O primeiro Life is Strange foi lançado em 2015 para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC, e foi um sucesso imediato. O game se destacou muito pela sua narrativa diferente contando a história da Max e que descobriu poderia retroceder o tempo.
Depois tivemos alguns outros títulos da franquia, Life is Strange: Before The Storm (2017), The Awesome Adventures of Captain Spirit (2018), Life is Strange 2 (2019) e Life is Strange: True Colors (2022), mas nenhum desses games continuava a história da Max, personagem mais famosa da série.
Agora em 2024 chega Life is Strange: Double Exposure que finalmente dará continuidade a história de Maxxine e promete ter várias consequências decorrentes do final do primeiro Life is Strange.
Life is Strange: Double Exposure será lançado nos consoles Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC via Steam e Windows Store em 29 de outubro.
Gostaríamos de agradecer a equipe de Assessoria de Imprensa da Square Enix por disponibilizar uma cópia do game na versão de PS5 para realização desta análise.
História
O jogo segue Max Caulfield, protagonista do primeiro jogo, dez anos após os acontecimentos de Arcadia Bay (Life is Strange), Max resolveu se mudar para Lakeport, Vermont.
Max agora é fotógrafa e mora na Caledon University. Porém, ela acaba descobrindo novas habilidades sobrenaturais que lhe permitem viajar entre duas linhas do tempo paralelas.
Em uma linha do tempo, sua melhor amiga, Safi, é assassinada, enquanto na outra ela ainda está viva, mas correndo perigo. Então Max deve usar seus poderes de mudança de tempo para investigar o assassinato, descobrir a verdade e salvar a vida de Safi em ambas as linhas do tempo.
Gráficos
Double Exposure segue a mesma linha de gráficos cartoonizados já conhecidos da franquia Life is Strange, mas aqui temos um upgrade absurdo comparados a todos os outros games.
O jogo está muito bonito, com belas expressões faciais, cenários extremamente detalhados, efeitos de luz realistas e um desfoque de lente que realmente me chamou muito atenção.
Tudo isso graças ao uso muito bem feito da Unreal Engine 5, tudo parece muito natural e maduro ao mesmo tempo, mantendo a essência gráfica dos outros games da franquia.
Jogabilidade
Aqui boa parte continua como em outros jogo da franquia.
Gameplay focado 100% em narrativa e escolhas que moldam e história conforme progredimos.
Mas temos uma novidade bem interessante relacionada ao novo poder de Max. Podemos viajar entre duas linhas do tempo, e assim explorar novos cenários, coletar pistas e até tomar decisões diferentes. Cada escolha feita em uma realidade pode causa mudanças muito significativas na outra. Uma pequena mudança no presente pode ter resultados drasticamente diferentes no futuro.
Essa mecânica de alternar entre realidades também pode ser usada para resolver puzzles, onde temos que sincronizar eventos nas duas linhas temporais para progredir.
Trilha Sonora
Assim como no primeiro jogo da franquia, a trilha sonora tem um papel fundamental em Life is Strange: Double Exposure.
Músicas são colocadas em momentos chave da história para aumentar nossa imersão na narrativa.
Alternando entro os estilos de Indie, Folk e Rock Alternativo, esse conjunto de escolhas se alinha totalmente com o visual e identidade da franquia.
Bugs e Performance
Double Exposure é um game bem tranquilo em termos de performance.
Apesar de ser bem bonito, o jogo aparenta ser bem leve e roda muito bem, sem queda de frames e sem bugs.
Como já de costume, aqui também temos dois modos gráficos. Modo Qualidade que foca em resoluções mais altas e Modo Performance para taxas de quadro mais altas.
Neste jogo em específico optei por jogar em Modo Qualidade mantendo os 30 frames para ter uma experiência mais cinematográfica que é a proposta de Life is Strange: Double Exposure.
Considerações finais
Life is Strange: Double Exposure é o retorno que a franquia precisava!
Trazendo Max de volta, uma narrativa misteriosa e uma mecânica de jogo inovadora, Double Exposure é uma experiência valiosa para os fãs da série.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Life is Strange: Double Exposure - PlayStation 5
Nota Final
-
Gráficos - 8/10
8/10
-
Jogabilidade - 7/10
7/10
-
História e Diversão - 8/10
8/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 9/10
9/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Life is Strange: Double Exposure é o retorno que a franquia precisava!