ROUTINE traz suspense com uma estética retrô diferenciada

Desenvolvido pela Lunar Software e publicado pela Raw Fury, ROUTINE é um game de terror de sobrevivência em primeira pessoa ambientado em uma base lunar abandonada, com um visual retrô-futurista ficção científica dos anos 80. O título está disponível no Xbox Game Pass, Xbox One, Xbox Series X|S, Xbox no PC, Xbox Cloud e Steam. ROUTINE também é compatível com o Xbox Play Anywhere e está otimizado para Xbox Handheld.

 

 

 

Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Raw Fury por disponibilizar uma chave do game na versão de Xbox Series X para realização desta análise.

 

História

 

O jogo se passa na base lunar chamada Union Plaza, que deveria ser um resort e um centro de pesquisa avançado, mas está agora em ruínas e completamente silenciosa.

 

Jogamos com um engenheiro de software sem nome, enviado para a base para investigar um mau funcionamento do sistema e restaurar a comunicação.

 

 

Ao chegar na base, ela está abandonada e tomada por robôs hostis e violentos e uma forma de vida orgânica e misteriosa, semelhante a fungos, além disso a base teve uma quebra de protocolo do Sistema de Segurança Automatizado (ASN), que começou a ver os humanos infectados como a ameaça principal, levando a um massacre.

 

O que começa como uma simples investigação se transforma em uma busca pela sobrevivência enquanto você desvenda os eventos terríveis que levaram ao declínio da base.

 

 

Gráficos

 

Aqui temos um ponto altíssimo de ROUTINE, seus gráficos!

 

O jogo faz um ótimo uso da Unreal Engine 5 para trazer realismo e atmosfera para o terror do game, além disso, mergulha em uma estética chamada Cassette Futurism, que utiliza designs de tecnologia dos anos 70 e 80 como monitores CRT, cores de painel desbotadas botões grandes de plástico, além de tudo isso, o também tem um filtro muito interessante que faz parecer que o jogo inteiro é filmado de uma filmadora de baixa qualidade dos anos 80 e 90, deixando tudo mas macabro com um ar de filmagem caseira.

 

 

A imersão também é um destaque pelo uso de uma Interface de Usuário totalmente limpa, todas as informações vitais do game são acessadas diretamente no mundo do jogo, não há HUD na tela, forçando o jogador a olhar para baixo ou para o seu equipamento, intensificando ainda mais a vulnerabilidade.

 

Jogabilidade

 

 

Routine é focado em survival horror e é intencionalmente punitivo.

 

O jogo é construído em torno da evasão, como Outlast e Amnesia, como um engenheiro sem treinamento de combate, não temos meios eficazes de lutar contra os robôs e outras ameaças, o foco é em correr, esconder-se em armários ou atrás de obstáculos e mover-se lentamente, usando a escuridão e os ambientes para não ser detectado.

 

 

A progressão depende da exploração, o game não oferece mapa e nem marcadores claros, o que acaba dificultando bastante a localização em alguns cenários que são bastante confusos propositalmente, temos que ler e interpretar dados em terminais e observar o ambiente para descobrir códigos de acesso e rotas.

 

A ferramenta principal de ROUTINE é o C.A.T. um dispositivo indispensável para resolver puzzles, abrir portas e atrasar os inimigos do game, além de ser a principal interface de usuário para se conectar nos painéis de controles por toda a base  e também em pontos de salvamentos para visualizar objetivos.

 

O jogo utiliza um sistema de pontos de salvamento em salas seguras, similar a Resident Evil  e outros clássicos e modernos do survival horror. A morte é punitiva, muitas vezes exigindo refazer longos caminhos, aumentando a tensão ao evitar o robô inimigo ou outras ameaças  do game.

 

 

Bugs e Performance

 

Em nossas gameplays do Xbox Series X, ROUTINE rodou muito bem sem quedas de frame ou bugs ao longo do caminho.

 

Mantendo uma taxa de quadros estável em todos os momentos do jogo, juntando com os belos gráficos da Unreal Engine 5.

 

 

Considerações Finais

 

Trazendo uma identidade visual marcante, com uma atmosfera pesada, ROUTINE oferece uma jornada de tensão e descoberta, trazendo imersão, suspense e uma estética retrô diferenciada.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

ROUTINE - Xbox Series X
Nota Final
9/10
9/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 9/10
    9/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

ROUTINE oferece uma jornada de tensão e descoberta, trazendo imersão, suspense e uma estética retrô diferenciada.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Anderson Gomes

Anderson Gomes

Streamer e criador de conteúdo no Youtube, jogando nas plataformas Xbox, PlayStation e PC. Um apaixonado por cultura pop e geek!