Por volta de 2020 foi anunciado que a Ubisoft estaria trabalhando em um RPG de mundo aberto de Star Wars. Nessa época o aclamado Star Wars Jedi Fallen Order da EA já tinha sido lançado e foi um sucesso absurdo. Anos se passaram e foi confirmado que esse RPG seria o Star Wars Outlaws, prometendo ser um game bem diferente da “Fórmula Ubisoft”.
Focando no submundo do crime e mercenários, Outlaws promete ser uma experiência inovadora para os fãs de Star Wars e jogos de mundo aberto. Star Wars Outlaws chega dia 30 de agosto para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
Gostaríamos de agradecer a Assessoria de Imprensa da Ubisoft Brasil por disponibilizar uma cópia do jogo na versão de Xbox Series X para realização desta análise.
História
O game se passa entre os eventos dos filmes O Império Contra-Ataca e O Retorno dos Jedi, durante a Guerra Civil Galáctica.
Jogamos com Kay Vess, uma jovem e ambiciosa com muito talento mas sempre se mete encrencas e acaba estragando seus “trabalhos”. Kay entra em um assalto perigoso, que envolve roubar um artefato valioso de um poderoso sindicato do crime. O assalto é sua chance de pagar uma dívida e ganhar sua liberdade para sair de Canto Bight. Porém, mais uma vez Kay se envolve em uma encrenca, mas dessa vez precisa sair as pressas de Canto Bight, com uma recompensa por sua cabeça. Agora Kay precisa achar alguma forma de confrontar Sliro e finalmente ser livre.
Gráficos
Seguindo a linha dos últimos lançamentos da Ubisoft como Avatar: Frontiers of Pandora e Xdefiant, Star Wars Outlaws é um game apenas para os consoles da atual geração, Xbox Series e PS5.
Essa escolha garante gráficos absurdos, usando a Engine Snowdrop que foi aprimorada para suportar cidades com densidade de população, paisagens ambas e com várias atividades e eventos aleatórios acontecendo, e também combate espacial.
Tudo em Outlaws é super detalhado graficamente, desde bares dentro das cidades até bases do Império e interior de nossa nave. A Ubisoft fez um trabalho absurdo em recriando a arquitetura típica de Star Wars no mínimos detalhes.
Expressões faciais melhoram bastante, mas ainda segue o mesmo padrão dos games da Ubisoft, mas no final das contas isso não tira nenhum pouco o brilho do jogo.
Jogabilidade
Desde seu anúncio, a Ubisoft disse que o game não seguiria os padrões antigos de gameplay dos outros jogos da empresa, removendo mecânicas já saturadas como mapas cheio de bases inimigas, desbloqueio de mapa através de pontos de controle, etc… E realmente Outlaws é diferente e funciona de forma mais “orgânica”.
Ainda temos sim sidequest, e itens para pegar no mapa, mas em uma quantidade muito reduzida comparado com jogos mais antigos da Ubisoft. Sidequests são importantes para o desenvolvimento de Kay, ajudando em upgrades de ferramentas e itens que vamos usar em determinados lugares.
Viagens rápidas são desbloqueadas conforme exploramos o mapa, sem necessidade de liberar um posto avançado. Também com a exploração, somos apresentados a algumas pistas espalhadas no mapa, seguindo uma cadeia de pistas podemos encontrar vários tipos de recompensas como tesouros, itens valiosos para venda, créditos e upgrades para os equipamentos de Kay.
Falando em upgrades, podemos fazer em nosso Blaster, Speeder e também em nossa nave, Trailblazer. Todos esses upgrades precisam de peças específicas para serem desbloqueados.
Também temos as habilidades de Kay, que são desbloqueadas com “Especialistas” que vamos conhecendo durante a jornada. Cada especialista desbloqueia uma categoria diferente de habilidades, porém para usarmos essas temos que fazer ações especificas dentro de cada categoria.
Uma coisa bem interessante é a Rede Criminosa de Kay. Durante a jornada, nos relacionamos com alguns sindicatos para trabalhos. Quanto mais trabalhos fizermos para eles, mais confiança teremos e consequentemente, mais recompensas. Porém o game apresenta um sistema de escolhas onde podemos decidir trair um sindicado, ou omitir uma informação importante para outro, podendo assim gerar conflitos e queda de reputação.
Temos também nosso companheiro Nix, que é muito útil em várias situações, desde roubar dinheiro dos Stormtroopers até resolver puzzles e ajudar em combates e Missões Stealth.
Stealth está muito presente em Outlaws, em um nível até mais do que eu esperava, são várias e várias missões onde não podemos ser vistos, com a ajuda de Nix tudo fica mais fácil, mas várias vezes acabei me frustrando um pouco com algumas dessa missões. Por outro lado, a ação do game está absurda, perseguições de Speeder, tiroteios em bases Imperiais são alguns dos exemplos.
Lembrando que aqui temos um Sistema de Procurado, matar Stormtroopers aumenta nosso nível de procurado, chegando no máximo nível fica bem difícil de escapar, sendo a única forma de ficar livre é pagando um Oficial do Império Corrupto para tirar nosso nível de Procurado.
Em resumo Outlaws traz uma experiência de jogo completa e com muita coisa para fazer e vários lugares para explorar, mas tudo na medida certa sem exageros, com elementos de RPG, ação e aventura e Stealth.
Trilha Sonora
Trilha sonora sempre foi uma parte muito importante de qualquer obra de Star Wars. Em Outlaws não é diferente. A trilha sonora conta com temas e melodias inspiradas nas icônicas dos filmes de Star Wars, mas também apresenta novas melodias e temas originais.
A trilha sonora de Star Wars Outlaws é um ponto chave para toda aventura de Kay, transportando nós, os jogadores para mais um universo de Star Wars.
Bugs e Performance
Outlaws conta com dois modos gráficos, como boa parte dos games da Ubisoft e outros também. Modo Desempenho que prioriza a taxa de quadros em 60FPS e Modo Qualidade que aumenta a resolução sacrificando o Framerate.
Durante minha gameplay no Xbox Series X, tive alguns problemas técnicas com Outlaws, algumas vezes o jogo simplesmente travou e fechou sozinho, e uma vez em específico, o game também travou, porém o console travou junto. Esses tipos de travamentos são sérios, mas podem ser corrigidos com atualizações. Vale lembrar que, esta análise está sendo feita antes do lançamento oficial do game.
Considerações Finais
Star Wars Outlaws está entre os melhores jogos de Star Wars já feitos. Com um mundo aberto imersivo e orgânico, uma personagem carismática e uma jogabilidade diversificada que traz várias possibilidades, Outlaws é um game obrigatório para fãs de Star Wars.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!
Star Wars Outlaws - Xbox Series X
Nota Final
-
Gráficos - 9/10
9/10
-
Jogabilidade - 9/10
9/10
-
História e Diversão - 10/10
10/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 9/10
9/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
( votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Star Wars Outlaws está entre os melhores jogos de Star Wars já feitos.