Vale a pena jogar The Elder Scrolls Online em 2025?

The Elder Scrolls Online é um MMORPG ambientado no universo da franquia The Elder Scrolls. Lançado em 2014 para PC e 2015 para Xbox One e PlayStation 4, o game permite que milhares de jogadores pelo mundo explorem juntos o continente de Tamriel em uma época muito antes dos acontecimentos de outros jogos franquia, como Morrowind, Oblivion e Skyrim. The Elder Scrolls Online está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, PC via Epic Games Store.

 

elder scrolls

 

 

Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Bethesda Brasil por disponibilizar uma cópia da versão 2025 Premium no Xbox para realização desta análise.

 

O jogo se passa em Tamriel, com diversas regiões como Morrowind, Skyrim, Cyrodiil e Summerset. Cada região tem visual, história, cultura e vida selvagem únicos.

 

 

O mundo de The Elder Scrolls Online é gigantesco, oferecendo muitas horas de exploração e gameplay. A história se passa 1000 anos antes de Skyrim, na Segunda Era, revisitando locais conhecidos. A história principal também é massiva, e envolve várias narrativas envolvendo novas ameaças  que estão sempre rondando Tamriel, como príncipes daédricos e conspirações e cultos sombrios.

 

 

Antes de começarmos a falar a fundo sobre o game, temos que comentar aqui um ponto muito negativo para nós brasileiros: The Elder Scrolls Online não tem tradução para PT-BR, o que realmente é uma pena. Pessoas que não tem familiaridade com o inglês podem ter extrema dificuldade em jogar o game, se tratando de um MMORPG massivo, The Elder Scrolls Online tem muitos e muitos textos que exigem atenção e entendimento do jogar para fazer coisas básicas como equipar uma nova arma por exemplo.

 

elder scrolls

 

Os gráficos de The Elder Scrolls Online são OK e ajudam a dar a imersão necessária a gigante Tamriel. Por ser um jogo de 2014/2015, os gráficos são melhores que Skyrim, mas não chegam aos pés de Starfield e o recém lançado Oblivion Remastered, mas cumprem sua parte e ainda assim é bem bonito mesmo sendo um game de mais de 10 anos atrás.

 

Em termos de jogabilidade, The Elder Scrolls Online é bem diferente dos games da série principal. Em ESO temos um combate mais dinâmico e rápido, ficando muito mais próximos de jogos de ação com elementos de RPG, do que de um MMORPG. Quem gosta de combates mais rápidos exigindo resposta rápida, vai gostar muito desse tipo de jogabilidade.

 

elder scrolls

 

 

Como já de costume na franquia The Elder Scrolls, podemos escolher entre diversas raças, humanos, elfos e bestiais, cada uma com vantagens únicas. Além disso, também existem sete classes iniciais, Dragonknight, Sorcerer, Nightblade, Templar, Warden, Necromancer e Arcanist, cada uma com três árvores de habilidades diferentes que permitem uma grande variedade de estilos de jogo.

 

 

Como já esperado em jogos como serviço, existem missões diárias e semanais em várias áreas do mapa, com recompensas que de certa forma, incentivam a exploração e mantém os players engajados dentro do mundo de The Elder Scrolls Online.

 

Além disso, o jogo está sempre sendo atualizado com novos conteúdos anuais, para quem vai começar agora no mundo de The Elder Scrolls Online, vai ter uma quantidade massiva de conteúdos, rendendo uma quantidade de horas incontáveis em gameplay.

 

 

elder scrolls

 

Considerações finais

 

The Elder Scrolls Online é um MMORPG com muito conteúdo de alta qualidade em um universo de fantasia já conhecido. Com ótima narrativa, mundo enorme e atualizações constantes, The Elder Scrolls Online é ideal para fãs de MMORPGs e da série Elder Scrolls.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Anderson Gomes

Anderson Gomes

Streamer e criador de conteúdo no Youtube, jogando nas plataformas Xbox, PlayStation e PC. Um apaixonado por cultura pop e geek!