Preview: MARVEL Cosmic Invasion pode ser o que todo mundo esperava!

Desenvolvido pela Tribute Games e publicado pela Dotemu, MARVEL Cosmic Invasion é um beat ‘em up de plataforma 2D, que será lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Windows, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e PC via Steam em algum momento de 2025.

 

 

Quando ouvi falar de MARVEL Cosmic Invasion, já senti aquele frio na espinha que todo fã de brawler nostálgico conhece. E não é por acaso, estamos falando de uma parceria entre Tribute Games (responsável por TMNT: Shredder’s Revenge) e Dotemu, duas equipes que parecem ter o sonho de trazer de volta a honra dos beat ‘em up pancadões 2D.

 

Graças a Assessoria de Imprensa da Dotemu, podemos ter acesso antecipado ao MARVEL Cosmic Invasion, na versão para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Contexto e promessa

 

A premissa é simples, mas potente: Annihilus, esse vilão cósmico clássico, lança uma invasão que ameaça o universo. Para barrar essa catástrofe, heróis de terra e do espaço, como Wolverine, Tempestade , Homem Arranha, Nova, Venom, Capitão América e tantos outros, se unem em batalhas lado a lado, passando por locais que vão de Nova York à pérfida Zona Negativa. 

 

 

O charme visual é forte, pixel art colorido, vibrante, cheio de vida, que remete às eras douradas dos quadrinhos e dos arcades. A proposta é essa mistura de “clássico com frescor”. Homenagear sem se prender demais ao passado.

 

Jogabilidade

 

Uma mecânica que me chamou atenção e acredito que vai virar ponto alto é o Cosmic Swap, sistema “Tag Team” que te permite escolher dois heróis para cada fase e alternar entre eles em tempo real. A ideia é enxergar o combate como dança no chão com alguém como Capitão América ou Wolverine, nas alturas com a Tempestade ou Venom, e criar combos que misturam as duas realidades.

 

 

Cada herói tem identidade própria: vantagens aéreas, golpes especiais, ataques corpo a corpo, estilizações específicas, nada genérico. Também há espaço para “movimentos de equipe”, ou “Tag Team Moves”, quando duas personagens interagem para um ataque combinado poderoso.

 

O jogo terá modo solo e cooperativo (local/online), suporte para até 4 jogadores com drop-in/drop-out, o que ajuda bastante para sentir que estamos realmente combatendo juntos pelo cosmos.

 

Impressões iniciais e expectativas

 

O que impressiona:

 

  • A fidelidade visual, não é só pixel art bonito, há personalidade em cada pose, cada cor, cada background;
  • A fluidez esperada nas transições entre personagens, em apresentações essa alternância já parece quase natural;
  • Combos e especializações  se bem balanceadas, podem elevar o jogo acima de “mais um beat ’em up”;
  • Nostalgia + modernidade, esse equilíbrio nunca é simples.

 

 

O que preocupa:

 

  • Equilíbrio entre personagens, com muitos heróis com habilidades distintas, manter tudo “justo” será desafio;
  • Variedade de fases e inimigos o perigo de muitos brawlers é ficar repetitivo após poucas horas;
  • Explorar a Zona Negativa e outros ambientes cósmicos exige criatividade nos level designs, plataformas variáveis, perigos ambientais etc..

 

Conclusão

 

Se depender das promessas, MARVEL Cosmic Invasion é o que eu e muita gente esperava. A união de um time com poderoso no gênero com o universo gigantesco da Marvel resulta em potencial explosivo. Claro, existem riscos, equilíbrio, repetição, capricho técnico mas sinto que, se tudo der certo, vamos receber um clássico moderno.

 

 

Aguardem algo que doerá nos dedos de tanto apertar botão, mas sorrirão no rosto de tanta nostalgia bem aplicada.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo Mr. Shina!

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Shina Games

Shina Games

Sou Anderson Schneider mais conhecido como Shina. Sou amantes de jogos de plataformas 2D e 3D e entusiasta em games de terror e lutas. Apesar de não ser um fã de guerras de consoles sou focado em games de Nintendo Switch e PC.