South of Midnight é um game de ação e aventura desenvolvido pela Compulsion Games que foi responsável pelos jogos Contrast e We Happy Few. Publicado pela Xbox Game Studios, South of Midnight chamou bastante atenção em seu anuncio pelo seu visual que utiliza técnicas stop motion e também por sua ambientação que explora mitos e lendas do sul dos Estados Unidos. South of Midnight chega para Xbox Series X|S e PC no dia 8 de Abril e estará disponível para assinantes Xbox Game Pass Ultimate.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Xbox Brasil e Compulsion Games por disponibilizar uma cópia do jogo na versão de Xbox Series X para realização desta análise.
História
South of Midnight se passa no sul dos Estados Unidos, no Condado de Chickasaw, em uma pequena cidade chamada de Prospero. Seguimos a história de Hazel, uma jovem que tem sua casa arrastada pela correnteza com sua mãe dentro, devido a uma grande tempestade que atingiu a pequena cidade de Prospero.
Hazel resolve sair em busca de sua mãe, mas acaba descobrindo um poder antigo que o povo do sul chama de a Grande Tapeçaria. Linhas invisíveis que sustentam nosso mundo. De acordo com a lenda, a grande tapeçaria é rompida pelo sofrimento das pessoas e os fios danificados dão origem a Assombrações.
De tempos em tempos, grandes tempestades acabam despertando uma poderosa força chamada de Tecelã, pessoas com o dom de ver o passado e curar feridas antigas. As Tecelãs possuem agulhas mágicas nas mãos para combater assombrações e assim restaurando as linhas da Grande Tapeçaria.
Hazel na busca por sua mãe, vai encontrar várias criaturas místicas e enfrentar muitas assombrações, curando feridas do passado e desvendando os segredos mais obscuros da sua família.
Gráficos
South of Midnight faz uso do estilo visual gótico sulista, um subgênero do gótico tradicional, que se desenvolveu no sul dos Estados Unidos, explorando o passado escravista, mansões antigas, florestas densas, lagos e muito mais.
Os gráficos estão muito bonitos, utilizando técnicas de stop motion (que podem ser desligadas nas configurações) misturando também com cel shading, dando um estética bem cartunesca para o game. Mas isso não tira a beleza do jogo de forma alguma, tudo é muito bem detalhado, pântanos, lagos, animais.
Efeitos de luz também estão lindos, trazendo uma imersão gigantesca para os cenários.
No geral os gráficos entregam muito, seu estilo de arte e técnicas fazem South of Midnight ter seu próprio charme e destaque.
Jogabilidade
South of Midnight apresenta uma jogabilidade relativamente simples, mas funcional e divertida.
Começando pelo mundo, o game não é mundo aberto, mais um acerto da Compulsion Games, temos cenários lineares mas que podem ser explorados para obter coletáveis e felpos para melhorias, mas nada massivo, deixando tudo mais rápido e direto ao ponto.
Em termos de combate, o jogo também acerta muito. Hazel possui habilidades que podem ser aprimoradas coletando felpos pelos cenários e também foi feito de uma forma super simples sem dezenas de habilidades. O segredo é usar sabiamente todos esses recursos em combate, o game não é difícil, mas exige certa agilidade em certos momentos.
Conforme avançamos na historia, Hazel desperta feitiços para ajudar em situações diferentes, podendo conjurar objetos do passado, subir em lugares de difícil acesso, empurrar obstáculos grandes, e até voar em correntes de ar. Esses feitiços também podem ser usado em combates contra assombrações. Tudo isso torna o game extremamente divertido e simples de uma forma orgânica.
Trilha Sonora
Em South of Midnight a trilha sonora faz parte das histórias contadas no game. Temos Blues, Jazz, Country e outros gêneros musicais típicos do sul dos Estados Unidos, com músicas que contam histórias, e contos folclóricos daquela região, enriquecendo ainda mais a experiência do jogo.
Em vários momentos do game, a música ajuda a complementar a aventura de Hazel dando um background dos personagens que são apresentados e suas histórias.
Bugs e Performance
South of Midnight roda bem em grande parte do tempo, mas existem sim quedas de FPS em algumas situações do game, não é nada que comprometa a experiência, mas ela acontecem sim.
O jogo não conta com modos fidelidade e desempenho, apenas um modo padrão.
Considerações Finais
Com seu visual lindo inspirado em gótico sulista, stop motion e cel shading, jogabilidade simples, divertida e uma história emocionante que explora o sofrimento, mitos e lendas do sul dos Estados Unidos, South of Midnight é um game com carisma e muita originalidade que merece muito um ponto de destaque como um dos melhores jogos de 2025.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
South of Midnight - Xbox Series X
Nota Final
-
Gráficos - 9/10
9/10
-
Jogabilidade - 8/10
8/10
-
História e Diversão - 10/10
10/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 10/10
10/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
South of Midnight é um game com carisma e muita originalidade que merece muito um ponto de destaque como um dos melhores jogos de 2025.