DRAGON BALL: Sparking! ZERO é um presente aos fãs do anime!

 

A Assessoria de Imprensa da Bandai Namco Brasil nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo DRAGON BALL: Sparking! ZERO para PlayStation 5. Obrigado pela confiança no Nerdlicious! DRAGON BALL: Sparking! ZERO será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam em 11 de outubro de 2024 e o Acesso Antecipado do jogo inicia no dia 7 de outubro às 19h (horário de Brasília).

 

 

Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay do jogo e uma visão geral dele no PS5. Não deixe de conferir!

 

História

 

Desenvolvido pela Spike Chunsoft e aproveitando o poder do Unreal Engine 5, DRAGON BALL: Sparking! ZERO promete combates em ritmo intenso, ambientes grandes e destrutíveis e visuais deslumbrantes com a tecnologia das plataformas da atual geração para oferecer a sequência da série DRAGON BALL Z: BUDOKAI TENKAICHI que os fãs estavam esperando após um hiato de mais de 15 anos.

 

 

Jogo era pedido de fãs há anos

 

O último jogo da franquia havia sido lançado em 2007, então para o PlayStation 2, e o anime de Dragon Ball Super em 2015, sendo finalizado (até então o anime) em 2018. De lá pra cá os fãs (apesar do mangá ter continuado) ficaram meio que carentes de conteúdo da franquia tão amada, e pediam insistentemente por um novo jogo de Dragon Ball.

 

 

Mal sabíamos que a Bandai já havia nos ouvido e estava, em parceria com a Spike Chunsoft, desenvolvendo aquele que seria um verdadeiro marco na história, não só de Dragon Ball, mas na dos jogos de anime.

 

DRAGON BALL: Sparking! ZERO não é perfeito, afinal, fã que é fã sempre quer mais, porém, o jogo oferece tantas possibilidades, tanta nostalgia, que fica difícil falar mal dele.

 

Jogabilidade

 

Aqui é um outro ponto super positivo para a Bandai, afinal, a jogabilidade de DRAGON BALL: Sparking! ZERO usa praticamente o mesmo padrão dos outros jogos da franquia BUDOKAI TENKAICHI, porém, com algumas adições super importantes no uso do controle Dualsense, seja para ampliar o número de recursos, ou também para fazermos ter a sensação da luta em nossas mãos.

 

 

Todos os sistemas de jogo funcionam perfeitamente bem. Sejam as transformações conforme as lutas avançam, sejam as fusões ou simplesmente os golpes especiais que são liberados após carregarmos o nosso Ki, tudo está lá, com fácil visualização, e claro, se você ainda tiver dificuldades, ainda dá pra optar por fazer os tutoriais que ensinam verdadeiramente um passo a passo de tudo que o jogo oferece.

 

Gráficos

 

Se você ver por aí alguém criticando os gráficos de DRAGON BALL: Sparking! ZERO, manda ele se internar, afinal, o jogo está simplesmente lindo!

 

 

Quando você está jogando, batalhando contra inimigos, e solta um golpe especial, ou se transforma, tudo é tão lindo na tela, tão brilhante e tão sensacional que enche seus olhos, o que faz a gente perder por alguns segundos a concentração (rs).

 

Modos de jogo

 

Como um fã nostálgico, claro que minha preferência é pelas batalhas onde podemos reviver a história de Dragon Ball, mas DRAGON BALL: Sparking! ZERO oferece muito mais que isso, veja abaixo:

 

  • Batalha de Episódio: O meu favorito, neste modo podemos reviver a história de alguns personagens específicos de Dragon Ball, como por exemplo: Goku, Piccolo, Vegeta, Freeza e até o Goku Black. A história pode ser seguida conforme no anime/mangá, porém te abre opções para mudar alguns fatos, que desencadeiam em nossas fases e mudam o roteiro original. Por exemplo, na luta contra Raditz, Goku aceita a parceria com o Piccolo e ambos vão para a batalha, mas é possível recusar esta ajuda e fazer Goku ir sozinho, mudando um pouco os rumos da história;
  • Batalha Personalizada: Outro modo super legal, nele é possível criarmos nosso próprio episódio de Dragon Ball, escolhendo não só os lutadores que irão protagonizar ela, mas até os diálogos iniciais, as poses, a trilha sonora, as variações dela (se o inimigo irá se transformar, se vai ficar mais forte do que de costume, se irá chamar aliados, se vai atacar um amigo seu, etc… etc…), podemos escolher o final (se ganharmos ou perdermos, o que acontece?) e no final, também escolhemos a tela que mostra o nome do episódio (com o fundo desejado, título e até trilha). Este episódio pode ser compartilhado com outros jogadores no mundo todo e ser jogado por qualquer um, ou compartilhado em redes sociais;
  • Batalha: Aqui podemos criar aquele famoso X1 com amigos, seja online ou offline (com tela dividida);
  • Super Treinamento: É aqui que aprendemos tudo sobre o jogo, desde jogabilidade simples até as mais complicadas;
  • Torneio Mundial: Se você for corajoso o suficiente, pode enfrentar pessoas no mundo todo através deste modo.

 

 

O que podemos ver é que DRAGON BALL: Sparking! ZERO tem tantas formas de jogar que fará a gente que é fã “perder” horas, dias, meses, anos, até descobrir tudo e começar a “cansar” (será?) dele.

 

Personalização

 

Conforme vamos jogando, avançando em alguns modos, cumprindo alguns objetivos e conhecendo por completo o jogo, vamos ganhando Zenis (a moeda do universo de Dragon Ball), e com ela podemos comprar alguns itens importantes na loja, desde novos personagens, até novas músicas, novos fundos para a Batalha Personalizada, e também itens de personalização dos lutadores.

 

 

Para saber quais objetivos já foram cumpridos e quais ainda estão a cumprir, você pode ir em dois lugares:

 

  • Ordens do Zen-Oh: Aqui tem uma coletânea de objetivos a serem cumpridos, e conforme fazemos eles, ganhamos Zenis ou até novos itens e personagens;
  • Livro de Figuras do Whis: Este é outro lugar com missões dentro do jogo, e cumprindo os objetivos para completar o Livro de Figuras do Whis você ganha os itens citados acima ou até obtém Esferas do Dragão para usar em Apareça!.

 

Peraê… complicou… o que seria o Apareça!? Vamos lá…

 

Conforme vamos cumprindo missões dentro do jogo e ganhando Esferas do Dragão, vamos pode invocar o Shenlong, Porunga ou o Super Shenlong. Completando sete esferas de algum deles, podemos fazer pedidos que vão desde ganhar mais Zenis ou itens, até… bom… deixa você jogar que vai saber… hehe…

 

Trilha Sonora

 

A trilha sonora do jogo está fantástica! Temos diversas músicas famosas do anime e algumas criadas especificamente para o game. Felizmente, em Galeria, podemos ouvir toda a trilha sonora, o que me dá aquele gostinho de satisfação.

 

 

Personagens que talvez nem você lembrava

 

 

A promessa da Bandai é que após o lançamento das DLCs, DRAGON BALL: Sparking! ZERO tenha mais de 200 personagens jogáveis, e é fato de que nem mesmo nós fãs vamos lembrar de todos né?

 

 

É a maior lista de personagens de um jogo da franquia, e nem sempre vamos lembrar que existia um soldado de Freeza bigodudo né?

 

Tudo que Dragon Ball tem, está lá, mas com ressalvas…

 

 

DRAGON BALL: Sparking! ZERO tem muita coisa a ser vista, mas falando especificamente do Modo Batalha de Episódio, onde podemos reviver a história de alguns personagens, senti falta de um pouco de Dragon Ball clássico, pois queria ver esta evolução de Goku, por exemplo, e lutar usando ele contra o Kuririn, Yamcha e depois Piccolo. Como dito anteriormente, talvez a Bandai ainda lance atualizações que tragam novidades neste sentido.

 

 

Também vi muita gente reclamando de alguns outros personagens que não foram inseridos ou divulgados, porém, a Bandai ainda tem alguns mistérios sobre o jogo, e quem sabe estes não apareçam no futuro né?

 

Outra coisa que pensei, mas depois repensei era algum modo online tipo Battle Royale, parecendo o Torneio do Poder. Seria o máximo lutar contra vários personagens ao mesmo tempo, mas também sei da dificuldade que seria em criar um servidor e desenvolver um modo desses. De qualquer forma, fica a minha dica aí né?

 

Está em português?

 

A Bandai conseguiu trazer DRAGON BALL: Sparking! ZERO com legendas e menus em português do Brasil, mas infelizmente não temos a dublagem ainda. Este sonho de ver nosso jogo preferido totalmente dublado deve ficar para depois…

 

 

Com relação as legendas e diálogos, há algumas falhas (com palavras faltando ou sem sentido), mas nada que interfira numa boa gameplay.

 

É bom ou ruim?

 

Eu posso ser protetor demais, mas acho que DRAGON BALL: Sparking! ZERO é simplesmente um presente aos fãs do anime!

 

 

O jogo oferece muita nostalgia, muitos modos de se jogar, várias missões e objetivos a serem conquistados, e claro, a melhor gameplay da franquia, que junto com os gráficos maravilhosos fazem deste o melhor jogo de anime de todos os tempos!

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

DRAGON BALL: Sparking! ZERO - PlayStation 5
Nota Final
10/10
10/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 10/10
    10/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

DRAGON BALL: Sparking! ZERO é o melhor jogo de anime de todos os tempos!

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.