Blades of Fire traz ótimos combates e exploração atrativa

Blades of Fire é o mais novo game da aclamada desenvolvedora MercurySteam, conhecida por Castlevania: Lords of Shadow Metroid Dread. Publicado pela 505 Games, o jogo promete uma experiência single-player desafiadora, e um sistema inovador de forja de armas e combate tático. Blades of Fire estará disponível no dia 22 de maio de 2025, para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Epic Games Store.

 

 

 

Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da 505 Games por disponibilizaram uma cópia de Blades of Fire na versão de Xbox Series X para realização desta análise.

 

História

 

Blades of Fire se passa em um mundo de fantasia sombria, onde a Rainha Nerea lançou um feitiço que transforma aço em pedra. Apenas suas “abominações” empunham o metal divino que estilhaça qualquer outra lâmina.

 

 

Nesse cenário caótico, jogamos com Aran de Lira, antigo Guarda do Rei e a última pessoa capaz de manejar um metal amaldiçoado pela nova rainha. Acompanhado por Adso de Zelk, um jovem estudioso que documenta sua jornada e fala a antiga língua dos forjadores, Aran e Adso embarcam em uma missão para deter a rainha e cumprir seu destino.

 

Gráficos

 

Blades of Fire adota um estilo de fantasia sombria, temos uma grande variedade de cenários, como castelos, palácios, cavernas, bosques, florestas, fortes, e muito mais, todos são grandiosos e detalhados com um level design brilhante.

 

 

 

O game traz paisagens de tirar o fôlego, como montanhas enormes e rios extensos. A atmosfera do jogo também é um dos destaques, com iluminação volumétrica que realça ainda mais os elementos de fantasia dele.

 

 

As armas, como elemento central do jogo devido ao sistema de forja, também apresentam um nível de detalhe diferenciado com lâminas e cabos bem definidos e com texturas detalhadas.

 

 

Jogabilidade

 

Em Blades of Fire temos muito a falar sobre como o jogo funciona, então falaremos delas em tópicos.

 

Sistema de Forja de Armas

 

Esta é com certeza uma das partes mais legais de e inovadoras de Blades of Fire. Temos a possibilidade de criar nossas próprias armas, combinando uma variedade enorme de ligas, runas, lâminas e punhos.

 

 

O jogo conta com sete tipos de armas diferentes e  várias receitas de forja que conseguimos adquirir eliminando uma certa quantidade de inimigos específicos.

 

As opções de customização são muito variadas, permitindo que cada arma seja adaptada para um estilo de combate diferente. Podemos escolher várias partes da arma como preferirmos, como ponta e cabo. A escolha dos materiais usados afetarão características como durabilidade, penetração e dano de corte por exemplo, quanto mais raros são os materiais, melhor nossa arma fica.

 

 

Também temos um minigame na ultima etapa da forja, que consiste em bater em várias partes da lâmina para obter melhor qualidade. Temos que conseguir chegar o máximo possível no desenho ideal para cada lâmina que é indicado no HUD, no começo parece um pouco difícil mas depois de algumas tentativas e entender bem como funciona, acaba sendo bem tranquilo. Quanto maior a qualidade que conseguimos, temos mais chances de reparar a lâmina.

 

Combate com Foco em Partes do Corpo

 

O combate de Blades of Fire é estratégico e desafiador, além disso o game conta com os famosos acampamentos de soulslike onde podemos descansar para recuperar vida e poções, dar viagem rápida para outros acampamentos, desmontar armas, ir para forja e reparar nossas armas.

 

 

Mas assim como em games soulslike descansar significa que todos os inimigos estarão de volta, isso abre muitas possibilidades de fazer grind para adquirir armas novas e recursos.

 

 

 

Os podemos atacar partes específicas do corpo dos inimigos, adicionando uma camada mais “tática” onde a escolha da arma é extremamente importante para superar as diferentes armaduras e estilos de luta dos inimigos.

 

É necessário alternar entre golpes de corte ou perfuração ou armas com ataques fortes como martelos dependendo do inimigo.

 

Além disso, Blades of Fire conta com uma boa variedade  de Inimigos  incluindo guardas da Rainha, criaturas e mortos-vivos, elementais de água ou fogo, sub-chefes escondidos e muito mais. Cada um com seu próprio estilo de ataque, arma e defesa, isso garante que os combates sempre sejam diversificados exigindo novas estratégias.

 

Exploração

 

A jornada de Aran e Adso em Blades of Fire se passa em um mundo vasto e totalmente interconectado. Com diversos caminhos alternativos e locais ocultos e secretos, e lugares que só podemos abrir com determinados itens que coletamos pelo mapa.

 

 

De cara o jogo não mostra onde temos que ir, deixando o jogador livre no mapa para ir onde ele quiser para exploração, até um certo ponto, mas existe uma opção nas configurações onde podemos habilitar para nos mostrar o caminho da Quest Principal, porém essa opção tem que ser ativada toda vez que chegamos em um “checkpoint” novo, deixando a experiência um pouco frustrante para quem quer seguir direto para o caminho principal da história.

 

Companion Adso

 

Adso não é apenas um companion para a história, ele é extremamente importante em combate, mesmo não lutando, pois fornece dicas úteis sobre como derrotar inimigos, fazendo anotações sobre cada tipo de inimigos que aparece.

 

 

Também tem a capacidade de falar a antiga língua dos forjadores que é fundamental para a progressão do jogo, abrindo portais, lendo runas e pegando objetos de upgrade para Aran que só pode ser coletados por Adso.

 

Bugs e Performance

 

Apesar de Blades of Fire ser um game massivo, com cenários enormes e vastos, uma ótima surpresa é que ele roda muito bem. Na versão de consoles não temos a opção de escolher entre modos qualidade e desempenho, o jogo apresenta um modo padrão que roda mirando os 60 fps.

 

 

Em minha experiência na versão de Xbox Series X, o game roda  tranquilamente na grande maioria do tempo, em algumas situações ele tem sim quedas de frames mas nada que atrapalhe a experiência geral de Blades of Fire.

 

 

Considerações Finais

 

Blades of Fire é um game ambicioso que busca inovar com seu sistema de forja de armas e oferece um combate desafiador e tático, equilibrando muito bem a profundidade com de suas mecânicas de corpo a corpo, ação e exploração.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

Blades of Fire - Xbox Series X
Nota Final
8/10
8/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Blades of Fire é um game ambicioso que busca inovar com seu sistema de forja de armas e oferece um combate desafiador e tático.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Anderson Gomes

Anderson Gomes

Streamer e criador de conteúdo no Youtube, jogando nas plataformas Xbox, PlayStation e PC. Um apaixonado por cultura pop e geek!