Cronos: The New Dawn é um game de survival horror em terceira pessoa desenvolvido pela Bloober Team, conhecida por jogos como Layers of Fear,Bruxa de Blair e Silent Hill 2 Remake. O jogo marca uma nova fase para a desenvolvedora, já que Cronos: The New Dawn é totalmente um survival horror com grande foco em combate e mecânicas de gameplay. Cronos: The New Dawn chega em 5 de setembro para PC via Steam e Epic Games Store, PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch 2.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Bloober Team por disponibilizar uma cópia do game na versão de PS5 para realização desta análise.
História
A história de Cronos: The New Dawn mistura terror e ficção científica que se passa em duas linhas do tempo interligadas: um futuro pós-apocalíptico e a Polônia dos anos 1980.
Jogamos com um “Viajante”, uma agente de uma misteriosa organização chamada O Coletivo. Nossa missão é explorar as terras devastadas do futuro em busca de fendas temporais que o levem de volta a Nowa Huta, um distrito de Cracóvia na Polônia, no ano em que ocorreu um evento catastrófico conhecido como A Mudança.
A Mudança transformou grande parte da humanidade em monstros bizarros e deformados chamados de Órfãos. Nosso objetivo é resgatar pessoas-chave que morreram durante esse evento, extraindo suas essência e levando elas para o futuro.
Gráficos
Cronos: The New Dawn é mais um dos vários jogos que utilizam a Unreal Engine 5. O game aproveita muito bem as capacidades do motor gráfico para criar uma atmosfera de horror extremamente imersiva, combinando a arquitetura do leste europeu com uma estética futurista e distorcida.
Os ambientes são muito detalhados e sujos, com texturas de alta resolução que dando vida aos edifícios abandonados com estruturas corrompidas por biomassa e lixos para todo lado.
Outro destaque vai para os Órfãos os monstros bizarros do game. Os modelos dos inimigos são extremamente detalhados, com texturas orgânicas que chegam até a dar nojo só de olhar, além da mecânica de fusão dos inimigos que é visualmente impressionante, mostrando como os corpos se unem e se transformam.
Jogabilidade
A jogabilidade é um dos pontos de destaque do jogo, e representa uma mudança significativa para a Bloober Team.
Em vez da exploração e puzzles de seus jogos anteriores como Layers of Fear, The Observer e Bruxa de Blair, Cronos aposta em um combate mais direto e estratégico, inspirado em títulos como Dead Space, Resident Evil e The Callisto Protocol.
Cronos não possui puzzles complexos, em grande parte são senhas, cartões de acesso e chaves que podem ser facilmente encontradas sem nenhum problema durante a gameplay. Não existem quebra-cabeças para montar, ou uma sala cheio de códigos para desvendar, tudo é bem direto a ponto.
O combate é baseado em ataques corpo a corpo e uso de armas de fogo, como pistolas e escopetas e metralhadoras, que podem ser melhoradas durante a gameplay , assim como a Armadura da Viajante. Em ataques corpo a corpo temos a opção de pisar nos inimigos quando eles estão caídos, assim como em Dead Space, podendo causar desmembramento.
A fusão é um dos aspectos mais inovadores de Cronos. Se um inimigo for abatido, mas seu corpo não for queimado, outro inimigo pode se fundir com o cadáver, criando uma versão mais forte e blindada do monstro original, fazendo assim com que qualquer confronte simples, se transforme em uma batalha muito mais difícil.
Monstros blindados são consideravelmente mais fortes, e rápidos, podendo também se fundir novamente com outros cadáver para ficarem ainda mais fortes e com alguns mutações, como por exemplo jogar ácido a longas distancias. Isso adiciona uma camada extra de estratégia no game,exigindo um gerenciamento ainda mais cuidadoso de recursos, como munição e combustível para o lança-chamas.
Bugs e Performance
Como citamos no tópico dos gráficos, Cronos utiliza Unreal Engine 5 como motor gráfico, porém temos uma performance relativamente estável.
Nos consoles o game possui aqueles dois modos de renderização que já conhecemos de vários outros jogos. Modo Desempenho e modo Qualidade, toda nossa gameplay foi jogada no modo desempenho para alcançar maior fluidez e em grande maioria do tempo Cronos consegue se manter com boa performance, mas existem sim momentos onde conseguimos perceber quedas de frames, e são em vários momentos.
No geral, a performance não é ruim, mas poderia ser um pouco melhor, porém não algo que atrapalhe a gameplay.
Considerações Finais
Cronos: The New Dawn é um grande passo à frente para a Bloober Team. Combinando elementos de survival horror já estabelecidos com uma mecânica única de gameplay, história intrigante de ficção científica.
Cronos é focado no combate estratégico e na tensão, trazendo uma grande experiência desafiadora de survival horror, que com certeza, é uma das melhores de 2025.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Cronos: The New Dawn - PlayStation 5
Nota Final
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Gráficos - 9/10
9/10
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Jogabilidade - 8/10
8/10
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História e Diversão - 10/10
10/10
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Áudio e Trilha Sonora - 10/10
10/10
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Cronos: The New Dawn é um grande passo à frente para a Bloober Team.