que é um público formado por uma galera da minha geração e até mais velha que eu. Então foi a partir daí que os temas do canal ficaram mais voltados os games, principalmente os retrogames. Porém não deixei de lado os vídeos sobre opinião e da cultura geek.

 

Mas me janeiro de 2019, meu querido amigo conhecido no canal como “Pau de Selfie”, me dá uma ideia, para trazer games atuais e fazer lives com os jogos que estavam fazendo sucesso no momento. Porém haviam dois problemas, o primeiro que eu não era habituado em jogar no PC e o segundo que meu PC era um notebook que estava bem ultrapassado para os jogos atuais. Pois em 25 de janeiro de 2019 tento fazer a primeira live no canal jogando Fortnite. Foi um desastre, até da live não durar mais que 16 minutos, o jogo não rodava direito devido a limitações de hardware e tanto jogo como a live estava travando demais.

 

Foi aí que percebi que precisava melhora meu hardware e adquirir um PC, mas não era um computador potente e sem um que dava para rodar determinados jogos que não exigisse de hardwares muito potentes. Mas ainda não estava confiante para fazer lives, pois não me sentia preparado para fazer conteúdo ao vivo.

 

E quando eu estava deixando as coisas ajeitadas no canal, neste momento além de criar conteúdo para o Com Noção, também estava escrevendo matérias para o portal WarpZone, aconteceu um episódio chato na minha vida. Minha casa foi invadida e furtaram de várias coisas de casa. Entre os objetos furtados, estava a minha câmera fotográfica que eu usava tanto para gravar os vídeos como para fazer trabalhos freelance como fotógrafo e boa parte da minha coleção de videogames. Confesso a vocês que me bateu um baita desanimo de continuar a fazer conteúdo para o canal, pois um dos meus principais instrumentos de criação de conteúdo foi furtado e fora que eu tinha que tentar recuperar tudo que foi levando pelos bandidos.

 

Mas é nestas horas que realmente vemos quem são nossos amigos verdadeiros e as pessoas que querem nosso bem. Pois me deram a ideia de fazer uma vaquinha online para arrecadar pelo menos o valor de uma câmera fotográfica, não só para voltar a grava o conteúdo do canal, mas para que eu pudesse voltar a fazer meus trabalhos freelance como fotógrafo.

 

Aí entram as pessoas do meu trabalho, meus amigos próximos, a galera da WarpZone e o Tiozão da Casa do Videogame. Pois não conseguir arrecadas todo o valor que eu precisava, mas conseguir arrecadar o suficiente para conseguir comprar outra câmera fotográfica usada e foram itens da minha coleção que foram furtados, que toda esta galera me deu de presente.

 

Foi isso que fez eu não desistir do canal e continuar, pois tudo que estas pessoas fizeram comigo deixou meu coração quentinho e me trouxe a esperança novamente. Sou eternamente grato a todos que me ajudaram, pois sei que alguns não puderam me ajudar financeiramente ou com itens, mas me ajudaram com incentivo e apoio.

 

Bom, em outubro de 2019, um certo dia fui jogar PUBG Lite. Já que era um jogo que rodava no meu PC e alguns amigos estava jogando muito ele na época, principalmente o Pau de Selfie. Quando abrir o jogo, na tela de abertura havia um aviso sobre o segundo Fábrica de Parceiros PUBG Lite. Então minha curiosidade foi grande e fui busca saber o que se tratava.

 

Pois era uma iniciativa da PUBG Corp. de ajudar pequenos criadores de conteúdo, na qual havia etapas para serem seguida e no final um determinado número de criadores se tornariam parceiros oficiais do jogo e os 4 primeiros colocados teriam um prêmio especial. Pensei comigo, não tenho nada a perder, vou participar. Após ler o regulamento de como participar, pois, um dos requisitos era fazer vídeos de gameplay ou lives, resolvi arriscar a fazer lives de PUBG Lite. Então no dia 16 de novembro de 2019 volto a minha tentativa de fazer live jogando PUBG Lite e fora que iria servir como inscrição se eu iria ou não participar do Fábrica de Parceiros. Foi quase 1 hora de 27 minutos de live uma média de 3 pessoas me assistindo por período de live, que totalizou 32 pessoas assistindo. Pois isso até foi normal, já que meu principal público do canal era as pessoas que gostam de retrogames, nostalgia anos 90 e assuntos do universo geek. Então foi normal não ter um público maior e ter uma boa retenção.

 

Minha surpresa, que a live me ajudou a ser selecionado a participar do Fábrica de Parceiros do PUBG Lite e foi uma alegria tremenda só de saber que eu estava dentro. Aí comecei a cumprir os desafios semanais para continuar no Fábrica de Parceiros e a cada semana haviam 3 destaques. Estes destaques da semana era as melhores lives ou vídeos que cumpriram os desafios do Fábrica. Na terceira e penúltima semana, eu tive uma grande surpresa e alegria. Pois eu era um dos 3 destaques e já estava garantido na final do Fábrica de Parceiros.

 

Eu não fiquei entres os 4 primeiros colocados, mas fiquei entre os 10 selecionados e virei um parceiro PUBG Lite. Neste momento uma nova chave se vira no canal e foquei muito mais em lives, do que criar vídeos. Foram que trouxe um novo público ao canal, tanto os fãs de PUBG como pessoas que gostam de jogos online e assistir gameplays ao vivo. Chegue até trazer outros jogos para fazer live, mas o PUBG Lite era o que mais atraia a galera assistir por dois motivos. O primeiro por ser um jogo leve e rodava em qualquer PC, somente os parceiros PUBG Lite que poderiam criar salas personalizada para fazer pequenos torneios ou só para fazer uma sala para jogar com os amigos e a galera que estava assistindo a live. Foi por causa do PUBG Lite que conheci novos amigos e ajudou o canal a crescer um pouco mais e chegar no objetivo de poder ter a sonha monetização que todo criador do Youtube deseja.

 

Em janeiro de 2020 nascer uma parceria com um portal que estava começando, mas o criando do portal já tinha muito tempo de estrada e o portal mais conhecido que tinha até aquele momento era o Mundo Cosplayer. Como o Rogério já sabia que eu escrevia para o portal da WarpZone, me convidou a fazer reviews e analises de jogos para o Nerdlicious. Aceitei o convite e desafio e no dia 29 de janeiro de 2020 foi ao ar no canal a primeira gameplay e no portal Nerdlicious a análise do jogo Musashi VS Cthulhu.

 

 

Mas ainda o canal estava muito focado nas lives de PUBG Lite, que a própria PUBG Corp me concedeu o direito de realizar a transmissão das Eliminatórias do mundial de PUBG que iria acontecer em Berlim na Alemanha. Então tive a honra nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2020 transmitir no canal as eliminatórias sul-americanas de PUBG.

 

Mas como todos nós sabemos, em março de 2020 a pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil. Neste período não foi fácil para mim, mas mesmo assim não parei com as lives e em abril de 2020 voltei a fazer os vídeos. Pois no dia 19 de abril de 2020 faz um review sobre os Ovos de Páscoa da PlayStation. Foi até um vídeo depois da Páscoa, já que havia o lockdown e as lojas não estavam abrindo e maioria das compras estavam sendo feitas de forma online.

 

Em maio de 2020 o PUBG Lite estava começando a perder forças no cenário, devido muitos jogadores estarem usando hacks e não havia um controle da PUBG Corp. para combater isso dentro da comunidade do jogo e estava sendo lançado o Valorant pela Riot, ainda estava na versão beta e poucos que tinha o jogo. Como eu havia conseguido o acesso ao beta, também comecei a fazer lives de Valorant e fora a parceria Com Noção e Nerdlicious estava crescendo cada vez mais. Já com a Warpzone, tive que parar de escrever, pois como falei, no inicio da pandemia não foi nada fácil para mim, pois eu trabalho em uma empresa da área da saúde e por mais que eu trabalhava na área administrativa, o trabalho aumentou demais devido a pandemia e como eu já não estava mais conseguindo escrever com tanta frequência para a WarpZone, foi um momento para ambas as partes decidir que era melhor não escrever mais para o portal e em um momento mais tranquilo, eu retornasse.

 

Então o canal durante o ano de 2020 ficou entre as lives de PUBG Lite e Valorant, as gameplays em parceria com o Nerdlicious e alguns conteúdos como unboxing de produtos que eu estava adquirindo da Bibi Bazar e outros vendedores independentes, pois já que a economias neste período ficou um caos e muitos partiram para vendas online.

 

Já em 2021, comecei a ter problemas em fazer as lives. Conforme os jogos iriam recebendo atualizações, meu computador já não estava mais suportando fazer lives jogos, pois o hardware já não estava suportando jogar e transmitir ao mesmo tempo. Ou eu fazia live ou eu jogava. Foi ai que o número de lives foi diminuindo e até comecei a fazer lives em emuladores de jogos retro como de Mega Drive, Super Nintendo e PlayStation 2, já que não são jogos pesados e o PC suportava. Até mesmo deixei de fazer muitas gameplays de análises e reviews para o Nerdlicious por conta do PC não roda muitos jogos por exigir um hardware mais parrudo. Então 2021 se resume a muitos jogos indies em parceria com o Nerdlicious, lives de retrogames e reviews de videogames e jogos retros adquiridos no AliExpress, sendo a maioria emuladores de retrogames e outros clones de consoles clássicos como o Mega Drive.

 

Bom, agora vamos para 2022. Em janeiro tentei fazer novamente live de Valorant e foi um desastre total, pois nem durou 20 minutos a live, novamente tanto jogo como live estavam travando demais e isso fez que eu perdesse a vontade de fazer as lives no canal. Fora que também fiquei desanimado de fazer vídeos e estava até pensando mais uma vez em parar de produzir conteúdo. Mas como já citei, nestas horas que vemos quem quer realmente nos ajudar. Pois a galera do canal Rivotrio Games me convidou a participar do podcast deles e eu aceitei. Então em maio eu foi o convidado do Rivotrio Cast, batemos um papo legal sobre games e falei sobre como iniciou o canal. Foi naquele momento que percebi que não era a hora de parar e sim de continuar, pois fui lembrando de tudo que passei para construir o canal e o quanto eu ainda tenho que construir. Uns dias depois o Diego Ramires do canal UColecionador me chamou para participar da live do canal dele e também aceitei o convite. Além de um bate papo descontraído, falando sobre a coleção de videogames, jogos preferidos e que considero raro e novamente falando a história do canal. Foi onde tive mais convicção que o canal não pode parar e tem muito trabalho a ser feito.

 

 

Em junho voltei a fazer as gameplays de análises e review em parceria com o Nerdlicious e busquei a estudar a como fazer lives com PC fraco e voltei com as lives de Valorant. Mesmo não sendo live em alta qualidade, mas voltei a ficar animado a transmitir ao vivo e fazer os vídeos de gameplay. Pois se não fosse os convites do Rivotrio Games e do UColecionador de participar dos canais deles, acho que hoje não estaria aqui escrevendo a história de 11 anos do Com Noção.

 

Pois em julho e fiz um planejamento para melhora o conteúdo do canal e trazer jogos mais parrudos para as gameplays de análise e reviews e também fazer lives com maior qualidade. Foi quando fiz as contas para não me apertar muito e investir em um PC Gamer com hardwares que rodas até meus pensamentos. Hoje posso fazer tanto as gameplays como as lives em ótima qualidade e já estou com alguns novos projetos para o canal. Pois pretendo trazer de volta muita coisa que ficou no caminho devido as mudanças que o canal sofreu.

 

Para um canal que nasceu para ser sobre assuntos do cotidiano com a pegada de comédia, depois passou a ser sobre assuntos nerds, geeks, nostálgicos, cultura pop e de opinião e a chegar ser um canal de games como é hoje. Sei que muito do meu público também ficou pelo caminho, pois conforme foi acontecendo as mudanças, o público também foi mudando e quem acompanhava o canal no passado, raramente acompanha hoje.

 

Mas no último dia 20 de outubro, o canal completou 11 anos. Em números hoje o canal até o momento que estou escrevendo este texto está com 6.090 inscritos, tendo 474.948 visualizações, tendo mais de 31.293 horas assistidas e durante todos estes 11 anos, eu ganhei o total de R$ 1.839,18. Segue um print da tela do analítico do canal de todo o período para provar os números que acabei de citar:

 

 

Isso só quero dizer que não faço conteúdo por dinheiro e sim por amor, por gosta do que faço. Pois se fosse como fonte de renda, eu já teria parado muito tempo. E quero agradecer todos que me ajudaram nesta jornada de 11 anos de canal, desde quem começou lá em 2011, quem veio durando o período de reconstrução e quem está me ajudando e apoiando até hoje.

 

Que venha mais 11 anos e quem sabe quando o canal estiver com 22 anos, eu estarei compartilhando o momento com milhões de inscritos e com muitos prêmios que o canal tenha ganhado durante a jornada. Pois como já dizia Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, o rei do cangaço, “Sonhar não paga impostos”. Muito obrigado a todos por estes 11 anos e não desistam dos seus sonhos. Pois hoje não estou nem perto de 100 mil inscritos, mas sei que um dia chegarei lá.