Quantum Error tem gameplay na medida e traz um horror sci-fi para aqueles que estavam carentes deste tipo de jogo

0
24

 

O ano de 2023 está sendo muito bom para o gênero de terror! Tivemos Dead Space Remake, Resident Evil 4 Remake e o retorno de Alan Wake com Alan Wake 2, mas também estão saindo ótimos games do gênero de estúdio menores como Daymare: 1994. E agora temos Quantum Error, um game de sci-fi horror com inspirações em Dead Space, Alien e Doom. Anunciado em 2020, Quantum Error chega inicialmente para PS5 no dia 03 de novembro, mas também terá versões para Xbox Series no futuro.

 

 

Gostaríamos de agradecer a Assessoria de Imprensa da TeamKill Media por disponibilizar a chave do jogo no PS5 para realização desta análise.

 

História

 

Quantum Error se passa no ano de 2109, as Nações Unidas das Américas (novo Estados Unidos) implantou uma I.A. chamada Argus em toda sociedade, que foi criada pela maior empresa de tecnologia daquele tempo, chama de Monad. A grande maioria das pessoas está dividida entre usar ou não a Argus no dia a dia, resultando em muita discussão e até formação de grupos terroristas que querem roubar e acabar com a tecnologia da Monad.

 

Quando a Central de Pesquisa Quantum da Monad é atacada por um grupo não identificado, deixando todo o complexo em chamas e ficando em lockdown, os pesquisadores e trabalhadores trancados mandam um chamado de Emergência para Corpo de Bombeiros de Garboa em São Francisco.

 

O Chefe dos Bombeiros Sturgis atende a chamada e envia você (Capitão Jacob Thomas) e seu parceiro Shane Costa e uma tripulação de helicóptero para as Instalações Monad.

 

O que era para ser uma simples missão para salvar vidas do complexo em chamas, logo se transforma em uma jornada cósmica aterrorizante que o levará da realidade para outros mundos onde você deve lutar por sua vida e pela dos outros.

 

Gráficos

 

Quantum Error é totalmente desenvolvido na Unreal Engine 5. O game está bem bonito, com efeitos de luz que realmente chamam atenção, texturas em alta resolução e modelagem dos personagens bem feitos.

 

Nas cinematics o jogo faz questão de deixar a câmera bem próxima dos personagens para mostrar como são bem feitos os modelos, porém as expressões faciais não acompanham, em algumas vezes os personagens parecem robóticos tanto nas expressões quanto no caminhar, acredito que esse é o único ponto que me incomodou nas cutscenes, no geral, o game está bem agradável graficamente e faz bom uso de sombras para criar tensão no jogador.

 

Jogabilidade

 

Podemos escolher entre jogar em primeira pessoa ou terceira pessoa. Para esta análise escolhi jogar em primeira pessoa, a imersão é muito maior. Dito isso, a jogabilidade é boa e na medida certa, sensibilidade no controle está bem legal.

 

Jacob é bombeiro e temos muitas ferramentas para usar em nossa jornada. Pé de cabra para abrir portas, machado de incêndio, serra para cortar algumas portas, máscara de respiração para lugares com muita fumaça, um scanner para identificar itens e uma espécie de alicate gigante também para abrir um tipo especifico de porta.

 

Também temos um sistema de mangueira de incêndio que temos que usar em algumas situações e extintores de incêndio que estão espalhados pelos cenários

 

Em algumas situações durante o game também temos que usar nossas habilidades para salvar vidas de funcionários da Monad com um desfibrilador e até respiração boca a boca.

 

Sobre armas, temos um arsenal bem legal: Pistola, Shotgun, Metralhadora, Shotgun de Napalm, Minigun, Railgun e RPG.

 

Algumas armas são conseguidas durante acontecimentos chave da historia e outras estão espalhadas ou escondidas pelo mapa.

 

Upgrades

 

Podemos fazer upgrade e trocar a cor de nossas armas em lugares chamados de Arsenal pegado um tipo de chip específico nos cenários. Ainda falando em upgrades também, podemos aumentar as habilidade de Jacob nas estações Argus também espalhadas pelo complexo. Podemos aumentar Vida, Stamina, Oxigênio e Resistência.

 

Bugs e Performance

 

Ao contrário de outros games, Quantum Error não oferece modos gráficos em suas opções. O game roda em 60FPS padrão, em grande parte do tempo é bem estável, tive algumas quedas de frames em lugares com muitas chamas e fumaça, mas foram muita poucas mesmo.

 

 

Alguns bugs visuais aconteceram comigo mas nada que atrapalhasse eu avançar no jogo.

 

Algumas vezes o HUD não sumia nas cinematis, ou o nome do Jacob ficava flutuando em um canto da tela, mas como disse, nada absurdo que me atrapalhasse.

 

Considerações Finais

 

Quantum Error é um ótimo game para quem gosta do horror sci-fi e está carente com esse tipo de jogo. Com gameplay na medida, atmosfera de terror macabra e uma história bem interessante.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

Quantum Error - PlayStation 5
Nota Final
7.8/10
7.8/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 7/10
    7/10
  • História e Diversão - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quantum Error é um ótimo game para quem gosta do horror sci-fi e está carente com esse tipo de jogo. Com gameplay na medida, atmosfera de terror macabra e uma história bem interessante.