Entre os dias 2 e 16 de setembro a Ubisoft disponibilizou uma demo de seu novo jogo de estratégia Anno 117: Pax Romana. Nesta demo disponível nas lojas da Steam, da Epic Games Store e da Ubisoft Connect os jogadores poderão explorar tanto o coração do Império, na província do Lácio, quanto a selvagem e misteriosa província de Albion. Baixamos aqui em nosso PC e testamos o jogo, mas será que vale a pena? Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!
Molde o Império Romano neste jogo estratégico de construção que definiu o gênero. Construa cidades e expanda a sua influência sobre as províncias romanas. Governe usando sua proeza econômica, habilidades diplomáticas ou poderio militar.
Como governante do grande Império Romano, o jogador tem que fazer escolhas que terão impacto em cada passo de sua jornada, sempre com consequências. Desenvolvido pela Ubisoft Mainz, Anno 117: Pax Romana é um jogo de construção de cidades no qual a seleção da província, dos deuses, da tecnologia e do poderio militar determina a felicidade dos cidadãos e o sucesso do Império. Nesse mundo autêntico e imersivo, cabe ao jogador decidir o preço da paz.
Baixamos por aqui a demo em nosso notebook com configuração relativamente boa: um Acer Nitro V15, com processador i5, 16gb de memória e uma placa de vídeo NVIDIA 3050. Jogamos na opção gráfica Alta (uma abaixo da Ultra) e achei o visual um pouco “deprimente”, com texturas que lembram versões anteriores de Civilization por exemplo. De qualquer modo, graficamente falando não é de todo ruim, pois a iluminação, o sistema de troca de dia/noite e o zoom bem aproximado que nos mostram as construções e até a população trabalhando é bem detalhado, o que sobrepõe um pouco os problemas com as texturas.
Outro problema é que a versão demo não vem em português, nos obrigando a jogar no inglês, o que pode não ser ruim para bilíngues, mas é péssimo para quem não fala outras línguas. Se o jogo completo terá nossa língua, porque a demo não? Isto é ruim principalmente para quem quer testar o jogo e analisar se vai comprar ou não. Junto à isto, a demo só nos deixa jogar por aproximadamente 1 hora, ou seja, pouco para fazermos uma boa análise e gameplay.
Falando em gameplay, achei um pouco confuso no começo, principalmente pelo fator tradução, mas também pelo visual que utiliza muito do “scroll” do mouse para mostrar as opções de construções, o que pode às vezes ficar “escondido” nos menus. Porém, aparentemente o jogo é mais lento que os seus concorrentes, o que dá um tempo a mais para quem curte conhecer bem a fundo o game antes de iniciar realmente uma construção de estratégia de jogo e sua história.
Em termos de história, apesar de parecer limitado, curti a ideia de focar no Império Romano, com a adição do povo celta. Ao contrário de concorrentes que “socam” civilizações no jogo, a Ubisoft preferiu se comprometer a ter um jogo com uma história mais completa sobre uma só, inclusive com dados mais realísticos da história, afinal, Anno 117: Pax Romana teve apoio de pesquisadores especialistas.
Anno 117: Pax Romana tem muito a melhorar, principalmente nos aspectos de texturas, mas aparentemente será um bom jogo. Se você gosta de jogos de estratégia, vale a pena aguardar por este lançamento.
Anno 117: Pax Romana será lançado no dia 13 de novembro de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e Windows PC (via Steam, Epic Games Store e Ubisoft Connect). Enquanto seu lançamento completo não chega, confere aí a gameplay que fizemos dele: