O mercado de trabalho na área de games no Brasil está aquecido, impulsionado por um alto consumo: 82,8% dos brasileiros têm o hábito de jogar, com destaque para a geração Millennials (49,4%), segundo a Pesquisa Game Brasil. Essa demanda gera uma necessidade crescente por profissionais qualificados em áreas como programação, arte digital e gestão de projetos, colocando a indústria de jogos no foco das carreiras inovadoras.
Nesse cenário, o Senac São Paulo está cada vez mais atento às demandas do universo gamer, incentivando a criação de jogos autorais e a experimentação com tecnologias de ponta, por meio da educação profissional. Por isso, a instituição é presença confirmada na Brasil Game Show (BGS) que acontece de 9 a 12 de outubro, no espaço do Distrito Anhembi, na zona norte da capital.
“Participar da BGS nos permite mostrar ao mercado a qualidade e a visão empreendedora dos nossos estudantes, conectando-os diretamente ao mundo do trabalho. É uma vitrine do futuro da criação de games no Brasil”, afirma Rodrigo Moura Galhardo, Coordenador da área de Games do Senac São Paulo.
Na BGS, o público poderá interagir no estande do Senac São Paulo em uma das oito estações de jogos desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos e de graduação, além de ter experiências de interatividade, como por exemplo o uso de óculos de realidade virtual. Haverá também demonstrações com impressora 3D, que confeccionará diferentes objetos e proporcionará aos visitantes contato próximo com tecnologias atuais.
A Editora Senac São Paulo também estará presente, disponibilizando títulos diversificados, principalmente com obras relacionadas à área da Tecnologia da Informação.
Preconceito no Setor Gamer
Apesar do crescimento exponencial e da relevância econômica da indústria, muitas pessoas que optam por um curso na área de games ainda enfrentam um preconceito social significativo. Frequentemente, a escolha é vista como um passatempo ou uma opção de carreira “menos séria” em comparação com profissões tradicionais, desconsiderando a complexidade técnica e criativa exigida no desenvolvimento de jogos.
“A grandiosidade da BGS reforça que esse pensamento é puro preconceito. O evento é uma comprovação de como o mercado é favorável para o profissional de games. Além disso, a formação educacional para essa área envolve habilidades multidisciplinares de alta demanda, como programação, design, narrativa e gestão de projetos, essenciais para o mercado de tecnologia e inovação, e que geram um volume de negócios bilionário no país”, reforça Galhardo.
O futuro da animação em pauta
Em meio ao evento, o Senac São Paulo aproveita para dar destaque ao Dia Internacional da Animação, celebrado anualmente em 28 de outubro. A data ressalta a importância da animação na indústria de jogos, que vai da modelagem de personagens à criação de sequências em um jogo, o cutscenes. O tema dialoga diretamente com os cursos oferecidos pela instituição, que abrangem as técnicas de animação, essenciais para a qualidade visual e narrativa dos títulos desenvolvidos.
Para os interessados e interessadas, a instituição vai realizar o Anima Senac, uma iniciativa destinada às pessoas que admiram o universo da animação e desejam explorar um pouco mais o segmento. O evento é resultado de uma parceria com Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Para participar, acesse o site do Senac São Paulo.
Serviço
Senac São Paulo na BGS 2025
Data: 9 a 12 de outubro
Local: Distrito Anhembi
Mais informações: Brasil Game Show