The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered é a versão definitiva para esse RPG clássico!

The Elder Scrolls IV: Oblivion é um dos melhores jogos da Bethesda e um clássico dos RPGs da empresa, considerado por muitos o melhor título de franquia superando até Skyrim. Lançado oficialmente em 2006 para Xbox 360, PS3 e PC, Oblivion foi um marco na indústria e moldou todos os outros grandes RPGs que vieram depois dele. Agora, praticamente 20 anos depois, a Bethesda resolveu modernizar Oblivion para novos públicos e fazer a versão definitiva do game com The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered. O jogo já está disponível no Xbox Game Pass, Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC.

 

 

 

Gostaríamos de agradecer a equipe de  Assessoria de Imprensa da Bethesda Brasil por disponibilizar uma cópia do game na versão de Xbox Series X para realização desta análise.

 

História

 

The Elder Scrolls IV: Oblivion se passa na província de Cyrodiil, sete anos depois os eventos de The Elder Scrolls III: Morrowind. No final da Terceira Era, o Imperador Uriel Septim VII é assassinado por um culto misterioso conhecido como o Mythic Dawn.

 

 

Começamos o game como um prisioneiro nas masmorras imperiais que recebe uma tarefa muito importante do Imperador antes de sua morte: Entregar o Amuleto dos Reis para Jauffre, seu filho. A partir desse momento, nosso personagem vai conhecer muitas pessoas, fazer inimigos e Aliados para conter uma invasão demoníaca de Oblivion, o reino dos Daedra.

 

Gráficos

 

 

Aqui está uma das maiores diferenças entre o Oblivion original de 2006 e o Remastered.

 

 

A remasterização de Oblivion de 2025 usa a Unreal Engine 5 para gráficos e Gamebryo (Engine Original) para as mecânicas de jogo. A remasterização utiliza todas as novas tecnologias da Unreal Engine 5 para criar um mundo muito mais realista e vibrante que a versão Original de 2006, recriando todos os gráficos do zero.

 

 

 

A remasterização do jogo apresenta uma enorme melhoria no sistema de iluminação em comparação com a versão original de 2006, que era básica apesar de inovadora para a época. A nova versão utiliza a iluminação global Lumen da Unreal Engine 5 criando efeitos de luz e sombras extremamente realistas em ambientes abertos, assim como em lugares fechados como castelos e cavernas.

 

 

A versão original de Oblivion, tinha texturas de baixa resolução e detalhes limitados, mas um reflexo da tecnologia da época. Oblivion Remastered tem texturas em alta resolução, resultando em detalhes extremamente realistas em praticamente todos os lados, paredes, roupas, terrenos, pedras, armaduras, todas as texturas são muito detalhadas e com um nível de detalhes absurdo.

 

 

 

Outros aspectos gráficos também tiveram melhoras como vegetação mais densa de arbustos e árvores, O névoa volumétrica, adicionando profundidade e atmosfera aos ambientes,física da água mais realista, com ondulações e reflexos.

 

Os portões de Oblivion são um show a parte! Exibem efeitos de luz e partículas muito impressionantes, ao mesmo tempo que são aterrorizantes, acabam sendo lindos de se admirar.

 

 

No geral The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered realmente representa uma evolução gráfica absurda em relação a sua versão original de 2006. A mudança para o Unreal Engine 5 permitiu uma revisão visual completa, incluindo sistemas de iluminação e sombras aprimorados, texturas de maior resolução e modelos detalhados, vegetação e os efeitos de partículas, modelos e animações dos personagens e muito mais.

 

O impacto visual deste remaster é inegável, deixando Oblivion do mesmo nível, e até mais bonito de que vários games atuais.

Jogabilidade

 

 

Oblivion é um dos melhores RPGs da Bethesda Game Studios, então tudo o que vemos em Skyrim e Starfield também está presente aqui, em formas diferentes, mas ainda assim presentes.

 

Muitos personagens, várias linhas de sidequest, alinhamento em facções, escolhas que impactam na história, sistema robusto de upgrades, itens secretos e todos esses detalhes que sempre são marcantes em jogos da Bethesda Game Studios.

 

 

 

Mas The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered recebeu algumas melhorias interessantes em sua gameplay, embora o motor gráfico tenha sido substituído pelo Unreal Engine 5, toda a jogabilidade ainda permanece com a Gamebryo original, dando uma sensação familiar com diversas melhorias.

 

Uma adição significativa é a funcionalidade de correr, hoje em dia parece algo bobo, mas na versão de 2006 não tínhamos essa opção.  E como já esperado, correr consome stamina, assim como Skyrim e Starfield e outros RPGs modernos.

 

O combate também está mais moderno com novas animações para ataques e defesas, essas mudanças fazem os confrontos serem mais impactantes devido a adição de novos efeitos visuais e sonoros para os golpes, além de reações de acerto dos inimigos. O sistema de progressão de nível também passou por mudanças, combinando elementos dos sistemas de Oblivion e Skyrim.

 

Agora podemos acompanhar o progresso de nossas habilidades em uma aba específica para isso, e subir de nível ao dormir, podendo então aplicar Pontos de Habilidade. Além disso, Oblivion Remastered vem totalmente completo com todas as  DLCs lançadas para o game, deixando-o com ainda mais conteúdo por muitas e muitas horas de gameplay.

 

Bugs e Performance

 

Primeiro falando de Performance. Na versão de Xbox Series X temos os dois modos de já conhecidos, Fidelidade ou Performance.

 

Toda minha gameplay foi feita jogando no modo performance para ter uma melhor taxa de quadros, em algumas ocasiões tive sim algumas quedas de FPS, e em certos momentos foi uma queda rápida, mas bem grande, nada que chegue a atrapalhar a gameplay, mas aconteceu.

 

 

Bugs são normais em jogos da Bethesda, quem gosta e joga os games dela já sabe que algum bug vai encontrar, inclusive isso virou até piada, muitos dizem “bugs fazem parte do charme dos jogos da Bethesda”.

 

 

Eu encontrei vários bugs visuais, personagens travados dos cantos, animais rodopiando aleatoriamente, NPCs sumindo e reaparecendo e esse tipo de coisa, mas nenhum deles me atrapalhou na minha gameplay, na verdade em todos eles eu achei muito engraçado e segui com a minha jogatina normalmente.

 

Considerações finais

 

The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered é a versão definitiva para esse RPG clássico. Com visuais aprimorados pela Unreal Engine 5 e várias melhorias na jogabilidade, tornam a experiência muito mais fluida e acessível, com todo o conteúdo adicional garantindo horas de jogo.

 

Para novos jogadores, é uma porta de entrada para um dos RPGs mais influentes de todos os tempos, agora de forma mais moderna. E para fãs de longa data o game, é chance de revisitar esse mundo, agora mais moderno e definitivo.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

 

The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered - Xbox Series X
Nota Final
8.3/10
8.3/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 7/10
    7/10
  • História e Diversão - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para novos jogadores, é uma porta de entrada para um dos RPGs mais influentes de todos os tempos.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Anderson Gomes

Anderson Gomes

Streamer e criador de conteúdo no Youtube, jogando nas plataformas Xbox, PlayStation e PC. Um apaixonado por cultura pop e geek!