Testamos o SSD Externo SL660 Blaze da Lexar. Mas será que vale a pena?

0
71

 

Recentemente testamos por aqui o kit de memórias Lexar ARES DDR4 em 2 x 8 GB, o cartão Lexar Professional CFexpress Type A Card GOLD Series de 64GB e até o SSD NQ100 de 1.92TB e ficamos muito satisfeitos com os resultados. Desta vez resolvemos partir para o lado mais gamer da Lexar e testar o SSD Externo SL660 Blaze, um dispositivo que serve para armazenar jogos de seu console de forma fácil e rápida. Confira nossos testes!

 

O novo SSD Externo SL660 Blaze é um dispositivo externo, pequeno e robusto e que pode ser usado em PC, Mac e consoles como PlayStation e Xbox. Além disso, por ter a tecnologia SSD, promete velocidades de transferência de até 2000 MB/s, o que garante principalmente que seu jogo não trave durante uma gameplay.

 

O que é um SSD?

 

O SSD (Solid State Drive ou unidade em estado sólido) é um componente de hardware que substitui o antigo HD (Hard Disk ou disco rígido) como unidade de armazenamento de dados nos PC`s. Muito mais rápido, o SSD não possui discos físicos ou agulhas magnéticas, sendo capaz de acessar dados em uma fração de segundo e tornar seu computador mais ágil para abrir programas e executar tarefas.

 

Quando falamos em games, o SSD é o padrão utilizado em consoles de nova geração como Xbox Series e PlayStation 5.

 

Porque comprar um SSD Externo?

 

Uma coisa é certa quando se tem um console com muitos jogos… uma hora não vai caber mais nada! E aí ficamos naquele “troca-troca” de jogos instalados… remove um aqui, para caber outro ali… e assim por diante… mas e se eu quiser jogar aquele que foi removido? Fazemos a mesma coisa novamente…

 

Para não ficar neste malabarismo com os jogos de sua biblioteca, o indicado é aumentar o armazenamento do console. Este upgrade pode ser feito internamente, trocando o SSD ou simplesmente aumentando a capacidade dele instalando um novo (Xbox Series e PS5 já tem espaços para isto). Porém, nem todo mundo tem a capacidade técnica para fazer este trabalho de abrir um console e instalar um novo SSD nele, e caso a pessoa não tenha este tipo de conhecimento pode até quebrar o videogame. Ela pode também pagar para alguém fazer isto, mas às vezes o custo fica alto.

 

Qual a solução mais rápida e fácil de aumentar a capacidade de jogos instalados e prontos para serem usados em um console? Pensou bem meu rapaz! Um SSD Externo, que traduzindo mais “porcamente”, é uma espécie de “pen drive” com uma capacidade muito grande que pode ser utilizado em consoles e outros dispositivos.

 

Ao conectar o SSD Externo SL660 Blaze através da entrada USB do console, você pode ganhar 512GB ou até 1TB de espaço de armazenamento, sem complicações ou necessidade de conhecimento prévio de hardware.

 

Design moderno e acabamento impecável

 

Assim que tiramos da caixa, o que mais chama atenção no SSD Externo SL660 Blaze é seu design moderno e muito bonito, utilizando LEDs coloridos enquanto ligado. Além disso, o pacote acompanha uma base simples (está um pouco mais frágil) mas que ajuda na hora de montar o setup junto ao console.

 

Mesmo compacto, o SSD Externo SL660 Blaze consegue ter um material robusto e bem feito. Mesmo em mãos atrapalhadas como a minha (rs), e após uma queda, ele se manteve firme, mostrando que é seguro utilizá-lo sem medo de perder conteúdos.

 

Performance boa nos PC`s e incrível nos Consoles

 

A Lexar diz que o SSD Externo SL660 Blaze oferece velocidades de leitura e gravação de até 2.000 MB/s. Além disso, ele é compatível com o padrão USB 3.2 Gen 2×2 que suporta velocidades de até 20 Gb/s.

Porém, nos PC`s para chegar nestas velocidades tudo depende do hardware utilizado. Se você tiver um computador mais antigo ou com configuração mais modesto, dificilmente chegará à isto. Atrapalha em algo? Não, mas devemos falar isso. Em compensação, pelos consoles de nova geração trazer o máximo de recursos de última tecnologia, chegamos à velocidades incríveis com ele. Chegamos inclusive a instalar jogos para uso no multiplayer online e não tivemos engasgos. Claro que não é recomendado, principalmente se você compete online, mas em nossos testes não tivemos problemas.

 

Agora se você for utilizar em jogos offline nos consoles, o SSD Externo SL660 Blaze é uma ótima escolha!

 

Preços e Garantia

 

O SSD Externo SL660 Blaze chega com capacidades de armazenamento de 512GB ou até 1TB, o que ajuda, mas talvez fosse interessante lançar modelos com até 4TB, principalmente para nós gamers, pois os jogos estão cada vez maiores e exigem mais espaço nos consoles.

 

 

Em pesquisa online, verificamos que o de 512GB pode ser encontrado em valores aproximados de R$ 370. Já o de 1TB chega a custar até R$ 560. Ou seja, são valores bem legais e batem de frente com os de concorrentes no mercado.

 

Em seu site, a Lexar informa que o produto tem até 5 anos de garantia, ou seja, dá pra confiar né?

 

Conclusão

 

O SSD Externo SL660 Blaze mostra que a Lexar chega para ser uma das grandes no mercado de tecnologia no Brasil. Após investir pesado em dispositivos para notebooks e PC`s, agora chega aos consoles com a mesma qualidade e com preços bem interessantes.

 

 

Se você é um usuário sem muitos conhecimentos de tecnologia, mas deseja poder instalar jogos em seu console sem muitas dificuldades, o SSD Externo SL660 Blaze será a solução ideal. Ele é fácil de usar, fica bonito no setup e surpreende com a qualidade robusta do produto e pela sua performance durante a gameplay.

 

SSD Externo SL660 Blaze - Lexar
Nota Final
9.7/10
9.7/10
  • Design e Acabamento - 10/10
    10/10
  • Tecnologia e Inovação - 9.5/10
    9.5/10
  • Desempenho e Performance - 9.6/10
    9.6/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A forma mais fácil, rápida e elegante de fazer um upgrade no seu console!