A gamescom latam, principal evento de games da América Latina, anunciou na tarde da última quinta-feira (2) a lista dos finalistas do gamescom Latam BIG Festival, sua grande premiação do universo de games. A comissão julgadora do festival analisou 922 títulos de jogos vindos de 74 países até chegar a uma lista final com 114 jogos. Vale destacar a força internacional dos selecionados, que ocupam mais de 50% da lista final. O festival acontece entre os dias 26 a 30 de junho no São Paulo Expo, e oferece aos participantes a oportunidade única de testar todos os jogos finalistas.
Dividida em 17 categorias, a cerimônia de premiação deste ano acontece na sexta-feira e no domingo (28 e 30), no São Paulo Expo. Na maioria das categorias o prêmio é definido por um júri especializado, mas o público também vai participar da premiação e poderá votar na categoria Melhor Jogo Voto Popular.
“É gratificante ver mais de 900 inscritos de mais de 70 países diferentes para o gamescom latam BIG Festival. Esta participação maciça é uma clara demonstração da relevância do evento na indústria de jogos.”, celebra Gustavo Steinberg, fundador do festival.
Detalhes da Cerimônia
Na sexta-feira (28), haverá a cerimônia das categorias técnicas, como: Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Multiplayer, Melhor Narrativa, Melhor XR/VR e Melhor Gameplay, além das principais categorias, que são Melhor jogo casual, Melhor Jogo, Melhor Jogo: América Latina e Melhor Jogo: Brasil. No último dia de gamescom latam, no domingo (30), haverá a segunda parte da premiação com as categorias de Melhor Jogo Infantil, Melhor Jogo Estudante, Melhor Jogo Educacional, Melhor Jogo de Questões Sociais, Melhor Jogo Diversidade, Melhor Jogo Inédito e Melhor Jogo: Voto Popular. Já o prêmio de Melhor Pitch@gamescom latam, será dado após as apresentações do pitch e análise dos jurados presentes.
Confira a lista completa dos indicados ao gamescom latam BIG Festival aqui.
Informações gerais sobre a gamescom latam
A primeira edição latino-americana da gamescom latam contará com a presença de publisher importantes como Akupara, Atari, Fellow Traveller, Focus, Joystick, Raw Fury, Team17 e Ubisoft, além de estandes de estúdios como Mad Mimic e Orube. Mais desenvolvedores e publisher serão anunciados em breve!
O evento também oferecerá uma variedade de palestras, painéis e aparições especiais de líderes da indústria, como a CipSoft, desenvolvedores do Tibia. Áreas exclusivas como o Artists’ Alley da gamescom latam e sessões de meet & greet com influenciadores, bem como jogos de tabuleiro, que vão enriquecer a experiência do festival. O evento começa no dia 26 de junho com a contagem regressiva para a estreia e um show de abertura apresentado por Tiago Leifert, que contará com trailers inéditos e entrevistas exclusivas com desenvolvedores de jogos independentes e de grandes publishers.
Ingressos para gamescom latam
O segundo lote de ingressos já está disponível no site oficial do evento. Os preços variam de R$ 100 (meia-entrada) a R$ 200 (inteira) para visitas únicas. Há a opção do ingresso social, que custa R$ 120, ele inclui uma doação de R$ 10 já incorporada ao valor final para a AbleGamers Brasil, ONG que combate o isolamento social e promove acessibilidade por meio de jogos. Os fundos arrecadados serão usados para tornar a gamescom latam mais acessível aos visitantes. A opção do combo de ingressos já está esgotada.
Sob a chancela do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, a gamescom latam tem patrocínio da Sabesp e da TNT; parceria B2B com a Abragames — Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; realização Omelete&Co, Koelnmesse, game, gamescom latam, SPcine, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Associação Paulista dos Amigos da Arte, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal. Novos patrocinadores e apoiadores serão anunciados em breve.
Ingressos para profissionais do mercado de games
A gamescom latam também oferece ingressos para profissionais com diversas opções para atender às suas necessidades. Todas as categorias garantem acesso a todos os dias do festival.
São diversas opções: ingressos exclusivamente para reuniões de negócios online, que oferecem acesso a uma plataforma para agendar reuniões ilimitadas com líderes da indústria até 31 de janeiro de 2025, pelo preço de R$ 750,00. Outra categoria inclui reuniões tanto online quanto presenciais, concedendo entrada na área de negócios, mesas de reunião em São Paulo e acesso completo às palestras, jogos e experiências do festival durante toda sua duração; o investimento neste caso é de R$ 1.540,00.
Adicionalmente, há uma opção VIP que proporciona acesso exclusivo a um Mixer VIP e à tarde VIP em 26 de junho, pelo valor de R$ 1.960,00. Ingressos disponíveis aqui.