Flintlock: The Siege of Dawn é um RPG soulslite desafiador

 

Flintlock: The Siege of Dawn é um RPG de ação com elementos de soulslike em terceira pessoa ambientado em um mundo de fantasia devastado pela guerra. Desenvolvido pela A44 Games, o mesmo estúdio por trás de Ashen, o jogo foi lançado em 18 de julho para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Lembrando que o jogo está disponível Day One para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate.

 

 

Gostaríamos de agradecer a Assessoria de Imprensa da A44 Games e Kepler Interactive por disponibilizar uma cópia do game na versão de Xbox Series para realização desta análise.

 

História

 

Em Flintlock o mundo foi destruído pela abertura de um portal, que permitiu a entrada dos Deuses Antigos e seus exércitos de mortos-vivos no mundo dos mortais. Essa invasão deixou a civilização totalmente devastada.

 

 

Jogamos com Nor, uma guerreira que luta pela sobrevivência e acaba encontrando Enki, um deus em forma de Gato/Raposa que se propõe a ajudar Nor em sua jornada para acabar com o sofrimento de seu povo. Juntos eles tentam desvendar os segredos de um evento apocalíptico conhecido como “O Crepúsculo” e restaurar a paz em suas terras.

 

Gráficos

 

Flintlock tem um visual na média para os dias de hoje, não apresenta nada absurdo graficamente, mas o jogo está longe de ser feio. Os trajes e os inimigos são inspirados em elementos de fantasia clássica e steampunk, criando uma mistura interessante.

 

 

O mundo do game conta com várias paisagens variadas que vão desde cidades destruídas, vilarejos, montanhas, minas e cavernas. A construção do mundo no geral me lembrou muito os games da Ubisoft.

 

Único ponto é a modelagem do rosto dos personagens e expressões faciais, que poderiam ser um pouco mais realistas, mas isso não atrapalha em nada o game em si.

 

Jogabilidade

 

Podemos dizer que Flintlock é um “soulslite”, pois ele conta com seleção de dificuldade, porém tem vários elementos de souls em sua gameplay.

 

 

Como foco em Esquiva e Bloqueio, acampamentos para descansar e fazer upgrade em nosso personagem, Respawn de inimigos após descanso em acampamentos etc…, apesar de fornecer um certo desafio ao jogador, ele não chega a ser tão punitivo quanto os souslikes.

 

O combate em Flintlock é rápido, brutal e recompensador. Podemos utilizar uma variedade de armas, desde machados até pistolas e rifles, e lança granadas para eliminar os inimigos. Conseguimos combinar ataques corpo a corpo e habilidades especiais do Enki para criar combos insanos.

 

O jogo foca muito em desviar dos ataques inimigos e explorar os pontos fracos, e sempre ter uma estratégia para combate, combinando armas de fogo, esquiva, habilidades do Enki para causar mais dano ou quebra de postura inimiga.

 

 

Também temos a personalização de personagem com uma variedade de armas, armaduras e habilidades. Podemos ter diferentes combinações de builds para melhor se adaptar ao nosso estilo de jogo.

 

Cada inimigo que derrotamos, ganhamos pontos para fazer upgrade nas Armas de Fogo, Corpo a Corpo e Armaduras, mas esses pontos também podem ser usados para comprar roupas novas nas Cafeterias.

 

E também temos a árvore de habilidades, que é dividida em três categorias:

 

  • Pólvora para upgrades relacionados às Armas de Fogo;
  • Magia para upgrades relacionados ao Enki;
  • Aço para upgrades em Machados e Armas Corpo a Corpo.

 

Todos esses upgrades são feito com os mesmos pontos que ganhamos quando derrotamos os inimigos.

 

Lembrando que assim como os souslikes, caso de morte, seus pontos são deixados no lugar onde a morte aconteceu, para pegar eles de volta, temos que voltar no lugar da nossa morte.

 

Bugs e Performance

 

Flintlock está rodando muito bem por sinal! Nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X, o jogo oferece dois modos gráficos: Modo Qualidade (prioriza resolução e fidelidade visual) e Modo Desempenho (prioriza taxa de quadros).

 

 

Como sempre optei por jogar no Modo Performance e na versão de Xbox Series X está rodando bem tranquilo. Percebi quedas de FPS apenas uma vez, mas na maioria do tempo o jogo roda com muita fluidez.

 

Considerações Finais

 

Flintlock: The Siege of Dawn é um RPG soulslite desafiador com um combate rápido, fluído e recompensador.

 

 

Um mundo vasto com várias paisagens e uma história interessante contra os Deuses. Se você procura um desafio com uma dose de souls, Flintlock pode ser uma boa escolha.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

Flintlock: The Siege of Dawn - Xbox Series X
Nota Final
8/10
8/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 9/10
    9/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 7/10
    7/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Flintlock: The Siege of Dawn é um RPG soulslite desafiador com um combate rápido, fluído e recompensador.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Anderson Gomes

Anderson Gomes

Streamer e criador de conteúdo no Youtube, jogando nas plataformas Xbox, PlayStation e PC. Um apaixonado por cultura pop e geek!