Luto é um game de terror psicológico em primeira pessoa desenvolvido pelo estúdio espanhol Broken Bird Games e publicado pela Raiser Games. O jogo promete uma imersão profunda com gráficos ultra realistas dentro uma casa assombrada, explorando temas pesados como depressão, luto e ansiedade. Luto está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Broken Bird Games/Raiser Games por disponibilizar uma cópia do game na versão de Xbox Series X para realização desta análise.
História
Em Luto jogamos com Sam, um homem que aparentemente vive sua vida normal e está prestes a se mudar de sua casa, mas Sam carrega muitos demônios interiores e traumas que são manifestados atrás de sua mente e mudam totalmente o cenário de sua casa.
Então a casa passa a ser não apenas um cenário, mas uma representação física do estado mental de Sam, cheia de memórias distorcidas, medos profundos e a constante presença do luto que o assombra. Sam então precisa navegar por sua casa, descobrindo caminhos onde nunca tinha entrada ou descoberto e confrontar seus próprios traumas e medos.
Gráficos
Utilizando a Unreal Engine 5, Luto apresenta gráficos impressionantes, beirando o foto realismo.
Além do terror, os gráficos são um dos pontos que mais chamam atenção no game, em diversas áreas da casa é possível até confundir cenários do jogo com fotos reais. O jogo também faz ótimo uso de sombras e efeitos de luz para criar tensão e suspense.
Luto também traz uma das melhores simulações de tecidos que existem, fazendo os lençóis ou “fantasmas” se moverem de forma extremamente realista que chega até ser bizarro de tão realista.
No geral, Luto tem um dos melhores gráficos da atual geração e essa escolha realista consegue trazer ainda mais horror e momentos de desespero para a jornada de Sam.
Jogabilidade
A jogabilidade de Luto é bem parecida com outros games da mesma categoria, como por exemplo Layers of Fear, é basicamente um walking simulator de terror em primeira pessoa. Com foco na exploração e na interação com o ambiente.
Não há combate, e a maioria dos desafios envolve encontrar itens específicos, solucionar quebra-cabeças no ambiente e, principalmente, sobreviver aos encontros com entidades sobrenaturais.
A exploração de cada cômodo da casa é muito importante, para resolver puzzles e abrir novas salas ou quartos para avançar na história. Os puzzles são em sua grande maioria lógicos e integrados ao ambiente, alguns bem simples, mas alguns exigem um pouco de lógico e atenção a detalhes. Eles servem mais para avançar a narrativa e manter o ritmo e não necessariamente são puzzles extremamente complexos, mas exigem sim um certo nível de atenção e lógica.
Design de Áudio
Outro recurso muito importante em Luto é o Áudio, que é utilizado de forma primorosa para construir o suspense.
Sons ambientes como rangidos de madeira, goteiras, sussurros e passos distantes são perturbadores e nos mantém atentos o tempo todo, deixando aquele sentimento de que qualquer coisa pode acontece a qualquer momento.
A trilha sonora é bem minimalista e assustadora, que intensifica os momentos de tensão e horror.
Juntando todos esses elementos, os jumpscares quando acontecem, são muito mais eficazes devido ao excelente design de áudio.
Bugs e Performance
Luto tem apenas um modo padrão, rodando a 30 fps devido a seus gráficos extremamente realistas. Porém o game roda muito bem e sem quedas de frames, deixando a gameplay fluida mesmo não sendo em 60 fps.
Considerações finais
Luto é um game obrigatório por fãs de terror psicológico. Ele não busca ser inovador, mas executa com maestria, utilizando a atmosfera, o design sonoro e uma narrativa emocionalmente densa para criar uma experiência verdadeiramente perturbadora.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Luto - Xbox Series X
Nota Final
-
Gráficos - 10/10
10/10
-
Jogabilidade - 8/10
8/10
-
História e Diversão - 10/10
10/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 10/10
10/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Luto é um game obrigatório por fãs de terror psicológico.