Creature Keeper acerta em cheio os corações de fãs de RPG e de Pokémon

Desenvolvido pela Fervir Games e publicado pela Graffiti Games, Creature Keeper é um RPG de ação com forte ênfase na coleta, treinamento e personalização de criaturas companheiras. Com uma proposta que mistura combate em tempo real, simulação de criação (crafting) e mecânicas de fazenda portátil, o jogo oferece uma experiência charmosa e única, com estética retrô pixel art. Creature Keeper já está disponível para PC via Steam.

 

 

Graças a Assessoria de Imprensa da Fervir Games, podemos jogar Creature Keeper na versão para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Narrativa e Ambientação

 

A história se desenrola a partir de um surto misterioso que corrompe criaturas outrora pacíficas. Cabe ao jogador, como novo “guardião de criaturas”, restaurar o equilíbrio. A trama se desenvolve por meio da exploração, diálogos e descobertas no bestiário, mantendo o mistério como motivação central.

 

 

 Jogabilidade

 

  • Domar e Lutar com Criaturas: O jogo gira em torno da formação de um grupo de criaturas aliadas. Ao contrário de jogos por turnos como Pokémon, aqui o combate é em tempo real, o que exige reflexos e estratégias posicionais;
  • Crescimento e Evolução: A progressão é dinâmica e profunda: alimentar suas criaturas com receitas específicas influencia seu crescimento, incentivando o jogador a experimentar combinações e coletar ingredientes. Além disso, o sistema de bestiário atua como uma enciclopédia viva, liberando novas habilidades, receitas e upgrades conforme você interage e enfrenta novas criaturas;
  • Crafting e Personalização: O jogador pode criar armas, berloques e acessórios cosméticos. O crafting afeta tanto o desempenho do jogador quanto o de suas criaturas, permitindo um alto grau de personalização estratégica;
  • Jardim de Bolso: Esse recurso adiciona uma camada de gestão de recursos e automação. Ele funciona como uma pequena fazenda mágica onde se cultiva ingredientes e itens. Esse espaço portátil serve de hub de progressão, incentivando o retorno e o cuidado com seus recursos ao longo do jogo.

 

Gráficos e Trilha Sonora

 

O visual em pixel art é vibrante, com animações bem executadas e designs de criaturas variados e carismáticos. A estética remete a clássicos do GBA e SNES, mas com polimento moderno.

 

 

A trilha sonora é leve, atmosférica e acompanha bem tanto os momentos de exploração quanto os de combate.

 

 Pontos Positivos 

 

  • Sistema profundo de crescimento e personalização de criaturas;
  • Combate em tempo real inovador para o gênero de domar monstros;
  • Pixel art charmosa com criaturas estilizadas;
  • Integração interessante entre RPG, simulação e fazenda mágica;
  • Foco narrativo no mistério e na restauração do equilíbrio.

Pontos Negativos

 

  • Algumas mecânicas ainda parecem em desenvolvimento;
  • Falta de modos multiplayer ou coop para ampliar a rejogabilidade;
  • Interface e navegação dos menus poderiam ser mais intuitivas;
  • Curva de aprendizado inicial um pouco íngreme em relação ao sistema de crafting.

 

 

Público-Alvo

 

Creature Keeper com certeza irá atrair jogadores que gostam de RPGs de ação com sistemas de coleta e criação, jogos como Pokémon, Stardew Valley, Moonlighter e Slime Rancher. Visual nostálgico em pixel art, exploração, personalização e narrativa baseada em descobertas

 

Conclusão

 

Creature Keeper se destaca como uma proposta criativa dentro do subgênero “monster-tamer”. Ao misturar combate ativo, mecânicas de culinária, crafting e uma fazenda portátil, ele oferece um pacote envolvente e carismático.

 

 

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, tem potencial para se tornar um cult favorite entre fãs de RPGs e jogos indie.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo Mr. Shina!

 

 

Creature Keeper - PC
Nota Final
9/10
9/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
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CONSIDERAÇÕES FINAIS

Creature Keeper se destaca como uma proposta criativa dentro do subgênero “monster-tamer”.

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Picture of Shina Games

Shina Games

Sou Anderson Schneider mais conhecido como Shina. Sou amantes de jogos de plataformas 2D e 3D e entusiasta em games de terror e lutas. Apesar de não ser um fã de guerras de consoles sou focado em games de Nintendo Switch e PC.