The House of Tesla: puzzles com um toque de genialidade!

Desenvolvido e publicado pela Blue Brain Games, The House of Tesla será lançado como uma experiência narrativa imersiva e experimental. O jogo mistura ficção histórica, terror psicológico e pitadas de ficção científica para colocar o jogador dentro da mente e da casa do excêntrico inventor Nikola Tesla. The House of Tesla será lançado para PC via Steam em 23 de setembro de 2025.

 

 

Graças a Assessoria de Imprensa da Blue Brain Games, podemos jogar The House of Tesla na versão para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

A proposta e ambientação

 

A trama parte de um ponto de interrogação fascinante e se a mansão de Tesla fosse, na verdade, um labirinto vivo, moldado pela genialidade e insanidade do inventor? O jogador assume o papel de um curioso visitante, convidado misteriosamente para explorar o local. Nada é confiável: paredes se movem, máquinas ganham vida, e até a própria percepção do protagonista é constantemente questionada.

 

 

A ambientação é o grande triunfo aqui. Os corredores iluminados por lâmpadas incandescentes falhando, os sons metálicos que ecoam ao longe e os experimentos inacabados espalhados pela mansão criam uma atmosfera que mistura o charme da virada do século XIX com o desconforto do desconhecido. É impossível não sentir a influência de Amnesia: The Dark Descent e Layers of Fear, mas The House of Tesla consegue imprimir sua identidade ao inserir o gênio de Tesla como pano de fundo narrativo.

 

Gameplay

 

A jogabilidade é centrada em exploração e resolução de enigmas. Cada sala da mansão traz quebra-cabeças que não são apenas obstáculos, mas metáforas da mente de Tesla: circuitos elétricos que precisam ser alinhados, campos magnéticos que afetam o movimento do jogador e até experimentos que exigem manipulação da própria luz e sombra.

 

 

O detalhe curioso é que não há combate direto. O terror nasce da impotência diante de máquinas que parecem agir por conta própria e da sensação de ser observado por olhos invisíveis. A progressão é lenta, propositalmente arrastada, para fazer o jogador absorver cada detalhe.

 

História e simbolismo

 

A narrativa é fragmentada, apresentada por meio de diários, projetos inacabados e gravações enigmáticas. Aos poucos, o jogador entende que a “casa” não é apenas física, mas também mental: um retrato das obsessões, frustrações e genialidades de Tesla.

 

 

Há momentos de pura poesia sombria, como quando uma máquina inacabada reproduz vozes de pessoas que já passaram pela vida do inventor, ou quando corredores infinitos levam a mesma sala em looping, questionando a própria noção de tempo.

 

É claro que o jogo flerta constantemente com a linha tênue entre genialidade e loucura. E é justamente aí que mora sua força narrativa.

 

Gráficos e trilha sonora

 

Visualmente, o jogo impressiona ao recriar a atmosfera da época de Tesla, com um misto de realismo e surrealismo. O motor gráfico trabalha bem com reflexos, partículas elétricas e jogos de luz, fundamentais para os enigmas.

 

 

A trilha sonora é um espetáculo à parte: minimalista, quase sempre sustentada por ruídos elétricos, chiados e notas graves que reforçam a tensão. Em momentos chaves, composições orquestrais discretas emergem, lembrando que, apesar da estranheza, há também um lado grandioso na jornada.

Pontos Positivos

 

  • Está com os texto em português que ajuda no entendimento do jogo;
  • Atmosfera única, mistura terror psicológico com ficção histórica de forma magistral;
  • Enigmas criativos, puzzles que realmente fazem sentido dentro do tema de eletricidade e invenções de Tesla;
  • Narrativa fragmentada, instiga a curiosidade e deixa o jogador sempre com vontade de explorar mais;
  • Direção de arte, recriação impecável do final do século XIX com toques surreais;
  • Trilha sonora experimental, sons elétricos, chiados e composições minimalistas que aumentam a imersão.

 

Pontos Negativos

 

  • Ritmo lento, a progressão arrastada pode cansar quem busca algo mais dinâmico;
  • Ausência de combate, limita a variedade da jogabilidade e pode decepcionar fãs de ação;
  • Dificuldade dos puzzles, alguns desafios podem ser frustrantes para quem não gosta de lógica pesada;
  • História fragmentada, pode confundir jogadores que preferem narrativas lineares e diretas.

 

 

Conclusão

 

The House of Tesla não é um jogo para todos, mas justamente por isso ele se torna memorável. É uma experiência que exige paciência, imersão e uma certa disposição para mergulhar em temas filosóficos e psicológicos. Para quem busca algo além do mais do mesmo, trata-se de uma viagem perturbadora e fascinante ao interior da mente de um dos maiores inventores da história.

 

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo Mr. Shina!

 

 

The House of Tesla - PC
Nota Final
8.5/10
8.5/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 9/10
    9/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
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CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mais do que um jogo de terror, The House of Tesla é uma reflexão interativa sobre o preço da genialidade.

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Picture of Shina Games

Shina Games

Sou Anderson Schneider mais conhecido como Shina. Sou amantes de jogos de plataformas 2D e 3D e entusiasta em games de terror e lutas. Apesar de não ser um fã de guerras de consoles sou focado em games de Nintendo Switch e PC.