Da desenvolvedora Bandai Namco Studios Singapore e da editora Kakehashi Games, o jogo de plataforma e ação em 3D Hirogami chegará ao PlayStation 5 e PC via Steam em 3 de setembro de 2025. Porém, foi liberada uma demo do game na Steam, e claro que resolvemos baixar para ver como é né? Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!
Em Hirogami, os jogadores assumirão o papel de Hiro, um bravo guerreiro que defende seu frágil mundo de invasores digitais conhecidos como “a Praga”. Munido da antiga arte da dobradura, Hiro utiliza o poder das formas animais de origami para quebrar, esmagar, saltar, rolar e planar em quebra-cabeças de plataforma, derrotar inimigos e – com a sua ajuda – salvar sua tranquila terra natal, a Vila Shishiki.
A primeira coisa que me chamou atenção em Hirogami foi seu visual muito bonito, e a intenção de transformar o personagem principal em uma espécie de origami, aquelas dobraduras orientais. Além disso, o jogo é bem colorido e cheio de personalidade.
Comecei a demo esperando algo mais voltado à jogos como Sackboy e Astrobot, mas ele se afasta um pouco desses outros com uma gameplay diferenciada e uma câmera que não se movimenta muito, pelo contrário, quase tudo das fases e níveis está na sua tela, por isso, por vezes nos incomodamos com tudo muito longe, e o personagem aparecendo pequeno, mas, isto se justifica com o tempo, afinal, o nosso herói tem que ter uma visão ampla para utilizar tudo que está aos seus olhos contra os inimigos.
O jogo tem uma delicadeza ímpar, em cada detalhe gráfico, cada folha que voa, cada personagem que se transforma e nos cenários super bem montados. Além disso, até os movimentos do personagem principal durante a ação são bem delicados e bonitos, nada é grotesco, tudo é feito para ser apreciado, bem ao estilo oriental.
Uma pena a demo ser tão curta, mas deu pra perceber que o objetivo é destruir uma grande praga que aplacou sua comunidade, e para isto ele tem que liberar seus amigos do mal, e assim, conseguir se transformar, como se fosse um origami, em cada um deles, para evoluir nas fases. Algo bem interessante, e apesar de não ser algo novo no geral, é uma forma diferente de mostrar este tipo de gameplay.
Veremos mais quando o jogo for lançado em 3 de setembro de 2025 para PlayStation 5 e PC. Mas enquanto o jogo completo não é lançado, confere aí a gameplay que fizemos dele: