Conheça 8 grandes mulheres responsáveis por sucessos no mundo dos games

0
276

 

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é um marco da luta pelos direitos de igualdade das mulheres na sociedade. Nas últimas décadas, elas vêm ganhando cada vez mais seu merecido protagonismo e, no mercado dos games, não é diferente. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2020, 73,8% dos brasileiros consomem jogos eletrônicos em qualquer plataforma. Desse total, a presença feminina nos jogos de celular, videogames e computadores é de 53,8%. Mesmo sendo maioria entre os jogadores casuais, as mulheres jogam de tudo.

 

Além de jogar, muitas delas também produzem conteúdo para as redes sociais, seja em vídeos de gameplay ou livestreams para seus seguidores. Há também mulheres ganhando cada vez mais espaço no desenvolvimento dos games. Seja em roteiro, composição de trilha sonora e arte, veja 8 mulheres que se consagraram na indústria dos jogos eletrônicos: 

 

Amora Bettany 

 

 

Uma das brasileiras que participaram do aclamado Celeste (2018), Amora fez parte da equipe de arte do game; uma das características mais elogiadas do sucesso indie premiado no The Game Awards. Ela também produziu artes para o outro indie Towerfall.

 

 

Amy Hennig 

 

Com uma longa carreira como roteirista, com passagens pela Nintendo, EA e a Crystal Dynamics, Amy ganhou muito reconhecimento após criar a série Uncharted. Na Naughty Dog, ela escreveu e dirigiu as duas primeiras aventuras de Nathan Drake e recebeu um prêmio da Writer’s Guild Of America por Uncharted 2: Among Thieves.

 

Halley Gross 

Renomada pelo seu trabalho como roteirista em Westworld, Halley foi uma das responsáveis pelo roteiro de The Last of Us Part II, o lançamento mais recente da Naughty Dog. O jogo foi vencedor do The Game Awards em diversas categorias, entre elas, a de Melhor Narrativa.

 

Jacinda Chew 

 

 

A artista digital já trabalhou como modeladora de jogos de PlayStation 2, mas foi na Insomniac Games que ela teve desenvolvimento de grande parte de sua carreira. No estúdio desde 2003, Jacinda trabalhou na criação dos títulos de Ratchet and Clank entre 2003 à 2009, para PlayStation 2 e 3, e também em Sunset Overdrive (2014) e o aclamado Marvel’s Spider-Man (2018) e sua remasterização para PlayStation 5.

 

Kellee Santiago 

 

A projetista e produtora de games é a fundadora da Thatgamecompany e ocupou o cargo de presidente da empresa durante o desenvolvimento do grande sucesso indie Journey, em 2012. Ela também é palestrante TED sobre jogos eletrônico e arte e também uma das apoiadoras do Indie Fund, um grupo que investe no desenvolvimento de jogos eletrônicos independentes.

 

Lena Raine 

A compositora e produtora, também conhecida como Lena Chappelle, trabalhou recentemente na divertida trilha de Sackboy: A Big Adventure (2020), mas ficou conhecida por seu trabalho com os jogos indies Celeste, Guild Wars 2 (2012) e também em Minecraft. Lena já venceu a premiação da American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP) na categoria de Video Game e também ao BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) e ao The Game Awards 2018 com a trilha de Celeste.

 

Liz Albl 

 

Com experiência em Far Cry 4 (2014) e Far Cry 5 (2018), Liz foi uma das responsáveis pelo roteiro de Ghost of Tsushima. O recente lançamento da Sucker Punch está concorrendo ao BAFTA de Narrativa junto com Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e outros grandes lançamentos de 2020.

 

Luiza Caspary 

 

 

A dubladora brasileira já deu voz a diversas personagens icônicas no mundo dos games. Luiza interpretou Clementine, de The Walking Dead; Faith, de Far Cry 5; Coco, de Crash Bandicoot 4: It’s About Time; e Ellie, nos dois jogos de The Last of Us. Além da carreira de atriz, ela também é cantora e compositora.