Wonder Boy: Asha in Monster World é um remake de Monster World IV, um clássico que foi originalmente lançado para o Mega Drive no Japão em 1994. Este remake, desenvolvido pela Artdink e publicado pela ININ Games, busca modernizar o visual e aprimorar a experiência do game em geral, enquanto se mantém fiel à essência do jogo original de 1994.
A Bliss Brain anunciou o lançamento de Wonder Boy: Asha in Monster World para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (Microsoft Store). Este adorado título de ação e aventura, que já foi aclamado pela crítica no PS4, Nintendo Switch e Steam, agora está otimizado para a última geração de plataformas de jogos.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Bliss Brain por disponibilizar uma cópia do game na versão de PS5 para realização desta análise.
História
Jogamos com Asha, uma jovem guerreira com a rara habilidade de se comunicar com os espíritos. Asha é convocada pela Rainha Praprill XIII para uma missão importante, resgatar os quatro espíritos elementais que foram roubados por uma força maligna, ameaçando desestabilizar o mundo todo.
Em sua jornada, Asha encontra e se torna amiga de Pepelogoo, uma criatura azul voadora que possui habilidades únicas e se torna uma ferramenta vital para superar obstáculos e resolver quebra-cabeças durante a jornada.
Gráficos
O game adota o já famoso estilo visual em cel-shading 3D, usado em vários jogos famosos.
Se tratando de um remake, essa foi uma ótima escolha artística para capturar a essência dos games de plataformas dos anos 90 e ainda assim, manter a jogabilidade fiel ao formato de plataforma 2D do jogo original de 1994, resultando em experiência 2.5D
Os personagens, Asha e Pepelogoo, foram recriados com modelos muito melhores que os originais. As animações de Asha, incluindo seus ataques e interações, também foram refeitos e estão infinitamente melhores. Nosso companheiro Pepelogoo também foi fielmente recriado e suas interações com Asha são uma parte muito importante da gameplay. Porém mesmo com novos modelos, as animações em alguns momentos são um pouco robóticas demais, principalmente em diálogos e com NPCs secundários.
Mas a maior diferença que podemos notar entre o game original e o remake são os ambientes. O remake usa o espaço 3D de forma diferença e é claro, mais moderna, permitindo movimentos que antes não eram possíveis na versão de 1994 devido as tecnologias limitadas da época, como por exemplo, caminhar atrás de prédios ou entrar em ruas diferentes. Essas mudanças parecem ser bobas, mas isso ajuda a criar um mundo mais imersivo.
Jogabilidade
A jogabilidade de Wonder Boy: Asha in Monster World também foi aprimorada, mas mantém a essência 2D de plataforma e ação do original. Temos bastante variações de ataques e movimentos como, ataque básico com espada, um escudo que é essencial para bloquear projéteis e ataques inimigos, salto que é básico para jogos de plataforma, ataque mágico carregado que é basicamente um golpe mais poderoso mas que consome uma barra de energia. E claro, também temos ataques aéreos que pode ser direcionais para cima e para baixo.
Como já mencionando, Pepelogoo é um grande ajudante na jornada de Asha, conforme avançamos Pepelogoo ganha novas habilidades que abrem novas possibilidades de exploração e resolução de quebra-cabeças como salto duplo, opção de planar, e algumas interações com o ambiente, como apertar botões distantes.
O design das fases é bem variado, passando por vários locais diferentes como desertos, vulcões, cidades geladas e muito mais. O game também incorpora elementos de exploração e quebra-cabeças, que na grande maioria das vezes, exigem o uso inteligente das habilidades de Pepelogoo.
Embora o remake seja bem fiel ao game original de 1994, ele moderniza e melhora alguns aspectos do jogo para atender melhor os padrões de hoje em dia, como um sistema de salvamento mais fácil, permitindo salvar a qualquer momento, ao contrário do original.
Porém, o jogo ainda mantém algumas escolhas design do clássico, como a falta de um mapa, mas que também poderia sim ter, hoje em dia, mapas em jogos é quase obrigatório para melhorar e experiência em geral do game.
Bugs e Performance
Apesar de ser um remake, o game ainda é extremamente leve para sistemas modernos e roda com folga.
Como geralmente de costume, esses jogos mais leves não apresentam bugs e nem travamentos e aqui em Wonder Boy: Asha in Monster World é a mesma coisa.
Considerações finais
Wonder Boy: Asha in Monster World é um remake que acerta muito em manter o espírito e a diversão do Monster World IV de 1994.
A dinâmica entre Asha e Pepelogoo é um um dos maiores acertos do game e aprimora muito experiencia de quem nunca jogou o original.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Wonder Boy: Asha in Monster World - PlayStation 5
Nota Final
-
Gráficos - 7/10
7/10
-
Jogabilidade - 8/10
8/10
-
História e Diversão - 8/10
8/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 7/10
7/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Wonder Boy: Asha in Monster World é um remake que acerta muito em manter o espírito e a diversão do Monster World IV de 1994.