Indiana Jones e o Grande Círculo é um dos melhores jogos de 2024!

A MachineGames sempre fez um ótimo trabalho com retorno da franquia Wolfenstein em 2014. Todo mundo achava que o próximo game deles seria o final da trilogia Wolfenstein, mas de forma inesperada, Indiana Jones e o Grande Círculo foi anunciado pela empresa. Prometendo capturar toda a essência e atmosfera dos filmes, Indiana Jones e o Grande Círculo chegou para Xbox Series X|S e PC no dia 9 de dezembro. Além disso, Indiana Jones e o Grande Círculo está disponível para assinantes Game Pass e chegará também no PlayStation 5 ano que vem.

 

 

Gostaríamos de agradecer a equipe de assessoria de imprensa da Bethesda Brasil e Xbox Brasil por disponibilizarem uma cópia do game na versão de PC para realização desta análise.

 

História

 

O jogo se passa em 1937 entre os filmes Os Caçadores da Arca Perdida e A Última Cruzada. Somos apresentados a um mistério que envolve um poderoso artefato e um conjunto de lugares espalhados pela terra, conhecidos como o Grande Círculo. A lenda diz que esses locais guardam um poder ancestral capaz de alterar o curso da história. Os Nazistas, movidos pela ambição de dominar o mundo e vencer a guerra, começam uma frenética busca por esses lugares sagrados. Indiana Jones, como sempre, é o único capaz de impedir que essas forças caiam nas mãos erradas.

 

 

Gráficos

 

Utilizando a id Tech 7, engine criada pela Id Software, responsável pelos jogos da franquia Doom, Indiana Jones e o Grande Círculo está com gráficos nada mais do que sensacionais.

 

O game todo usa Ray Tracing em diferentes intensidades, mas o efeito está sempre lá, ou de forma sutil ou em grande reflexos durante os cenários.

 

 

Efeitos de luz como os já famosos “God Rays” também são muito utilizados para dar ainda mais atmosfera em cavernas, tumbas e interior de pirâmides.

 

Indiana Jones e o Grande Círculo se passa em vários lugares diferentes, desde ruínas antigas até cidades, túneis subterrâneos, navios etc. Cada cenário é repleto de detalhes, com texturas realistas e iluminação dinâmica.

 

Todos os personagens, incluindo o próprio Indiana Jones, são modelados com alta qualidade, com animações e expressões faciais em um nível de qualidade absurdo.

 

Jogabilidade

 

Muito foi discutido sobre esse game ser em primeira pessoa e não em terceira pessoa como Uncharted e Tomb Raider por exemplo. Mas apesar de Indiana Jones ser o pai dessas duas franquias que se inspiraram nele para criar seus jogos, Indiana Jones e o Grande Círculo é totalmente diferente desses dois jogos.

 

 

A MachineGames está há mais de 10 anos fazendo jogos em primeira pessoa e Indiana Jones foi mais um acerto deles nesse quesito. Indiana Jones e o Grande Círculo é um Immersive Sim, para quem não é familiarizado com essa definição, são jogos como Deathloop, Prey, System Shock, Deus Ex, Dishonored entre outros. São games que a principal característica é o jogar ser livre em vários cenários semi abertos que são ricamente simulados, onde temos várias coisas para resolver de formas diferentes usando ferramentas que o jogo disponibiliza. E é exatamente isso o que Indiana Jones e o Grande Círculo faz.

 

Temos vários cenários, muito bem simulados com vários NPCs e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Podemos seguir apenas na quest principal se quisermos, mas esse mapas existem muitas coisas para fazer, como quests secundárias, relíquias para coletas, puzzles para resolver e lugares secretos para descobrirmos, isso é feito de uma maneira totalmente orgânica, sem que o jogador fique abarrotado de coisas para fazer. E tudo isso pode ser feito da maneira que quisermos, usando stealth para passar escondido, roubando uniformes para nos misturarmos e não chamar atenção, ou podemos simplesmente ir no corpo a corpo.

 

Tudo o que você coleta no jogo é recompensado com pontos que podem ser usados para comprar upgrades com livros. O sistema de upgrade com livros funciona muito bem. Cada livro coletado disponibiliza uma vantagem diferentes que ajudam muito em combates corpo a corpo ou armas de fogo.

 

Os quebra-cabeças do game também são muito bem elaborados indo desde decifrar códigos e símbolos antigos até manipular mecanismos complexos. A grande maioria dos quebra-cabeças estão diretamente ligados à história principal, revelando informações importantes sobre o Grande Círculo e seus mistérios.

 

Bugs e Performance

 

Indiana Jones e o Grande Círculo é um game consideravelmente pesado.

 

Na versão de PC testamos com uma RTX 3060Ti 8GB/ Ryzen 5 5600 e 32GB de Ram e o game rodou sem problemas na qualidade alta há mais de 70 frames.

 

 

Mas vale lembrar que nas configurações mínimas o game pede pelo menos uma RTX 2060 Super e em placas que não tem Ray Tracing o game não abre.

 

Já na versão de Xbox Series X o jogo roda muito bem, mantendo os 60 quadros em boa parte do tempo.

 

Considerações Finais

 

Indiana Jones e o Grande Círculo é um dos melhores jogos de 2024 e um marco para a franquia. A MachineGames entregou uma experiência imersiva e fiel ao universo de Indy.

 

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

 

Indiana Jones e o Grande Círculo - PC
Nota Final
9.5/10
9.5/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Indiana Jones e o Grande Círculo é um dos melhores jogos de 2024 e um marco para a franquia.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Anderson Gomes

Anderson Gomes

Streamer e criador de conteúdo no Youtube, jogando nas plataformas Xbox, PlayStation e PC. Um apaixonado por cultura pop e geek!