A nostalgia pelos jogos de terror da era PS2 ainda continua no coração de muita gente no mundo todo. Foi uma era que definiu o terror nos videogames e o nascimento do chamado “survival horror” com atmosfera densa, quebra-cabeças desafiadores e vulnerabilidade constante. Inspirado em franquias como Silent Hill e Resident Evil, Post Trauma surge como promessa de resgatar a essência do survival horror clássico, combinando estética antiga com tecnologia atual, desenvolvido pela RED SOUL GAMES e publicado pela Raw Fury, com lançamento em 22 de abril de 2025, disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Red Soul Games e Raw Fury por disponibilizar uma cópia do game na versão de PC para realização desta analise.
História
Em Post Trauma, jogamos com Roman, um condutor de trem de meia-idade que se encontra preso em uma dimensão aterrorizante e surreal após um ataque de pânico.
O cenário do jogo é conhecido como “The Gloom”, uma realidade distorcida que mistura cenários da vida real e orgânica de uma forma estranha e perturbadora, apresentando locais como hospitais abandonados e estações de metrô.
O objetivo principal de Roman é encontrar o caminho de volta para sua família, explorando o desconhecido, resolvendo mistérios e sobrevivendo aos horrores do “The Gloom”.
Gráficos
Post Trauma utiliza o Unreal Engine 5 criando gráficos de alto padrão, efeitos avançados de iluminação e sombras, texturas realistas e ambientes extremamente detalhados. Tudo Isso melhora muito experiência e atmosfera de horror dentro do The Gloom.
O game combina ângulos de câmera fixos com visuais impressionantes proporcionados pelo Unreal Engine 5. Retratando ambientes de maneiras incomuns e estranhas de propósito.
Jogabilidade
A jogabilidade de Post Trauma foca em exploração, resolução de quebra-cabeças e combate, sendo que os combates não são o foco do game. Os quebra-cabeças são complexos e precisam de muita observação e atenção para serem resolvidos, exigindo muitas vezes anotações de certos elementos.
O jogo possui elementos retrô, como ângulos de câmera fixos, salas seguras para salvamento.
O gerenciamento de inventário é limitado, com a necessidade de armazenar itens em baús, que são encontrados dentro das salas seguras.
No geral, Post Trauma não é um game fácil, ele é pensado e focado para quem realmente gosta dos clássicos survival horror com foco em resolução de puzzles. O jogo não oferece muitas dicas de como resolve-los de forma mais acessível, exigindo muita atenção a todos os detalhes, podendo deixar aqueles que não são muito acostumado com esses tipos de puzzles travado horas no mesmo local.
Combates também tem sua dose de dificuldade, Roman não é jovem e ágil, seu fôlego acaba rápido e também os ângulos de câmera fixos dificultam um pouco dependendo de onde o inimigo está.
Bugs e Performance
Post Trauma não é um game leve, exigindo uma GTX 1070 para as configurações mínimas e uma RTX 3060 para o recomendado. Alguns jogadores podem ter dificuldades para rodar bem o jogo em PCs de baixo desempenho.
Em nossa análise, utilizamos um Ryzen 5 5600, RTX 3080 10GB com 32GB de RAM e o game rodou com tudo no Ultra há mais de 60FPS sem dificuldades, porém sabemos que é um hardware muito acima da média.
Não encontramos nenhum bugs em nossas gameplays.
Mas vale a pena?!
Post Trauma é uma viagem de volta aos survival horror clássicos, combinando nostalgia de Silent Hill e Resident Evil mas com um visual moderno e detalhado da Unreal Engine 5. Com foco em quebra-cabeças difíceis, atmosfera perturbadora e protagonista incomum, o jogo oferece experiência de terror psicológico única e desafiadora.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Post Trauma - PC
Nota Final
-
Gráficos - 9/10
9/10
-
Jogabilidade - 7/10
7/10
-
História e Diversão - 7/10
7/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 8/10
8/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Post Trauma oferece experiência de terror psicológico única e desafiadora!