Desenvolvido pela Gaming Factory, JDM: Japanese Drift Master foi lançado inicialmente para PC em maio de 2025 e em novembro para Xbox Series. Agora finalmente está chegando a versão de PlayStation 5 do game, prometendo uma experiência autêntica da cultura do drift japonês, combinando narrativa própria, gráficos bonitos e jogabilidade voltada para a imersão em corridas de montanha.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Gaming Facotory por disponibilizar uma cópia do jogo na versão de PS5 para realização desta análise.
História
Em JDM jogamos com Touma, um estrangeiro que chega ao Japão para construir sua reputação no cenário competitivo de drift local.
O grande diferencial é a forma como a história é contada. Em vez de cutscenes, o progresso é contado através de páginas de mangá que inclusive, seguem a ordem de leitura tradicional do Japão.
Além da história principal, Touma interage com personagens através de eventos secundários no mapa e até realiza tarefas, como entregas de sushi sob pressão de tempo por exemplo.
Gráficos
JDM é mais um game desenvolvido na Unreal Engine 5, e consegue trazer uma representação muito fiel e robusta do ambiente japonês, o sistema de iluminação chama muito atenção, especialmente durante o ciclo dia e noite, com reflexo dos neons nas poças de água após a chuva e a luz solar que reflete pelas cerejeiras criam uma atmosfera 100% japonesa.
Os carros possuem modelagens externas altamente detalhadas, porém a modelagem interna dos carros também está muito boa.
As texturas no geral também entregam uma boa qualidade na grande maioria dos cenários, mas em árvores elas não estão tão nítidas, porém nada que atrapalhe a gameplay.
Além de tudo isso, o jogo utiliza sistemas de partículas avançados para fumaça de pneus, que são essenciais no drift, e efeitos climáticos como chuva, que alteram visualmente os cenários em tempo real.
Jogabilidade
JDM é um em sua essência um jogo arcade de corrida em um mundo aberto, se inspirando em jogos como Forza Horizon e The Crew Motorfest, mas com o foco total em drift, porém temos que mencionar que a versão de PS5 de JDM não é compatível com volantes até o momento.
Em termos de jogabilidade, o segredo está na transferência de peso, precisamos gerenciar o acelerador e o freio de mão para iniciar o drift, mantendo o ângulo correto através de uma barra indicadora.
O mapa de JDM é bem grande, com várias estradas, pontos de interesse, fotos e radares, lembrando muito Forza Horizon e The Crew Motorfest, inclusive,a vibe geral do game lembra muito esses dois jogos, sendo muito bem e relaxante apenas andar pelo mapa, ouvindo as estações de rádio e admirando as paisagens.
Outro ponto interessante do game é a progressão clássica de jogos de corrida, aqui não temos vários carros caros já no começo, iniciamos de baixo, com carros básicos, conforme fazemos eventos principais, corridas, fotos, radares e outras atividades no mapa, ganhamos XP e dinheiro para tunar nosso carros, e também personalizar aparência,que inclusive, também remete muito a outros clássicos do gênero como Need For Speed Underground.
O sistema de customização permite ajustes mecânicos finos que alteram drasticamente o comportamento do carro no drift, além da customização visual dos carros que está muito completa, podendo até alterar partes internas nos carros como brancos, etc…
Bugs e Performance
Como já virou padrão nessa geração, JDM conta com dois modos de vídeo, modo Performance focando nos 60 quadros e modo Qualidade que aumenta resolução.
Os dois modos funcionam muito bem, destaque para o modo Performance que entrada sólidos 60fps com estabilidade na gameplay, o modo Qualidade também é muito estável e foca nos 30fps cravados, que é ideal para quem joga em TV’s grande e quer uma imagem mais definida, juntando todos esses pontos a otimização de JDM é mais um dos pontos fortes do jogo e mostra que a Gaming Factory fez um ótimo trabalho na versão de PS5.
Considerações Finais
JDM: Japanese Drift Master acerta em cheio na atmosfera no Japão e na física, provavelmente um dos melhores games dedicados ao drift atualmente, sendo praticamente obrigatório tanto para amantes de jogos de corrida arcades de mundo aberto, mas também para quem busca uma experiência satisfatória em drifts.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
JDM: Japanese Drift Master - PlayStation 5
Nota Final
-
Gráficos - 8/10
8/10
-
Jogabilidade - 7/10
7/10
-
História e Diversão - 8/10
8/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 8/10
8/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
JDM: Japanese Drift Master é provavelmente um dos melhores games dedicados ao drift atualmente.




























