No último sábado (28) no Centro Universitário Senac em Santo Amaro na cidade de São Paulo, aconteceu o segundo Festival Retro Games Brasil e contou com a presença dos fãs de retrogames e também com um público bem diversificado, como pessoas que vieram matar a saudade dos games da infância, como crianças e adolescentes para conhecer um pouco da história dos videogames.
Fora os convidados especiais conhecidos tanto pelo público em geral como no cenário retrogame. Dos mais conhecidos estavam presentes o Douglas Mesquita – o icônico Rato Borrachudo, Guilherme Adorno – o sensacional Pai Troll, Gustavo Angheben – popularmente conhecido como Gusang do canal Assopra Fitas, Sr. Wilson e o Fresh do canal Colônia Contra Ataca e Moriá Velis do canal Coisas de Moriá.
Dos mais conhecidos do público retrogame estavam presentes o Tiozão da Casa do Videogame, o carismático Diego Ramires – Ucolecionador, o Hugo do canal HG Guest, Pedrux do Club 16 Bits e outros nomes de peso do cenário.
Durante todo o evento, ocorreram ciclos de palestras de mercado e universo game, estandes de vendas de jogos e videogames, vários arcades (fliperamas) espalhados pelo evento para o público jogar, campeonatos de jogos, um em especial da plataforma JAM GG que proporcionou a 9 sortudos jogarem com o Gusang o Metal Slug.
Conversei com o Luan, Gerente de Comunidade da JAM.GG Brasil e ele me falou sobre a origem da plataforma online de games, que não precisa baixar nada, basta fazer o cadastro e jogar diretamente na plataforma tanto solo como convidar os amigos para jogar em cooperativo ou tirar um contra. Pois a JAM é a antiga Piepacker, que reunia os clássicos dos games retro e o Luan disse que quando migrou para a JAM, o objetivo não seria somente os jogos retro, mas também trazer os jogos modernos para a plataforma. E finalizou a conversa dizendo para a galera jogar por diversão, com os amigos, pois os jogos estão para aproximar as pessoal, então joguem até o final da vida.
Também durante o evento, encontrei um Furry do Tails que foi curtir o evento e fazer a alegria de quem estava no local. Ele reclamou que tinha um dos jogos do Sonic que não estava conseguindo jogar sem o spin dash, mas fora isso, ele tava curtindo demais o ambiente a o carinho da galera presente.
Mas a maior atração do evento foi o jogo que estava em primeira mão no festival, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, como a galera estava falando por lá, o novo jogo das Tartarugas Ninjas, pois não tinha um momento que os PCs que estavam rodando o jogo estavam vazios, sem ninguém jogando e fora a fila que não acabava, em alguns momentos até diminuía, mas nunca ficava sem alguém na espera. O jogo é no estilo beat ‘em up bem arcade, com os gráficos modernos no estilo comic art e uma jogabilidade incrível. Não vejo a hora do lançamento do jogo aqui no Brasil.
A organização do evento pretende para o próximo ano trazer mais novidades e que o Festival Retro Games Brasil entre no hall dos principais eventos de games do Brasil.