Análise da 1º Temporada da série Tremembé, disponível no Prime Video

Apesar de não ser fã de true crime, fiquei curiosa e resolvi assistir a série Tremembé, lançada no dia 31 de outubro pela Prime Video. Aproveitando a vantagem de ser uma série pequena com cinco episódios e as personagens são conhecidas pela maioria da população brasileira, quis saber como seria a história produzida pela Paranoid em parceria com Amazon MGM Studios.

 

 

 

Para começar, a série é inspirada no livro de Ulisses Campbell chamado Tremembé: a prisão dos famosos – inclusive depois do lançamento da série, o livro sumiu das prateleiras. E não é para menos, a série retrata como era as condições prisionais das “celebridades do crime”, como era a convivência e como era lidada a “famosidade” desses criminosos em Tremembé.

 

A série tem bastante atores famosos como Marina Ruy Barbosa (Suzane von Richthofen), Felipe Simas (Daniel Cravinhos), Bianca Comparato (Anna Carolina Jatobá), Carol Garcia (Elize Matsunaga), Anselmo Vasconcelos (Roger Abdelmassih) entre outros. Vale também enfatizar as atuações dos atores que não são conhecidos pelo público que assiste TV aberta como Kelner Macêdo (Christian Cravinhos), Lucas Oradovschi (Alexandre Nardoni), Letícia Rodrigues (Sandra Regina Ruiz “Sandrão”). Eu achei as atuações ótimas e confesso que fiquei admirada com a semelhança dos atores que interpretaram Alexandre Nardoni e Roger Abdelmassih, ficaram idênticos na minha opinião!

 

 

Com a direção geral de Vera Egito e direção episódica de Daniel Lieff, a história se inicia mostrando como Suzane Richthofen conseguiu sua transferência para o presidio de Tremembé, já que aonde ela corria risco de morte. Chegando no presidio, há uma apresentação dos demais personagens, pois já estavam lá Elize, os irmãos Cravinhos, o médico Roger, o casal Nardoni. Já no mesmo episódio mostra o relacionamento de Elize com a detenta Sandrão (que só fica conhecida depois de Suzane assumir um relacionamento com ela). Que aliás dá a entender que a Suzane fez tudo pensando na própria sobrevivência e no interesse de se tornar uma das lideres do pavilhão que ela está. Com muitos flashbacks mostrando como todos chegaram nessa prisão (confesso que me senti bem desconfortável em lembrar de todos esses crimes hediondos) e em todos os personagens faz uma parada congelando o personagem e escrevendo o crime que cometeu e quanto tempo terá que cumpri no presidio. E mesmo que girando a história nesses personagens principais, você fica sabendo das historia dos personagens secundários. Acredito que dentre os personagens principais, só a história do Sandrão que eu não conhecia.

 

A série também mostra o crescente interesse da mídia sobre os crimes que esses detentos cometeram, e como isso impacta suas vidas dentro da prisão, pois sabem que certos tipos de histórias vendem muito – infelizmente.

 

Mas percebi que o que mais chamou a atenção das pessoas pela série, foi a história paralela do romance que houve de Christian Cravinhos com Duda (João Pedro Mariano), se a ideia era mostrar o quanto Christian se apaixonou e se envolveu…conseguiram.

 

 

Sem querer dar muito spoiler, a série acaba os personagens frente a frente com as consequências de suas ações. Suzane enfrenta um dilema moral quando uma proposta de traição vem até ela. Elize tenta consolidar sua posição de poder, mas não consegue controlar completamente a situação. As tensões explodem, e o episódio culmina com conflitos intensos, onde aliados se tornam inimigos e a sobrevivência se torna o único objetivo. O fim da temporada deixa algumas tramas abertas, sem resolver todos os conflitos, mas sugerindo que novas alianças e traições estão por vir. Ou seja… não duvido que em breve surja uma nova temporada de Tremembé.

 

Com uma grande divulgação, atores famosos e um retorno bem satisfatórios aos olhos do público, Tremembé é uma série interessante, baseada em fatos reais, claro, tem uma abordagem ficcional em certos aspectos, usando licença artística para construir os eventos.

 

 

Se vale a pena? Ah…se você assistir entendendo que o que fizeram é horrível e que a gente não deve idolatrar assassinos…assistam sem problemas.

 

A 1º Temporada da série Tremembé está disponível no streaming Prime Video. Confira o trailer abaixo:

 

 

1º Temporada de Tremembé - Prime Video
Nota Final
8.5/10
8.5/10
  • Ideia e Roteiro - 8/10
    8/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9/10
    9/10
  • Adaptação e Atuação - 9/10
    9/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tremembé é uma série que vai além do entretenimento, ela serve para questionarmos questões éticas e sociais.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Danila Kimura Princiotti

Danila Kimura Princiotti

Professora de Inglês, fotógrafa e geek nas horas vagas. Ama quadrinhos, filmes, séries e animes. Alucinada por tudo que envolva Harry Potter e Turma da Mônica.