Tormented Souls 2 não reinventa a franquia, mas refina ela

Tormented Souls 2 é a sequência direta do aclamado survival horror independente Tormented Souls de 2021, desenvolvido pela Dual Effect e publicado pela PQube. A continuação promete se manter fiel às suas raízes, buscando reviver a atmosfera, a jogabilidade e os desafios dos clássicos do gênero dos anos 90, como Resident Evil, Silent Hill e Alone in the DarkTormented Souls 2 está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam.

 

 

O projeto mostra paixão e conhecimento do terror de sobrevivência clássico, com câmeras fixas, controles de tanque (que são opcionais) e grande foco em puzzles e exploração. Agora utilizando a Unreal Engine 5, o jogo promete elevar a experiência visual e atmosférica da franquia.

 

 

Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da PQube por disponibilizar uma cópia do game na versão de PC via Steam para realização desta análise.

 

História

 

A história retoma a jornada de Caroline Walker depois dos eventos do primeiro game. Sua irmã Anna começa a ter visões bizarras e a manifestar entidades demoníacas através de seus desenhos, Caroline busca refúgio em um convento cristão distante.

 

 

O que seria um santuário rapidamente se transforma em um novo pesadelo. A história mergulha profundamente na temática de religião, cultos sobrenaturais e rituais macabros, com as figuras das freiras se tornando as principais fontes de terror.

 

Gráficos

 

 

Visualmente, Tormented Souls 2 apresenta uma grande evolução em comparação ao primeiro game, agora utilizando a Unreal Engine para criar ambientes que são ao mesmo tempo detalhados e atmosféricos.

 

Texturas, iluminação e sombras estão muito bem feitos, os cenários estão bem construídos, como corredores sujos, salas manchadas de sangue e o design gótico e perturbador do convento.

 

 

A mistura do gore com o sobrenatural, e o capricho nos detalhes é muito evidente, porém as animações dos personagens são um pouco rígidas e travadas, e expressões faciais também deixa um pouco a desejar, mas essa é uma característica comum em jogos de orçamento independente que homenageiam os clássicos.

 

No geral, Tormented Souls 2 se destaca muito pela sua ambientação claustrofóbica e imersiva. Brincando muito com a iluminação que é crucial para criar a atmosfera do game, muitas vezes fiquei na duvida sobre o que é sombra e o que é perigo real, além disso, os efeitos sonoros também são impecáveis, com ecos de passos, rangido de portas antigas e gritos distante que ecoam no convento.

 

Jogabilidade

 

O gameplay de Tormented Souls 2 é bem similar ao survival horror da era do PlayStation 1 e 2, focado em gerenciamento de recursos, combate tenso e quebra-cabeças complexos.

 

 

Podemos optar por reviver a experiência clássica com câmeras fixas e controles de tanque e com apenas saves manuais em salas seguras, ou escolher um modo assistido para uma experiência mais moderna e casual com saves automáticos em salas seguras.

 

O combate é intencionalmente travado a munição é escassa, incentivando várias vezes a correr e evitar combates e é claro, gerenciar o inventário.

 

Podemos coletar e modificar um arsenal de armas improvisadas, como a pregadora e utilizar um novo recurso de seleção rápida para trocar de armamento em momentos críticos.

 

Claro que não podia faltar eles, os quebra-cabeças, que são um ponto alto do game, variando de desafios de combinação de itens a enigmas complexos que exigem um nível maior de raciocínio.

 

 

A exploração é recompensadora, além de ser obrigatória com muitos segredos, documentos escondidos e armas que só podem ser encontras explorando o ambiente e usando ferramentas adquiridas para liberar novas áreas.

 

O design dos níveis é extremamente imersivo, exploramos junto com Caroline uma variedade de locais na Villa Hess, como o convento do começo do jogo, um centro comercial abandonado e uma escola.

 

A nova mecânica de alternar entre realidades é muito importante para avançar em Tormented Souls 2. Podemos usar esses portais sobrenaturais para resolver puzzles que envolvem a mudança de um ambiente no passado ou em outra dimensão para impactar o presente, abrindo novos caminhos ou revelando segredos.

 

Tormented Souls 2 tem galeria de inimigos bizarros, desde freiras transformadas em monstros até abominações blindadas e animais modificados.

Bugs e Performance

 

Tormented Souls 2 no PC tem requisitos bem abrangentes, pedindo no mínimo uma GTX 9060 mas também pede uma RTX 3080 para configurações com efeitos visuais, dando muita margem para vários tipos de configurações rodarem o game.

 

 

 

Em nossas gameplays, rodamos em uma RTX 3080 com Ryzen 5 5600 e 32GB de RAM e conseguimos extrair o máximo que o jogo pode oferecer em performance e gráfico.

 

 

Tudo rodou muito bem, com fluidez e sem bugs ou travamentos.

 

 

Considerações Finais

 

Tormented Souls 2 é um sucessor sólido e promissor que não busca reinventar o survival horror, mas sim refinar e honrar os clássicos. O jogo entrega tensão genuína, exige paciência e dedicação e valoriza a exploração.

 

Trazendo também elementos clássicos como o gerenciamento de recursos e resolução de puzzles, é uma escolha certeira para quem procura uma imersão profunda com a essência desafiadora do terror da década de 90.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

 

Tormented Souls 2 - PC
Nota Final
8.8/10
8.8/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tormented Souls 2 é um sucessor sólido e promissor que não busca reinventar o survival horror, mas sim refinar e honrar os clássicos.

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Anderson Gomes

Anderson Gomes

Streamer e criador de conteúdo no Youtube, jogando nas plataformas Xbox, PlayStation e PC. Um apaixonado por cultura pop e geek!