A Ascensão do Ronin foi lançado em março do ano passado para PlayStation 5. Agora praticamente um ano depois o game está ganhando sua versão de PC com várias melhorias e tecnologias como suporte para monitores Ultra Wide, Frame Generation, DLSS, 120hz e muito mais. A Ascensão do Ronin estará disponível para PC via Steam no dia 10 de março.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Koei Tecmo que disponibilizou uma cópia do jogo na Steam para realização desta análise.
História
O jogo se passa no Japão do século XIX, uma época conhecida como Bakumatsu. Esse período histórico é marcado pelo fim do Xogunato Tokugawa e pela abertura forçada do Japão ao Ocidente, um evento que acabou em vários conflitos internos no país.
Com chegada dos “navios negros” do Comodoro Perry dos Estados Unidos forçou o Japão a abrir suas fronteiras, com isso,a influencia estrangeira acabou crescendo muito, mas também o descontentamento interno.
Jogamos com um Ronin,um samurai sem mestre que tem seu parceiro a sua “lamina gêmea” assassinado e busca por vingança.
Gráficos
Em seu lançamento no PS5, os gráficos do game tiveram muito debate nas redes sociais. O ponto principal eram as texturas do jogo, vegetação e outros detalhes que aparentemente não estavam agradando uma parcela dos jogadores.
Aqui na versão de PC temos melhorias, mas claro que tudo depende muito do hardware que o jogador estará usando, Mas, por mais que a versão de PC seja superior que a do console, ainda assim parece que falta alguma coisa graficamente.
Com grande parte das configurações gráficas no Alto, o jogo está bonito? Sim, está, mas em certos cenários e principalmente áreas urbanas os gráficos ainda deixam um pouco a desejar, porém em lugares onde tem bastante vegetação isso muda um pouco, e o game até fica mais bonito sim, mas mesmo assim se mostra abaixo de títulos como Ghost of Tsushima e Assassin’s Creed mais novos por exemplo.
Expressões faciais são as mesmas da versão de PS5, mas mesmo mais detalhes nas texturas dos rostos dos personagens, ainda é um pouco datado para os padrões de hoje em dia. Isso atrapalha a diversão do game? De jeito nenhum, mas é um ponto que temos que considerar muito se tratando de um jogo atual.
Jogabilidade
A Ascensão do Ronin funciona como vários outros games de mundo aberto que temos por aí, inclusive ele segue muito a “formula Ubisoft”. Seguindo na mesma linha de jogos populares como Assassin’s Creed, The Witcher, Ghost of Tsushima e outros, ação de mundo aberto com elementos de RPG. Muita gente fala que esses jogos são “repetitivos” mas eu particularmente gosto muito.
O combate é rápido e fluido, com foco em ataques precisos e defesas nos momentos certos, porém o game exige uma estratégia em todos os combates, não adianta sair apertando todos os botões.
Como já de costume nesses jogos, temos uma variedade de armas, como espadas, lanças e armas de fogo, cada uma com movimentos e combos próprios. Também temos um sistema de postura para mudar a posição de combate e se adaptar a diferentes situações e causar mais dano em certos inimigos, o que é bem interessante.
O mundo aberto, é bem grande com uma variedade de ambientes para explorar, assim como em jogos mais atuais da franquia Assassin’s Creed, o mapa é subdividido em várias regiões, incluindo cidades, florestas e montanhas.
Temos um cavalo para se locomover rapidamente pelo mapa e também um gancho que serve para escalar alguns edifícios, montanhas, torres de vigia entre outros. No mapa existem atividades opcionais, como missões secundárias, desafios e minijogos.
Os elementos de RPG também são bem similares a outros jogos que já mencionei aqui, progressão de personagem, personalização de equipamentos e um sistema de diálogo ramificado. Podemos ganhar experiência ao completar missões e derrotar inimigos, e depois usar essa experiência para melhorar os atributos e habilidades de nosso personagem.
O game também tem uma grande variedade de equipamentos para coletar e personalizar, e como não poderia faltar nesse estilo de jogo, podemos e devemos decisões que afetam o resultado da história.
No geral, quem já está acostumado e gosta desses tipos de jogos, vai se divertir muito com A Ascensão do Ronin, o game não se propõe a fazer algo inovador para o gênero, mas traz uma experiência divertida e desafiadora.
Bugs e Performance
Como já citei antes na sessão dos gráficos, praticamente todas as configurações gráficas estão no Alto, rodando em uma RTX 3060TI, 32GB RAM com um Ryzen 5 5600.
Com DLSS ativado no Preset Equilibrado e o game sustenta os 60FPS na grande maioria do tempo, mas em certos situações temos sim algumas quedas.
Ativando o Frame Generation, os quadros sobem para a casa dos 80/90 FPS durante toda a gameplay. Acredito ativar o Frame Generation seja a melhor maneira de jogar o game para evitar quedas de frames abaixo dos 50 Quadros.
Considerações Finais
Com um combate satisfatório e desafiador, mundo aberto divertido de explorar e elementos de RPG já conhecidos, apesar de não apresentar os melhores gráficos, A Ascensão do Ronin é um jogo diverte e que vale a pena ser jogado, especialmente para fãs de games de ação e RPG com temática samurai.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
A Ascensão do Ronin - PC
Nota Final
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Gráficos - 7/10
7/10
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Jogabilidade - 8/10
8/10
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História e Diversão - 8/10
8/10
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Áudio e Trilha Sonora - 7/10
7/10
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Ascensão do Ronin é um jogo diverte e que vale a pena ser jogado, especialmente para fãs de games de ação e RPG com temática samurai.