Copa E-Stock Podium Carbono Neutro: campeonato virtual começa nesta semana

0
15

 

A Stock Car Pro Series terá sua competição de automobilismo virtual na temporada 2023. Depois do sucesso no ano passado, quando a E-Stock reuniu mais de 100 pilotos e coroou seus campeões no Autódromo de Interlagos, o ‘templo do automobilismo brasileiro’, vem aí a Copa E-Stock Podium Carbono Neutro. O certame, que será disputado sob a consagrada plataforma iRacing, será organizado pelo IRB Esports, maior operadora de automobilismo virtual da América Latina, com o patrocínio da Vibra Energia por meio da marca Petrobras Podium, a primeira gasolina carbono neutro do mercado e que abastece todos os carros da Stock Car.

 

 

A primeira das quatro corridas será disputada no dia 30 de novembro, no circuito norte-americano Road America, abrindo oficialmente o campeonato. Mas as seletivas que apontarão os 32 pilotos classificados para disputar o certame já estão em andamento – devendo ser encerradas neste sábado, dia 25.

“Sabemos do poder de engajamento do e-sport e era natural a Vibra apostar neste segmento, estar presente em conversas relevantes com o público gamer. Inovação e performance são temas que temos em comum e serão muito explorados”, explica Vanessa Gordilho vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing da Vibra. “Com essa parceria, vamos reforçar os valores da marca Podium, criar tendência e ampliar nosso alcance com um público novo”, completa.

“O sucesso da edição de 2022 mostrou que o público da Stock Car é também um consumidor voraz de automobilismo virtual. E a volta de nosso campeonato é uma demanda que vem crescendo entre os nossos fãs”, detalhou Guga Carvalho, diretor de marketing da Vicar, organizadora da Stock Car. “Essa plataforma reforça a conexão do público com a Stock e também é uma forma de formentarmos mais participação e interação entre fãs, pilotos e organização. Como em 2022, teremos ações cruzadas entre a Stock real e a Stock virtual, envolvendo pilotos e fãs”, concluiu.

Além das seletivas, o cronograma compreende quatro etapas, sendo três delas virtuais, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Stock Car e do IRB Esports no YouTube. As pistas escolhidas são da Road America (Estados Unidos), Red Bull Ring (Áustria), Mount Panorama (Austrália) e Interlagos, palco da grande final.

A última rodada do campeonato vai reunir os quatro melhores colocados do campeonato depois das três primeiras etapas, e será realizada de forma híbrida: a disputa está marcada para 17 de dezembro, na praça mais importante do automobilismo nacional, no mesmo dia e local em que também será coroado o campeão da Stock Car na temporada 2023.

Assim como aconteceu na E-Stock no ano passado, os carros e o formato das disputas utilizados pelos pilotos virtuais são totalmente inspirados na Stock Car. Cada etapa do campeonato será composta de uma sessão classificatória de 15 minutos, que vai definir o grid da Corrida 1. As duas provas de cada etapa terão 30 minutos. Assim como acontece na Stock real, o grid da Corrida 2 será formado pelo resultado da Corrida 1, mas com os dez primeiros em posições invertidas.

Os carros utilizados serão os mesmos da Stock Car nas pistas reais: Toyota Corolla e Chevrolet Cruze, ambos equipados com motor V8 e 550 cv de potência. Da mesma forma, os modelos virtuais no iRacing serão equipados com o push-to-pass, o famoso botão de ultrapassagem que eleva a potência do motor por um período de tempo que varia de acordo com a pista. Cada competidor poderá acionar o push em até seis vezes por corrida. Após o acionamento, o piloto terá de aguardar dois minutos até que o dispositivo seja habilitado novamente.

A transmissão das etapas virtuais será sempre no período noturno, começando às 20h30, sessão classificatória às 20h45 e a Corrida 1 a partir de 21h. Com o grid invertido, a segunda prova da rodada tem largada prevista para 21h35.

 

Participação

 

O piloto virtual interessado em fazer parte do grid da Copa E-Stock Podium Carbono Neutro deve participar das seletivas que se encerram no próximo sábado. Por meio do link a seguir (https://forms.office.com/r/AtM0A9wymj), o competidor terá acesso aos servidores, abertos 24 horas por dia, com setup fixo e número ilimitado de voltas, que serão percorridas no traçado da Road America.

Estarão classificados para a disputa da temporada da competição os 32 melhores pilotos com base nas médias de voltas percorridas durante a fase seletiva. O campeonato propriamente dito terá início em 30 de novembro, quinta-feira.

 

Copa E-Stock Podium Carbono Neutro 2023


Seletivas – 20 a 25/11 – Road America (Full Course) – virtual
1ª etapa – 30/11 – Road America (Full Course) – virtual
2ª etapa – 07/12 – Red Bull Ring (GP) – virtual
3ª etapa – 12/12 – Mount Panorama (GP) – virtual
4ª etapa – 17/12 – Interlagos (GP) – híbrido