O universo lúdico de Dixit, um dos jogos de tabuleiro mais aclamados do mundo, ganha novas cartas e um novo território. Graças a uma parceria entre a Uma Concertação pela Amazônia e a asmoode, nasce o Dixit Amazônias — edição inédita que convida a (re)conhecer a pluralidade amazônica a partir da sensibilidade, da metáfora e da escuta.
O lançamento e a distribuição oficial foram realizados em novembro, durante a COP 30, em Belém. Parte dos exemplares também foi entregue à Presidência da COP 30, que os distribuiu entre as delegações participantes, ampliando o alcance simbólico e internacional da iniciativa. Mas a grande transformação acontece em sala de aula: as cartas serão incorporadas ao programa Itinerários Amazônicos, que já impactou mais de 44 mil educadores na região. Por meio de uma parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, 8 mil kits do Dixit Amazônias serão distribuídos a escolas dos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.
O Itinerários Amazônicos é uma das Iniciativas Estruturantes da Concertação, realizada pelo Instituto iungo e também pelo Instituto Reúna, e tem como objetivo abordar a complexidade ambiental, social, histórica, cultural e econômica do território, posicionando a educação como elemento central para o desenvolvimento sustentável. Agora, com o Dixit Amazônias, o programa dá mais um passo inovador: introduz nas práticas pedagógicas um recurso lúdico que estimula empatia, linguagem e imaginação.
Para orientar o uso do jogo em sala de aula, o Instituto iungo desenvolveu o material ‘Cartadas Pedagógicas’, que traz sugestões de atividades que integram as cartas do Dixit Amazônias aos materiais e trilhas de aprendizagem do programa Itinerários Amazônicos. O recurso tem o objetivo de apoiar os professores na criação de situações de aprendizagem que estimulem a construção de narrativas, a colaboração e o protagonismo dos estudantes a partir de temas da região. O material completo está disponível gratuitamente no link.
“O Itinerários Amazônicos já mostrou sua potência em engajar estudantes, conectando conhecimento, saberes locais e território. Agora, o Dixit Amazônias abre mais uma possibilidade ao estimular a criatividade e o protagonismo juvenil para discutir a complexidade da região. Dessa forma, transformamos o conhecimento em ação, com as juventudes contando suas próprias histórias, contribuindo concretamente para promover a sustentabilidade de suas comunidades e construindo projetos transformadores junto com seus professores”, afirma Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo.
As ilustrações inéditas foram criadas por artistas da região — Hadna Abreu (AM), Winny Tapajós (TO), Bonikta (PA), Yan Bentes (AM) e Renata Segtowick (PA) — e traduzem cinco representações do território: Amazônia Conservada, Amazônia Convertida, Amazônia em Transição, Amazônia Urbana e Amazônia das Águas.
Mais do que retratar paisagens, cada carta abre espaço para múltiplas leituras: evoca memórias, provoca reflexões e ativa um olhar subjetivo sobre a Amazônia como espaço vivo, plural e em constante transformação.
“Dixit Amazônias é um gesto coletivo de imaginação e reconhecimento. Queremos que crianças, jovens e docentes se vejam nessas imagens, e que também possam ver o território em sua diversidade de desafios, resistências e potências”, destaca Fernanda Rennó, Gerente de Cultura dá Uma Concertação pela Amazônia.
Publicado originalmente na França em 2008 pela editora Libellud, e distribuído no Brasil pela Asmodee, o Dixit conquistou reconhecimento internacional e o prêmio Spiel des Jahres (Jogo do Ano) em 2010. Com a edição Dixit Amazônias, a linguagem poética do jogo se une a um projeto educativo de larga escala, marcando uma convergência inédita entre arte, política e escola.
O lançamento no marco da COP 30 reforçou a mensagem de que a educação e a cultura são centrais para imaginar o futuro da região e do planeta. O jogo convida não apenas a olhar para a floresta, mas também a sonhá-la em sua complexidade — urbana, líquida, ancestral, híbrida.






















