Mosaico Jogos começa a pré-venda de Barcelona

0
9

 

O grande lançamento da Board&Dice na GEN CON chega simultaneamente no Brasil pela Mosaico Jogos. Barcelona, novo jogo de Dani Garcia e que entra em pré-venda até o dia 21 de agosto nas melhores lojas do ramo.

O jogo coloca os jogadores no papel de construtores que deverão disputar o espaço nas ruas dessa “nova Barcelona”. Ruas, linhas de bondes, os famosos conjuntos de prédios ligados e até os cidadãos, será preciso correr para juntar mais pontos enquanto o tempo passa rápido e o espaço diminui.

Barcelona é um jogo de alocação de trabalhadores e peças, além dos bônus de final de jogo que você vai acumulando. Mas com certeza ele tem muito mais coisa por trás, principalmente em termos de imersão e experiência visual.

O visual da dupla Aleksander Zawada e Zuzanna Kołakowska (mesma dupla de Terracotta Army) recorre imediatamente ao visual do “Modernismo Catalão” (ou “Modernisme”) famoso, justamente, por fazer parte dos planos de Ildefons CerdÀ, para muitos o “pai do urbanismo” e que foi o responsável pela criação da Barcelona que hoje todos conhecem.

 

Por mais de um século a cidade de Barcelona foi considerada um dos pontos mais estratégicos da região, portanto, todo seu crescimento acontecia dentro de suas muralhas, o que a tornou um local superpopulado e empanturrado de fábricas, comércios e residências, tudo em um mesmo local. O que deu à Barcelona o título de maior densidade populacional da Europa na época.

 

Mas isso mudou na segunda metade do século 19 quando essas muralhas foram derrubadas e CerdÀ foi um dos responsáveis por expandir essa Barcelona de modo organizado e que mudasse o futuro das condições empobrecidas dos cidadãos de Barcelona.

CerdÀ tinha ideias bem específicas, mas não conseguiu emplacar exatamente todos seus conceitos diante da pressão da burguesia intelectual da época, por isso, em Barcelona os jogadores deverão se preocupar com suas estratégias, já que, nem sempre, optar por empilhar prédios em busca dos Bônus pode ser a melhor opção, pois acabará perdendo pontos por sair demais do planejamento original do urbanista.

As partidas ainda permitem que os jogadores “colecionem” pontos famosos da cidade e até uma trilha da construção da famosa Sagrada Família, igreja que é o símbolo de Barcelona, mais famosa da Espanha e ainda monumento mais visitado da região.

Barcelona é um lançamento mundial da Board&Dice que chega ao Brasil junto do resto do mundo após essa pré-venda que acontece entre os dias primeiro e 21 de agosto.