Testamos o SSD NQ100 da Lexar de 1.92TB. Confira!

0
511

 

Recentemente testamos por aqui o kit de memórias Lexar ARES DDR4 em 2 x 8 GB, e o cartão Lexar Professional CFexpress Type A Card GOLD Series de 64GB, e ficamos muito satisfeitos com os resultados. Desta vez a Lexar nos enviou o seu novo SSD NQ100 com incríveis 1.92TB e mais uma vez, a marca agradou todo mundo por aqui.

 

 

O novo SSD NQ100 2,5” SATA III (6Gb/s) é uma atualização fácil para usuários que procuram melhorar o desempenho de seus laptops ou computadores de mesa. Melhore o desempenho do seu sistema e desfrute de inicializações, transferências de dados e tempos de carregamento mais rápidos para aplicativos. Com velocidades de leitura de até 550 MB/s, o SSD Lexar NQ100 atualizará seu laptop ou PC para uma experiência mais rápida. O SSD NQ100 também é resistente a choques e vibrações, tornando-o mais confiável e durável do que um disco rígido típico. Também é mais frio, mais silencioso e mais eficiente em termos de energia do que o HDD tradicional.

 

O que é um SSD?

 

O SSD (Solid State Drive ou unidade em estado sólido) é um componente de hardware que substitui o antigo HD (Hard Disk ou disco rígido) como unidade de armazenamento de dados nos PC`s. Muito mais rápido, o SSD não possui discos físicos ou agulhas magnéticas, sendo capaz de acessar dados em uma fração de segundo e tornar seu computador mais ágil para abrir programas e executar tarefas.

Enquanto em um HD comum conseguimos velocidades próximas de 150MB/s, em um SSD como o Lexar NQ100 conseguimos facilmente bater os 550MB/s, ou seja, muito mais velocidade para ligar seu computador e acessar o sistema operacional, além de rodar jogos muito mais rapidamente.

 

Design elegante e Acabamento robusto

 

A primeira coisa que vemos no SSD Lexar NQ100 (fora a capacidade de armazenamento absurda), é seu design elegante, com um acabamento robusto, mas ao mesmo tempo leve e fácil de instalar.

 

 

Nossa instalação foi feita em um notebook Acer Nitro 5 e para isto é necessário um cabo do tipo “flat” que vem junto com o modelo citado (procure na caixa do seu Acer que deve estar lá escondido). Este cabo é um tanto quanto delicado, portanto nosso cuidado foi maior com ele do que com o SSD em si, afinal, como a Lexar promete que este modelo é resistente a choques e vibrações, não nos preocupamos muito com isso.

 

Usando o máximo de performance do SSD Lexar NQ100

 

A princípio fizemos um trabalho de preguiçoso e testamos o Lexar NQ100 como um “coadjuvante” em nosso notebook Acer Nitro 5. Ele foi instalado apenas como um segundo “drive” em nosso Windows 11 para instalação de jogos e foi bem sucedido nesta tarefa, porém, parecia que meu SSD de 512GB que já veio de fábrica estava limitando o acesso no sistema operacional, portanto, resolvi instalar tudo novamente… notebook formatado e voilà… parece que se transformou em outra coisa!

Ou seja, instalar o SSD Lexar NQ100 como um “disco de jogos” é interessante, especialmente se você comprar um com capacidade próxima de 1TB, porém, fica ainda melhor se você tirar um tempinho pra instalar seu sistema operacional diretamente nele e instalar também os jogos nele (afinal, vai ter espaço pra isso né?). Além disso, os barulhos que eu ouvia utilizando jogos mais pesados no computador cessaram um pouco…

 

Outros testes

 

Fizemos testes diversos e alguns bem bobos, como jogar vídeos de um SSD para o outro e aparentemente quando movíamos para o SSD Lexar NQ100, ficava mais rápido, e claro, quando movíamos de uma pasta nele, para ele mesmo, não podíamos nem piscar que já estava acabando… realmente é sensacional o produto!

 

 

Conclusão

 

Mais uma vez a Lexar está se provando ser uma das melhores marcas deste novo mercado de tecnologia, e agora com o SSD NQ100 chega à outro patamar, trazendo além de confiança, um produto com custo benefício ótimo, mesmo em capacidades altas como a de 1.92TB que testamos. Ainda não temos o valor deste modelo nesta capacidade específica, mas no produto com 960GB o custo é de US$ 99,99, algo bem razoável.

 

SSD Lexar NQ100 de 1.92TB
Nota Final
9.7/10
9.7/10
  • Design e Acabamento - 9.5/10
    9.5/10
  • Tecnologia e Inovação - 9.5/10
    9.5/10
  • Desempenho e Performance - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Confiança, durabilidade e alta performance são destaques do SSD Lexar NQ100!