Dreadout é um game de terror inspirado em jogos como Silent Hill e Fatal Frame que foi lançado originalmente em 2014 pela pequena desenvolvedora da Indonésia Digital Happiness. Agora em 2025 Dreadout está de volta com o Remastered Collection com a oportunidade de chegar em novos jogadores que não jogaram o game na época de seu lançamento. Dreadout Remastered Collection está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Soft Source Publishing por disponibilizar uma cópia do game na versão de PS5 para realização desta análise.
História
Em DreadOut jogamos com a protagonista, Linda, uma jovem estudante do ensino médio. Linda encontra-se presa em uma cidade abandonada e amaldiçoada junto com seus amigos durante uma viagem escolar. O que era para ser uma aventura divertida entre amigos acaba se transformando em um pesadelo quando eles descobrem que a cidade está cheia de espíritos nada amigáveis.
Nossa protagonista logo descobre que possui habilidades sobrenaturais, capazes de interagir com o mundo espiritual. Com seu celular, ela precisa usar a câmera para banir os espíritos que a perseguem medida que avança pela cidade.
Gráficos
Aqui temos um ponto muito importante para falar sobre Dreadout, mesmo levando em consideração que o game foi desenvolvido por um pequeno estúdio da Indonésia, os gráficos ainda ficam muito baixo até mesmo para os padrões de 2014.
Toda a parte de movimentação dos personagens também é bem abaixo do esperado, os cenários são OK e passam a atmosfera necessária para gerar tensão e terror no jogador, mas mesmo sendo um Remaster e rodando em resoluções maiores, o game deixa muito a desejar nessa parte, porém isso incrivelmente não impede Dreadout de ser assustador e criar vários momentos de terror.
Jogabilidade
A jogabilidade é bem semelhante a outros jogos parecidos do mesmo gênero, mas principalmente Fatal Frame, a diferença aqui é que ao invés de usarmos uma apenas uma câmera analógica para tirar fotos dos fantasmas, usamos a câmera do celular mas depois também temos acesso a uma câmera DSLR moderna.
A gameplay consiste em basicamente andar pelos cenários, resolvendo puzzles e combatendo fantasmas que só podem ser vistos atrás do visor do celular de Linda, cada foto drena um pouco de bateria do celular, mas na câmera DSLR temos um flash que pode atordoar alguns inimigos.
A exploração também é semelhante a outros games do gênero, com itens chave que precisamos colar para abrir novas áreas e seguir com a história.
Dreadout acerta muito em sua atmosfera pesada e em algumas ocasiões, até perturbadora com sons de fundo, vozes em lugares isolados, risadas macabras e vários outros elementos clássicos de terror asiáticos que conseguem muito bem construir tensão e momentos bizarros. Além disso o jogo adiciona elementos do folclore indonésio, dando vida a criaturas e lendas locais.
Bugs e Performance
Não encontrei nenhum bug em minha gameplay, por ser um game extremamente leve, ele roda muito bem sem problemas de performance. Os hardwares de hoje em dia são mais do que suficientes para rodar o jogo sem quedas de frames.
Considerações finais
Se inspirando em clássicos do terror, DreadOut é um jogo que merece ser experimentado para quem gosta de games com atmosfera pesada, apesar de suas limitações técnicas como os gráficos, ele consegue criar uma experiência de terror satisfatória para amantes do gênero.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Dreadout Remastered Collection - PlayStation 5
Nota Final
-
Gráficos - 5/10
5/10
-
Jogabilidade - 7/10
7/10
-
História e Diversão - 8/10
8/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 8/10
8/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
DreadOut é um jogo que merece ser experimentado para quem gosta de games com atmosfera pesada.