Desenvolvido e Publicado pela CYBERHEAD, ONE WAY HOME é um jogo de exploração no estilo terror psicológico em plataforma 3D lateral e transição de câmera cinematográfica. A data de lançamento está como “Em breve” por ainda estar em desenvolvimento. O jogo tem uma versão demo curta disponível na Steam para você poder baixar e jogar gratuitamente, para poder sentir um pouco da atmosfera sóbria e misteriosa que ele oferece.
Tivemos a honra de testar a “Demo Plus” do jogo com um pouco mais de conteúdos liberado pela empresa então como o jogo não está pronto não iremos dar nota e sim apenas falar um pouco sobre como está o até o momento de desenvolvimento. E antes de mais nada, gostaríamos de agradecer à CYBERHEAD por nos oferecer esta oportunidade.
História
ONE WAY HOME adota uma abordagem sutil e enigmática para contar sua história. Em vez de diálogos explícitos ou cutscenes, a narrativa é contada por meio de ambientes, sons e pequenos detalhes espalhados pelo cenário — objetos, anotações, e principalmente, a sensação de que há um passado oculto naquele lugar.
O jogador é lançado no mundo sem muitas explicações, o que fortalece o sentimento de confusão e isolamento. Aos poucos, pistas são deixadas para que o jogador construa sua própria interpretação da trama. Essa escolha narrativa se encaixa bem com a proposta do jogo, incentivando a exploração atenta e a interpretação pessoal.
O título “One Way Home” pode ser entendido tanto literal quanto metaforicamente. A busca por “casa” pode ser física, emocional ou até espiritual — e isso abre margem para várias leituras, algo que muitos jogos indie usam com maestria.
Gráficos
Visualmente, o jogo aposta em um estilo mais sombrio, com texturas simples mas funcionais. O realismo não é o foco, mas sim a atmosfera. E nisso, os gráficos cumprem bem seu papel. Cores frias, pouca iluminação, granulação e efeitos visuais sutis (como distorções e tremores) criam uma estética opressora.
A direção de arte parece inspirada por jogos como Limbo, Inside e Silent Hill, em que a escuridão é quase um personagem por si só. A ambientação é variada o suficiente para manter o interesse: túneis abandonados, corredores infinitos, florestas noturnas e casas em ruínas compõem o cenário da jornada.
Trilha sonora
O áudio é, sem dúvida, um dos maiores destaques do jogo. O design sonoro é minimalista, mas extremamente eficaz. Não há trilha sonora constante — o silêncio é usado como arma, rompido apenas por sons ambientais (ventos, passos, rangidos, batidas ao longe), que criam uma constante expectativa de que algo está prestes a acontecer.
Quando a música aparece, geralmente é em momentos críticos, para amplificar a tensão. O uso de som binaural ou efeitos que simulam proximidade contribuem fortemente para a imersão, especialmente se jogado com fones de ouvido.
Conclusão Geral
ONE WAY HOME é um excelente exemplo de como um jogo pode fazer muito com pouco. Com uma gameplay centrada na exploração e na sobrevivência silenciosa, gráficos que favorecem o clima e um som envolvente, o jogo oferece uma experiência emocional e psicológica intensa e tudo isso com legendas em português que ajuda muito no entendimento da história.
É um título recomendado para fãs de horror atmosférico, experiências narrativas sutis e jogos que apostam mais em sensação do que em ação. Esperando para chegar a versão definitiva para poder falar mais sobre esse game que chama muito a atenção.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo Mr. Shina!