A Editora JBC viveu o épico mais uma vez com muitas atrações e atividades durante a CCXP24, evento geek que aconteceu no São Paulo Expo entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2024. Em todos os dias do evento, o estande a JBC convidou os visitantes para a loja de mangás com suas prateleiras recheadas de lançamentos incluindo os sucessos Os Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon.
Na área de atividades, os painéis para fotos com os lançamentos também tinham atrações à parte com a presença da cosplayer Yoshi (@yoshimatsuworld) de Sailor Moon, a visita do Homem-Cão animando as crianças de todas as idades, e a Roleta do Zodíaco com prêmios. O estande também recebeu uma sessão de autógrafos com o artista José Luís, ilustrador da sobrecapa exclusiva do primeiro volume de Saint Seiya Os Cavaleiros do Zodíaco Final Edition, na tarde de sábado.
Entre os momentos mais esperados, os painéis da JBC levaram novidades em primeira mão para o público participante com anúncios de novos títulos previstos para o ano de 2025. E o primeiro grande anúncio foi feito durante o painel A importância dos mangás Shoujo, no dia 6 de dezembro, no palco Universe. A editora de mangás da JBC Patricia Machado anunciou a chegada de They Were Eleven (11-nin Iru!), da mangaká Hagio Moto, uma das principais referências dos mangás shoujo.
Já no painel JBC FESTA! – Iniciando as comemorações de 30 anos, que aconteceu no palco Omini no domingo, foi a vez de mais anúncios, começando com a apresentação do editor Marcelo Naranjo para um lançamento nacional pelo selo Start!, que já conquistou o público com sua edição independente e ganhará uma nova edição com a JBC, a HQ de Briga, de Silva João. E entre os destaques dos mangás, o editor Marcelo Del Greco anunciou a vinda de mais um título do autor Taiyo Matsumoto, com uma obra prima com temática do Japão feudal Takemitsu Zamurai. Também já está na programação para o próximo ano, Yuukoku no Rasputin, do mestre do horror Junji Ito com Takashi Nagasaki, além da grande estrela da noite, anunciada pelo gerente de marketing, Edi Carlos Rodrigues, a nova edição de Sanctuary, de Sho Fumimura e Ryoichi Ikegami. Também chegam pela JBC mais dois títulos voltados para o público infantil para diversificar ainda mais o catálogo de lançamentos do ano: Clube dos Exploradores, de Tadatada e Solar Team, e Odekake Kozame, da Penguin Box.
Na programação do palco Universe, de sábado à noite, a JBC brilhou junto com o Tributo aos 30 anos de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil, com um bate-papo nostálgico sobre a série além da apresentação das músicas com Ricardo Cruz! Boas lembranças também retornaram com o painel sobre Jiraiya e os heróis do tokusatsu, no domingo.
They Were Eleven, de Hagio Moto
They Were Eleven (Juichinin Iru) é um mangá de ficção científica escrito e ilustrado por Hagio Moto e foi publicado originalmente na revista Bessatsu Shojo Comic, da editora Shogakukan, em 1975. No ano seguinte ao seu lançamento, o mangá ganhou o 21º Shogakukan Manga Award. A série também inspirou adaptações para peças de teatro, filme live-action e filme animado.
Em um futuro distante, jovens de diferentes nações da galáxia disputam a acirrada bateria de exames para entrar para a escola de elite Academia Cosmo. O teste final leva 10 tripulantes para tentar sobreviver por 53 dias em uma nave encalhada em órbita, sem contato com o exterior. Porém, ao embarcar na missão, o grupo descobre que na verdade há 11 pessoas a bordo, o que significa que uma delas é um impostor. Conforme o teste avança, mais coisas estranhas acontecem na nave e a atmosfera fica cada vez mais tensa entre a tripulação.
HQ de Briga
A história começou a ser publicada em tiras pelo Twitter e pelo Tapas. Com o sucesso, o autor resolveu continuar desenvolvendo a narrativa e, em 2019, conseguiu publicar a primeira versão impressa de forma independente, com financiamento coletivo. Durante o painel da JBC na CCXP24, foi anunciado que a HQ de Briga ganhará uma nova edição com o selo Start!, pela JBC, em 2025.
Em busca de vingança, o “Protagonista” e seus amigos viajam do Japão para o Bronx para entrar num torneio de artes marciais, mas lá terão que enfrentar perigos inimagináveis até chegarem a Rio Claro. O “Antagonista” e seu exército de capangas maléficos estão prontos para transformar essa missão em uma jornada cheia de ação, diversão e, claro, muita briga.
Takemitsu Zamurai
No Período Edo, o Samurai sem mestre Soichiro Seno vive em uma velha casa no subúrbio de Tóquio. Ele tenta levar uma vida pacífica. O problema é que não é bem-visto pelos seus vizinhos e, certo dia, é colocado em uma briga, na qual acaba mostrando sua habilidade extrema com a espada. Para evitar problemas maiores, o Ronin decide trocar a espada por uma katana de bambu, mas isso não bastará para afastá-lo de uma trilha de violência.
Rasputin
Baseado na autobiografia do ex-diplomata e escritor Masaru Sato, o mangá escrito por Takashi Nagasaki e ilustrado por Junji Ito acompanha Mamoru Yuki, um diplomata japonês que foi rotulado como o “Rasputin do Ministério das Relações Exteriores”, em referência a Grigori Yefimovich Rasputin, famoso filósofo e místico russo. Yuki é preso por suspeita de quebra de confiança e agora inicia uma batalha difícil para tentar provar sua inocência. A promotoria está tentando forçar uma falsa confissão, seus colegas e pessoas de confiança o traíram e ele é dolorosamente desumanizado pelo país que serviu fielmente.
Sanctuary – Perfect Edition
Akira Hojo e Chiaki Asami são amigos de infância que sobreviveram aos horrores dos campos de extermínio do Camboja quando crianças. Após chegaram ao Japão, testemunham a corrupção e a apatia dos japoneses, o que desperta neles a vontade de transformar essa triste realidade do país. Agora adultos, eles seguem com a mesma intenção, mas vão tentar realizar seus sonhos por caminhos diferentes. Akira entra para uma gangue da yakuza, enquanto Chiaki luta para se tornar o membro mais jovem do parlamento japonês. As experiências traumáticas do passado afloram enquanto os dois seguem com seu objetivo em comum: tornar o Japão seu próprio santuário.
Clube dos Exploradores
Alex é um jovem que adora desafios e quer se tornar o maior explorador de todos os tempos. Junto com a sua amiga, a curiosa Samara, os dois se aventuram pelo mundo enfrentando perigos inimagináveis, desbravando ruínas esquecidas e vivendo novas experiências. Em busca do tesouro lendário de um antigo faraó, eles embarcam em uma jornada pelas pirâmides do Egito onde terão que desvendar enigmas passando por aprendizados sobre o antigo Egito, seus costumes e mitologia.
A série em publicação é uma das mais vendidas da Kadokawa Gempack Starz, com mais de 30 volumes explorando histórias com criaturas lendárias e mitológicas do mundo.
Odekake Kozame
Um encantador bebê tubarão se aventura em diversas situações do cotidiano infantil de forma lúdica e, às vezes, passeando por histórias do folclore japonês. O mangá começou a ser lançado inicialmente pelo X (antigo Twitter) em 2021, conquistou o público pelas redes e passou a ser publicado no Japão na revista Aokishi, da editora Kadokawa. Também já ganhou adaptação para anime, em episódios curtos de 1 minuto, disponíveis no canal @odekake-kozame no YouTube. Um longa-metragem animado foi anunciado, ainda sem previsão de data.