Contra: Operation Galuga é um jogo de ação desafiador e nostálgico

0
21

 

Contra é um clássico dos anos 80/90 que perdeu muita força nos últimos anos, tivemos vários títulos da franquia, mas não fizeram muito sucesso como o Contra (1987) e Contra III The Alien Wars. Agora em 2024, Contra está de volta com Contra: Operation Galuga, um remake completo do primeiro jogo de 1987. O jogo foi lançado em 12 de março para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

 

Contra: Operation Galuga

 

Gostaríamos de agradecer a Assessoria de Imprensa da Konami por disponibilizar uma cópia do game na versão de PC para realização desta análise.

 

História

 

Embora seja um remake, funciona de forma interessante como uma espécie de reimaginação do começo da série Contra misturada com uma continuação.

 

 

Você controla os protagonistas clássicos da série, Bill Rizer e Lance Bean. Eles são enviados para a Ilha de Galuga para investigar atividades estranhas, onde alguns meses antes, houve uma queda de meteoro na ilha. Depois da queda do meteoro uma organização terrorista chamada Falcão Rubro se estabeleceu na ilha.

 

Chegando na ilha eles são informados de que a unidade Força GX também foi enviada para ilha, mas perderam contato.

 

Contra: Operation Galuga

 

Agora cabe a Bill e Lance descobrir o que aconteceu com a Força GX, mas também vão descobrir que a ameaça é muito maior que apenas um grupo terrorista.

 

Apesar do foco na ação, Contra: Operation Galuga tenta dar um pouco mais de peso narrativo à jornada, revisitando e expandindo a história inicial.

 

Gráficos

 

O jogo apresenta gráficos 2.5D com um estilo modernizado, mas que ainda mantém a estética nostálgica do original. As animações são fluidas e os cenários são vibrantes e detalhados.

 

 

As explosões são simplesmente absurdas quando acontecem, todos os cenários são muito bem construidos e mesmo sendo mais moderno, ainda trás a sensação de nostalgia.

 

Jogabilidade

 

A jogabilidade segue o estilo clássico de “run and gun”, controlando Bill ou Lance enquanto avançam por fases cheias de inimigos e obstáculos.

 

Contra: Operation Galuga

 

O game também apresenta novas mecânicas, como a possibilidade de se agachar e deslizar, além de um sistema de armas atualizado com diversas opções de upgrades.

 

Entre as novidades, está a loja de vantagens, onde podemos comprar várias melhoras para nossos personagens com pontos que ganhamos passando as fases, podendo até ficar com 9 vidas no total por exemplo.

 

Dificuldade

 

Contra sempre foi difícil e em Contra: Operation Galuga não é diferente.

 

 

Conseguimos escolher entre as dificuldades Fácil, Normal e Difícil, porém mesmo no Normal o game é bem desafiador exigindo do jogador movimentos rápidos e precisão, principalmente nas últimas missões onde a dificuldade aumenta.

 

O jogo pode ser frustrante para jogadores menos experientes, principalmente no Modo Arcade.

 

Considerações Finais

 

Contra: Operation Galuga é um remake fiel e divertido que captura a essência do clássico jogo dos anos 80. O game oferece gráficos modernizados, jogabilidade clássica com novas mecânicas, e modos de jogo para um ou mais jogadores.

 

 

Contra: Operation Galuga é uma ótima opção para fãs da série Contra e para quem procura um jogo de ação desafiador e nostálgico.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

Contra: Operation Galuga - PC
Nota Final
7.8/10
7.8/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 7/10
    7/10
  • História e Diversão - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Contra: Operation Galuga é uma ótima opção para fãs da série Contra e para quem procura um jogo de ação desafiador e nostálgico.