Após anos de espera e muita especulação, Final Fantasy VII Remake Intergrade finalmente chegou nos consoles Xbox Series X|S em 22 de janeiro de 2026. Esta é a primeira parte de uma ambiciosa trilogia que reimagina o clássico de 1997, o game foca inteiramente na fuga da cidade tecnológica de Midgar. Esta versão não é apenas o jogo base, mas o pacote completo que inclui as melhorias técnicas da nova geração e o episódio extra da Yuffie. FINAL FANTASY VII REMAKE, já está disponível para Nintendo Switch 2, Xbox Series X|S e Xbox no PC com suporte para Xbox Play Anywhere e Xbox Cloud Gaming.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Square Enix por disponibilizar uma cópia do game na versão de Xbox Series para realização desta análise.
História
A história se passa em um mundo onde a megacorporação Shinra controla o mundo ao extrair a Energia Mako, que é a própria essência vital do planeta para transformá-la em eletricidade e tecnologia. Midgar é uma cidade totalmente dividida, os ricos vivem em placas suspensas com luz e conforto, enquanto os pobres sobrevivem nas favelas abaixo.
Jogamos com Cloud Strife, um mercenário arrogante que afirma ser um ex-membro do SOLDIER, unidade de elite da Shinra. Cloud é contratado pela Avalanche, um grupo de resistência liderado por Barret Wallace.
A missão inicial é explodir o Reator Mako nº 1 para interromper a drenagem da vida do planeta, ma o que começa como um simples trabalho por dinheiro para Cloud, logo se transforma em algo pessoal quando ele se reencontra com sua amiga de infância, Tifa Lockhart, e conhece uma vendedora de flores, Aerith.
Gráficos
A versão de Final Fantasy VII Remake Intergrade utiliza todo o potencial da Unreal Engine 4 com melhorias de nova geração, e entrega uma experiência visual praticamente idêntica a do PS5 com suporte a resolução 4K, HDR e uma taxa de quadros estável. Além disso esta versão também corrigiu problemas de texturas de baixa resolução que existiam no lançamento original do game no PS4.
Precisamos muito falar sobre a modelagem dos personagens principais, que é extremamente detalhada com expressões faciais e animações muito bem feitas e realmente impressionam, porém não podemos dizer o mesmo de NPCs de sidequest por exemplo, que em comparação com os personagens principais, perdem muita qualidade.
Os cenários e a recriação de Midgar também estão muito bonitos com uma riqueza de detalhes impressionante, além de efeitos de partículas e um show de luzes em batalhas que deixam o jogo ainda mais bonito.
No geral, os gráficos de Final Fantasy VII Remake Intergrade estão sensacionais!
Jogabilidade
O sistema de combate de Final Fantasy VII Remake Intergrade funciona muito bem, usando um modelo híbrido que mistura perfeitamente a ação em tempo real com os elementos estratégicos do RPG clássico.
Durante os combates, podemos realizar ataques básicos, esquivas e bloqueios de forma fluida, sendo que essas ações rápidas servem para preencher a barra BTA que permite pausar o tempo ou entrar em um menu de comandos em câmera lenta para selecionar magias, itens de cura e habilidades especiais.
A customização é feita pelo retorno do sistema de esferas conhecidas como Matérias, que podemos equipar em armas e acessórios para ganhar poderes de fogo, gelo e cura, ou até para invocar Summons.
Além disso, a jogabilidade também exige a troca entre os membros do grupo, como Cloud com suas espadas para corpo a corpo, Barret com armas de fogo para longa distância, Tifa com suas artes marciais para combos rápidos e Aerith focada em magias poderosas, sendo que cada um possui um estilo único essencial para explorar as fraquezas dos inimigos e chefes do game.
Em termos de exploração, que é limitada ao ambiente de Midgar, possui grandes áreas expandidas com missões secundárias e vários itens e baús escondidos. Juntando todos esses pontos, a jogabilidade de Final Fantasy VII Remake Intergrade é um dos pontos fortes do game, onde tudo funciona de forma fluida e orgânica a acrescenta muito na experiência geral.
Bugs e Performance
Como já vimos em vários outros jogos, Final Fantasy VII Remake Intergrade conta com o já clássicos modo desempenho para atingir 60 FPS estáveis ou o modo resolução para uma maior resolução.
Os dois modos funcionam muito bem e são extremamente estáveis, mostrando que o trabalho de otimização da Square Enix foi impecável.
Considerações Finais
Final Fantasy VII Remake Intergrade é o encontro definitivo entre um clássico e o que há de mais moderno em tecnologia de jogos. Esta versão é um convite tanto para fãs de longa data quanto para novos jogadores, entregando uma performance impecável e conteúdos inéditos que expandem o universo original.
Equilibrando o respeito ao legado do passado com inovações, o game é um RPG obrigatório, com um sistema de combate viciante e o carisma dos personagens garantem que cada momento da jornada seja uma experiência épica.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Final Fantasy VII Remake Intergrade - Xbox Series X
Nota Final
-
Gráficos - 9/10
9/10
-
Jogabilidade - 8/10
8/10
-
História e Diversão - 9/10
9/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 10/10
10/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Final Fantasy VII Remake Intergrade é o encontro definitivo entre um clássico e o que há de mais moderno em tecnologia de jogos.



























