Death Relives é um game de survival horror em primeira pessoa desenvolvido pela Nyctophile Studios. O jogo promete se destacar por sua profunda imersão na mitologia asteca com elementos clássicos de terror e puzzles. Death Relives chega no dia 25 de julho para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Nyctophile Studios por disponibilizar uma cópia do jogo na versão de Xbox Series X para realização desta análise.
História
Em Death Relives jogamos com Adrian, um jovem em busca de sua mãe que é raptada por Xipe Totec, um antigo o Deus asteca da morte, renascimento e sacrifício.
Determinado a salvar sua mãe, Adrian entra em uma mansão abandonada controlada por Xipe Totec, onde irá enfrentar seus maiores medos enquanto tenta sobreviver para achar sua mãe.
Um fato muito interessante sobre a dublagem de Xipe Totec, ela é totalmente interpretada em Nahuatl, a língua ancestral do povo asteca, graças à colaboração com linguistas mexicano, deixando a experiência do game muito mais autentica e aterrorizante.
Gráficos
Desenvolvido na Unreal Engine 5, Death Relives tem ótimos gráficos, texturas e efeitos de luz estão muito bem feitos como já era de se esperar.
O design de Xipe Totec também está impecável com muito detalhes e texturas extremamente detalhadas. Personagens humanos como a mãe de Adrian por exemplo estão um pouco abaixo, mas nada que tive a imersão do game.
No geral Death Relives agrada muito com seus gráficos que contribuem muito para deixar a jornada de Adrian ainda mais sinistra.
Jogabilidade
Death Relives é um game de survival horror com elementos de ação, que exige cuidado e atenção, se aproximando bastante de jogos como Alien Isolation por exemplo, onde temos um perseguidor constante atrás de nosso personagem, porém aqui temos algumas mecânicas de jogabilidade interessantes.
Adrian é caçado por Xipe Totec o tempo todo, o que exige o uso de táticas de furtividade além de explorarmos os cenários para resolução de puzzles que são cruciais para o avanço da história e para desvendar os mistérios, em algumas situações, um quebra-cabeça simples leva um pouco mais de tempo devido a constante caçada de Xipe Totec por Adrian, temos um tempo limitado para exploração antes dele aparecer novamente.
Temos o combate ritualístico que também é uma parte muito importante, mas lutar contra Xipe Totec tem um preço alto, que nos leva até a Mecânica de Morte e Renascimento.
É uma característica com a planta no braço de Adrian. Ao ferir Xipe Totec, podemos pode enviá-lo para Mictlan (o submundo asteca), mas isso faz com que a planta no braço de Adrian comece a morrer, e se ela morrer completamente, ele também morre. Para sobreviver, precisamos realizar rituais, derrotar sacerdotes do deus e usar o sangue deles para nutrir a planta. Isso revive a planta, mas também traz Xipe Totec de volta e mais ainda mais forte a cada vez que ele é enviado para o submundo. Isso acaba criando um ciclo onde a dificuldade só aumenta, por isso eliminar Xipe Totec pode ser algo que vai mais atrapalhar do que ajuda na jornada.
Uma das maiores inovações do game é o aplicativo Companion, que é algo totalmente opcional mas adiciona muito mais imersão. Ele funciona como se fosse o celular de Adrian no jogo. O app fornece informações adicionais sobre a história do jogo em tempo real, com notificações de SMS e até ligações que podemos atender.
Além disso, também podemos ter dicas ambientais e interagir com o pai de Adrian, que é um contato no WhatsApp do celular de nosso protagonista que é totalmente controlador por IA e responde de uma forma incrivelmente natural.
Os puzzles do game apresentam QR Codes que podem ser escaneados na conversa do pai de Adrian, assim podemos ter dicas de como resolver, e também funciona muito bem e pode ajudar bastante jogadores que não são muito familiarizados com resolução deste tipo de quebra-cabeças.
Bugs e Performance
O jogo apresenta três modos de performance: Fidelidade, Equilibrado e Desempenho.
Jogamos no modo Equilibrado e modo Desempenho e no momento em que estamos escrevendo esta análise, Death Relives sobre com alguns problemas de screen tearing na versão de Xbox Series X que são bem desconfortáveis, mas que pode ser facilmente corrigido com um patch, além disso, encontramos também alguns bugs visuais, como por exemplo Xipe Totec atravessado a parede de um armário enquanto estávamos escondidos.
Além também de sofrer com algumas quedas de frames em cenas onde Adrian morre pelas mãos de Xipe Totec.
Considerações finais
Death Relives é um game promissor no survival horror, com sua narrativa inspirada na mitologia Asteca, mecânicas únicas e belos gráficos.
Mesmo sofrendo com problemas de performance, Death Relives é uma grande surpresa de 2025 para o gênero.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Death Relives - Xbox Series X
Nota Final
-
Gráficos - 8/10
8/10
-
Jogabilidade - 6/10
6/10
-
História e Diversão - 8/10
8/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 8/10
8/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Death Relives é uma grande surpresa de 2025 para o gênero.