Metaphor: ReFantazio é a nova franquia da ATLUS que já é muito conhecida pela famosa série Persona. O jogo promete ser um RPG híbrido de ação e turno, com uma forte narrativa em um mundo de fantasia. Metaphor: ReFantazio chega no dia 11 de outubro de 2024, com legendas em Português do Brasil, para Xbox Series X|S, Windows, PlayStation 5, PlayStation 4 e Steam.
Gostaríamos de agradecer a Assessoria de Imprensa da ATLUS por disponibilizar uma cópia do game na versão de Xbox Series X para realização desta análise.
História
Metaphor se passa no mundo de fantasia de Euchronia. O rei de Euchronia é misteriosamente assassinado, levando a sociedade aos caos e a beira do colapso. Porém mesmo com sua morte o Rei desperta uma Magia Antiga com objetivo de escolher o próximo rei para seu povo.
No meio disso, temos nosso Personagem principal, um garoto Eldia e humilde de um vilarejo afastado. Junto com sua fada Gallica, nossa missão é encontrar uma forma de quebrar a maldição que está no verdade príncipe de Euchronia, que todos acham que está morto há muito tempo. Mas para fazer isso, teremos que participar do Torneio do Trono.
Nessa jornada, vamos fazer muitos aliados, e muitos inimigos.
Gráficos
Para quem já está acostumado com a franquia Persona, Metaphor segue o mesmo estilo artístico, porém com seu toque de fantasia.
A ATLUS já é conhecida por seus jogos com visuais característicos, em Metaphor: ReFantazio não é diferente.
O jogo apresenta um visual cativante, com designs de personagens e cenários que que são memoráveis. Além disso, quando temos acontecimentos importantes no game, as cutscenes em animes são lindíssimas e de extrema perfeição, elevando muito a qualidade da obra e trazendo uma imersão absurda para o mundo e os acontecimentos em Metaphor.
Mas não espere super gráficos, o game é bonito dentro da sua proposta. Mas existem outros games com uma qualidade gráfico muito maior que Metaphor: ReFantazio.
Jogabilidade
Metaphor: ReFantazio mistura RPG de turno com ação dentro da mesma gameplay, basicamente.
Se um inimigo é muito fraco comparado com nosso nível, não precisamos ir para o modo de batalha, agora quando temos um inimigo com algum nível acima, o jogo automaticamente entra em modo de turno. Isso acaba trazendo uma camada extra de dinâmica para o game, conseguindo agradar os dois públicos.
Temos o sistema de Arquétipos em Metaphor: ReFantazio. Podemos dizer que esses Arquétipos são várias classes de combate que podemos equipar em nossos personagens. Ao longo da jornada, conforme vamos conhecendo pessoas novas e aliados novos, podemos despertar novos tipos de Arquétipos em nossa árvore de habilidades.
Cada Arquétipo tem sua característica única e habilidades em combate, como por exemplo Mago que faz melhor uso de magias e causa mais dano mágico, ou Curandeiro que consiste em habilidades de cura.
Conforme vamos subindo de nível dos Arquétipos pode ganhar novas habilidades que no game são chamadas de Técnicas.
Como todo bom RPG, Metaphor tem muita coisa para fazer, contratos, conversar com seus parceiros, atividades aleatórias que também ganham recompensas e muitas outras coisas, o game é recheado de conteúdo para horas e horas de gameplay.
Metaphor é dividido em várias dungeons durante a história, para avançar temos que passar por esse cenários gigantesco cheios de inimigos. Temos muitas recompensas escondidas nas dungeons, desde baús até itens para ajudar nas batalhas.
Ao longo das dungeons, como são muito grandes, temos alguns pontos que podemos descansar, ou voltar para o começo da dungeon, podendo assim recuperar Vida e Mana.
No geral, a gameplay de Metaphor é bem dinâmica com muitas coisas para fazer e muita coisa para aprender durante toda a jornada, mas tudo funciona incrivelmente bem.
Bugs e Performance
Na versão de Xbox Series X o game funciona extremamente bem, em toda a gameplay não tive nenhum problema de performance e nenhum bug, isso mostra o carinho e atenção que a ATLUS colocou no jogo.
Sobre modos gráficos, Metaphor: ReFantazio apresenta apenas um modo padrão nos consoles, rodando a 60FPS o tempo todo com uma fluidez absurda.
Considerações Finais
Metaphor: ReFantazio é com certeza mais um grande JRPG de 2024!
Com uma combinação de elementos de RPG de turno e ação, uma história profunda que explora temas como preconceito e corrupção, um visual diferenciado e característico da ATLUS, Metaphor: ReFantazio é um game sólido, massivo de nada mais do que obrigatório para fãs de JRPG.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Metaphor: ReFantazio - Xbox Series X
Nota Final
-
Gráficos - 7/10
7/10
-
Jogabilidade - 8/10
8/10
-
História e Diversão - 9/10
9/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 9/10
9/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Metaphor: ReFantazio é com certeza mais um grande JRPG de 2024!