Preview: Dune: Awakening tem futuro, mas ainda precisa ultrapassar a barreira do nicho

 

Estivemos na Brasil Game Show 2024 e fomos convidados pela Funcom a conhecer o seu novo jogo Dune: Awakening, um MMO de sobrevivência inspirado na franquia de filmes de sucesso. Fizemos uma gameplay no evento e conhecemos um pouco do que o jogo terá à oferecer aos gamers quando for lançado para PC em 2025 e chegar ao PlayStation 5 e Xbox Series X|S em uma data posterior. Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!

 

 

Dune: Awakening é um MMO de sobrevivência em mundo aberto no planeta mais perigoso do universo. Sobreviva no deserto aprendendo com os fremen. Fortaleça-se com especiaria, combates, construções e comércio. Controle a especiaria e ascenda ao poder enquanto os confrontos entre guildas.

 

Nossa gameplay foi em um PC que acredito não ter tão boa configuração, afinal, vendo o vídeo de divulgação da Funcom e conhecendo de perto o jogo, não vemos ali algo tão lindo quanto no Youtube. O game está bonito, com bom jogo de luzes, mas ainda tem partes mal otimizadas, e os gráficos dos personagens nem de longe são aqueles esperados.

 

 

Começando pelos gráficos, tenho que dizer que apesar de algumas falhas, os cenários de Dune: Awakening são bonitos, mesclando entre construções diversas e vastos locais de deserto, hora com muito sol, outra hora com sombras que aliviam. As montanhas também são diversas, e tem função de fazer sombra para seu personagem não pegar insolação (tem esse sistema no jogo sim!) ou até mesmo ser um caminho mais curto para achar os inimigos, afinal, podemos escalar elas.

 

 

Os personagens ainda parecem de jogos gratuitos, bonitos, mas sem aquele charme necessário para falarmos se tratar de um “jogão”. Falta aquele polimento ainda sabe? Há construções e também veículos, inclusive helicópteros, o que é bem legal de usar, mas a movimentação é um tanto estranha ainda. Por sinal, minha gameplay acabou quando resolvi cair com um deles para ver o que acontecia e o jogo simplesmente bugou, me colocando preso abaixo das areias do deserto, sem conseguir sair. Nem mesmo os desenvolvedores que estão na sessão conseguiram me ajudar.

 

Com relação a gameplay, achei bacana, tem muitos sistemas que precisamos ficar atentos, desde a água no corpo do personagem, até o sol excessivo que ele toma na cabeça e pode pegar insolação, até os de montagem de itens, armas e construções, que são geralmente após “farmar” muito no deserto, destruindo objetivos perdidos ou rochas nas entranhas das montanhas.

 

 

 

O combate para mim foi o mais divertido, apesar de simples. As armas funcionam bem, porém as de curto alcance como facas ainda precisam ser aprimoradas. As bombas também não causam muito efeito, nem contra inimigos, nem visualmente na tela, mas são legais também.

 

 

Por mais que os filmes de Duna tenham feito sucesso, e que os livros da franquia tenham inspirado inclusive Star Wars, ele não chega a ser algo que ultrapasse seu próprio nicho de público, o que pode ser uma das maiores barreiras para Dune: Awakening quando for lançado. Apesar de ser interessante, com diversas mecânicas que podem transformar o jogo único em sua categoria, ainda fico na dúvida se o marketing vai conseguir atingir não só os fãs de Duna, mas todo mundo que curte um MMO. Mas enquanto este dia não chega, confere aí uma gameplay longa dele:

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.