Borderlands 4 é o retorno da franquia de looter-shooter da Gearbox com ainda mais explosões, risadas e armas bizarras. Ambientado em um novo planeta, o jogo apresenta novos caça-arcas, mecânicas revisadas que buscam equilibrar tradição e inovação e gráficos na Unreal Engine 5 mantendo o humor ácido e o ritmo acelerado da série. Borderlands 4 está disponível para PC via Steam e Epic Games Store, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. A versão para Nintendo Switch 2 chega no dia 03 de outubro de 2025.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da 2K por disponibilizar uma cópia do game na versão de Xbox Series X para realização desta análise.
História
A trama se passa em Kairos, um planeta dominado por um tirano conhecido como Senhor do Tempo, que controla a população por meio de chips implantados nos corpos dos habitantes. Então quatro novos Caça-Arcas chegam em busca de uma Arca escondida, mas acabam se envolvendo com a resistência local para derrubar o regime opressor.
A história do game é direta e simples, sem grandes reviravoltas, mas cumpre muito bem seu papel de pano de fundo para a ação.
Gráficos
Visualmente, Borderlands 4 mantém o estilo cel-shading característico da franquia, mas com melhorias em texturas, efeitos de luz, e modelos dos personagens.
Borderlands 4 é mais um game desenvolvido na Unreal Engine 5, que está presente em vários dos grandes lançamentos de 2025.
Texturas estão em alta resolução, principalmente de folhas e vegetação, modelos dos personagens também estão extremamente bem feitos, assim como efeitos de luz, explosões e partículas na telas, destaque para a água do game que está muito bonita e acha muito atenção.
Apesar o jogo estar muito bonito, o uso da Unreal Engine 5 tem um preço que vamos falar em breve no tópico de performance.
Jogabilidade
O ponto alto do jogo continua sendo o gunplay frenética, com bossfights absurdas e o modo cooperativo.
Temos quatro personagens jogáveis com estilos bem distintos:
- Harlowe é uma especialista em equipamentos e tecnologia;
- Amon é um tanque focado em combate corpo a corpo;
- Rafa consegue ser ágil e letal, ideal para ataques rápidos;
- Vex é uma ninfa que invoca espectros para auxiliar em batalha.
Cada personagem possui três “façanhas” que são três tipos diferentes de habilidades que podemos equipar, cada uma com um tipo de ataque especial. Cada façanha possui uma árvore de habilidade separada que pode e deve ser aprimorada com pontos de habilidade que ganhamos quanto subimos o nível de nosso Caça-Arca, podendo assim fortalecer ainda mais cada personagem, além também de ter a possibilidade de fazermos as builds que quisermos de acordo com as habilidades equipadas.
Todos os personagens possuem um gancho que é capaz de puxar objetos contra inimigos, abrir escotilhas, e subir em lugares mais altos, um propulsor para planarmos no ar por um certo tempo e veículos summonáveis, o que torna a exploração mais fluida e divertida.
O mapa do game é enorme, com vários pontos de interesse, missões secundárias, pontos de viagem rápida e muito mais, proporcionando várias horas de gameplay com muitas atividades para fazer, além das missões principais.
E é claro, temos uma quantidade absurda de armas espalhadas por todo o mapa, além das armas que podemos ganhar como recompensas após concluir missões ou atividades pelo mapa, desde pistolas extremamente rápidas, Shotguns, Rifles de Assalto, Snipers, Lança Mísseis e muito mais.
Bugs e Performance
Como falamos em nosso tópico de gráficos, Borderlands 4 utiliza a Unreal Engine 5 para criar o mundo de Kairos, deixando o jogo muito bonito e com vários efeitos de ponta, mesmo possuindo o visual cel shading.
Mas, assim como em vários outros jogos também desenvolvidos na UE5, Borderlands 4 sofre muito com problemas de performance. Possuindo aqueles dois modos padrões de renderização que já conhecemos de outros jogos, modo Desempenho e modo Fidelidade.
Por padrão, sempre jogamos em modo Desempenho para garantir maior fluidez em nossas gameplays, Borderlands 4 até consegue rodar em 60 quadros na grande maioria do tempo, mas quando temos vários e vários inimigos na tela com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, o game apresenta quedas bruscas de performance que são perceptíveis e acabam tendo um grande impacto na gameplay.
A Gearbox precisa urgentemente consertar a performance do game, otimização é importante em todos os jogos, mas em jogos como Borderlands que possui foco em uma gameplay extremamente rápidas com muito inimigos na tela, a fluidez é ainda mais importante.
Considerações Finais
Borderlands 4 é sem dúvida um game extremamente divertido. Ele não tenta reinventar a fórmula já estabelecida da franquia, mas refina o que já funcionava e entrega uma experiência divertida, caótica viciante, com uma história que cumpre seu papel, e uma ótima jogabilidade.
Porém infelizmente até o seguinte momento, o game sofre muito com performance e precisa melhorias para atingir todo seu potencial.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Borderlands 4 - Xbox Series X
Nota Final
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Gráficos - 8/10
8/10
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Jogabilidade - 8/10
8/10
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História e Diversão - 8/10
8/10
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Áudio e Trilha Sonora - 8/10
8/10
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Borderlands 4 é sem dúvida um game extremamente divertido.