Where Winds Meet é um ambicioso RPG de ação free-to-play de mundo aberto, desenvolvido pela Everstone Studio e publicado pela NetEase. Ambientado na China antiga, o game promete uma experiência profunda e imersiva na cultura wuxia, liberdade de exploração, um sistema de combate baseado em artes marciais estilizadas e uma história que pode ser moldada pelas escolhas do jogador, tudo isso em um mundo vivo, vasto e interativo, combinando elementos de single player com funcionalidades multiplayer e co-op. Where Winds Meet tem lançamento global em 14 de novembro de 2025 para PS5 e PC.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da NetEase por disponibilizarem uma cópia de acesso antecipado do game na versão de PS5 para realização desta análise.
História
Where Winds Meet não segue um padrão de narrativa, deixando o jogador escolher como quer moldar sua própria história. Mas em resumo, a narrativa de Where Winds Meet tem início em Qinghe, um local de tranquilidade, onde nosso personagem principal foi educado pela Tia Han e pelo Tio Jiang.
Durante uma festividade da região, uma figura desconhecida rouba o pingente de jade que nosso personagem carregava desde a infância. Após isso, nosso herói começa a buscar respostas sobre quem é aquela figura misteriosa e acaba descobrindo que está envolvido em uma conspiração muito maior, desvendando segredos imperiais e lendas daquele tempo.
Gráficos
Os visuais de Where Winds Meet são em grande parte, muito bonitos, utilizando a Messiah Engine, motor gráfico proprietário da NetEase.
O jogo possui gráficos realistas que se junta com o estilo vibrante e detalhado do gênero wuxia, criando paisagens lindas e naturais, cidades detalhadas e cenários diversificados. A ambientação também está muito bonita, retratando a cultura chinesa tradicional, apresentando arquitetura da época.
Personagens e NPC’s do mundo sobrem com texturas não muito boas e expressões faciais um tanto quanto, robóticas, mas isso já é esperado em um game massivo como este.
Com ambientes que variam desde a movimentada capital de Kaifeng até regiões selvagens, montanhas nevadas e templos isolados.
Jogabilidade
A jogabilidade de Where Winds Meet é construída em torno de um sistema de combate wuxia com muita fluidez e agilidade.
O combate é o elemento central do game, oferecendo vários estilos de artes marciais e técnicas místicas, com animações que parecem ter sido tiradas diretamente de filmes como O Tigre e o Dragão, os movimentos são inspirados em filmes clássicos, permitindo manobras acrobáticas que são muito divertidas, como correr sobre a água, escalar paredes.
O sistema é bem flexível e fácil, encorajando combinações de golpes, esquivas e o uso de habilidades especiais, permitindo a personalização e aprimoramento, podendo assim criar estilos de luta únicos para cada jogador. Temos um arsenal variado de armas que inclui espadas, lanças, e o inovador dardo de corda, que facilita tanto a movimentação vertical quanto os ataques de surpresa.
O mundo de Where Winds Meet é massivo e interativo, composto por várias regiões e milhares de pontos de interesse, espalhados pelo mapa, com muitas coisas para fazer, como missões secundárias, baús escondidos, acampamentos de fortes para libertar, e várias outras coisas, lembrando muito games como Assassin’s Creed e The Witcher 3.
A exploração desse mundo é livre, podendo escalar, nadar e cavalgar para onde quisermos, além de seguir a história principal, podemos interagir com o mundo de outras maneiras através de diversas atividades e profissões, como tocar flauta, construir abrigos, oferecer serviços e completar quadros de recompensas.
No geral, Where Winds Meet é um game para mais de 100 horas de conteúdo com muitas coisas para fazer além da historia principal, dando uma liberdade enorme para o jogador realmente se tornar quem ele quiser dentro daquele mundo.
Bugs e Performance
Em termos de desempenho Where Winds Meet sobre um pouco, o jogo não possui opção gráficas como desempenho e fidelidade e roda em uma preset padrão, que tenta manter o game a 60fps, mas temos várias quedas de frames.
Além das quedas de quadros, em nossas gameplays, algumas texturas não carregavam corretamente, geralmente texturas relacionadas a pedras e paredes e estruturas, tirando um pouco do brilho visual do jogo.
Lembrando que esta análise está sendo feita antes do lançamento oficial do game, podendo ter um patch de correção assim que o jogo for lançado.
Considerações Finais
Where Winds Meet é uma proposta ambiciosa que mistura tradição e inovação. Com uma narrativa não linear, bons gráficos e jogabilidade variada e divertida.
O jogo tem potencial para agradar tanto fãs de RPG quanto apreciadores da cultura chinesa, com grande chance para se tornar um marco no gênero wuxia e nos RPGs de mundo aberto.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Where Winds Meet - PlayStation 5
Nota Final
-
Gráficos - 8/10
8/10
-
Jogabilidade - 8/10
8/10
-
História e Diversão - 9/10
9/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 8/10
8/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Where Winds Meet tem bons gráficos, jogabilidade variada e divertida!



























