Druzina vai à Gamescom na Alemanha com jogo Winged e participa de eventos com estúdios internacionais de games na Finlândia

0
18

 

Na próxima semana, a produtora Druzina Content inicia uma jornada no universo dos games na Europa: a produtora do Rio Grande do Sul estará na Gamescom, um dos maiores eventos de games do planeta, na cidade de Colônia, na Alemanha e, na sequência, embarca para Helsink, na Finlândia, a fim de visitar uma série de estúdios de games internacionais. Na bagagem, a principal estrela é o game Winged, o primeiro jogo solo da produtora – já em fase de finalização – que será apresentado aos players do evento alemão e aos possíveis parceiros encontrados no país nórdico.

A Druzina levará para a feira – uma das maiores plataformas globais de negócios do setor de jogos – Winged, o primeiro jogo produzido exclusivamente pela produtora, que também desenvolveu o jogo Silo em parceria com a Petit Fabrik. Uma curiosidade é que o novo jogo, em fase de finalização, é produzido por uma equipe majoritariamente feminina em todos os processos de criação e desenvolvimento. Baseado no livro Menina de Asas, do escritor gaúcho Pablo Morenno, o game é destinado ao público infantil, com idade entre oito e doze anos, em dispositivos móveis (iOS e Android). Luciana Druzina, CEO da Druzina Content, assina o game design e a criação.

 

Winged aposta na combinação entre literatura e games: a personagem corre automaticamente e ao jogador cabe direcioná-la, evitar obstáculos, pular e voar para coletar mini-livros, ativando a biblioteca. Lá pode-se desbloquear progressivamente livros clássicos da literatura mundial (como Alice através do espelho, Dom Quixote e João e o pé-de-feijão, entre vários outros), podendo assim liberar novas asas com habilidades especiais – uma metáfora para o conhecimento obtido através da leitura.

 

 

“O game Winged é um dos nossos principais produtos deste ano. É um jogo infantil com uma essência diferente que mistura valores positivos como a leitura com uma jogabilidade muito divertida, e ele representa o nosso espírito criativo que é, e sempre foi, marcado pela curiosidade, inovação e pela colaboração. Vários publishers já nos procuram por causa do mercado audiovisual, por reconhecer nossa experiência com produções de filmes, séries e animações. Então, estamos muito otimistas e esperamos, a partir da apresentação do resultado final desse projeto na Gamescom, encontrar parceiros estratégicos e investidores para o lançamento, e contar com eles para trazer outras narrativas para games”, diz Luciana.

 

Luciana Druzina na gamescom 2023

 

Este ano, a feira representa um marco para a indústria brasileira de jogos, já que o Brasil é o país homenageado do evento – o primeiro latinoamericano a ocupar essa posição – e terá uma série de painéis e eventos de negócios e networking. “Sem dúvidas, é um momento histórico para o Brasil. Nos últimos anos acompanhamos resultados incríveis da indústria de games nacional, e a homenagem da Gamescom coroa todo o trabalho que vem sendo feito pelos estúdios e seus profissionais brasileiros”, afirma Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
 

 

Uma parceria entre a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) e a Associação da Indústria Alemã de Games – através da Brazil Games, projeto da Abragames com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) – viabilizou este grande destaque para o país, que vai participar da cerimônia de abertura, ter um estande com mais de 50 expositores e cumprir uma extensa agenda de compromissos. A participação da Druzina também tem o apoio do Sebrae (por meio do programa Global Games) em conjunto com a ADJogos RS – Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul.

 

De Colônia (Alemanha) para Helsinki (Finlândia)

 

Assim que terminar a Gamescom, Luciana Druzina integra uma delegação de brasileiros que embarca para a capital finlandesa a fim de visitar uma série de estúdios. Este intercâmbio é uma parceria entre a Abragames e a Business Finland que visa estimular oportunidades de colaboração, expansão de mercado e fortalecimento de redes e conexões.

 

Entre os estúdios e instituições que serão visitados pelos desenvolvedores e criadores que integram a delegação brasileira estão importantes nomes como Maria01, Sisu Ventures, Play Ventures, Supercell, XR Center, Fingersoft, Zoan, Neogames, Rovio e Papukaya.