Jogamos o pesadíssimo, porém lindo Returnal no PC! Confira nossa análise e gameplay!

0
354

 

Desenvolvido pelas Housemarque, Climax Studios e publicado pela PlayStation PC LLC, Returnal é um game de roguelike de ação e tiro em terceira pessoa com elementos de bullet hell. O game foi realmente lançado em 2021 exclusivo para PlayStation 5 e agora, no dia 15 de fevereiro foi lançado para PC via Steam e Epic Games com algumas melhorias gráficas e um ótimo port para melhorar a experiência do usuário.

Graças a Assessoria de Imprensa da PlayStation Brasil, podemos jogar Returnal na versão para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Sobre Returnal

 

Quebre o ciclo nesse premiado jogo de tiro de terceira pessoa que agora traz a ação para o PC. A odisseia roguelike de Selene chega com um conjunto de gráficos impressionantes e melhorias de desempenho numa jornada inesquecível. Inclui a experiência completa de Returnal, os modos Suspender Ciclo, Foto e Cooperativo, bem como a Torre de Sísifo incluída desde o primeiro dia.

 

Após um pouso forçado nesse mundo metamórfico, Selene precisa achar uma forma de escapar pela paisagem infértil de uma civilização antiga. Isolada, ela luta com unhas e dentes pela sobrevivência. Ela é derrotada inúmeras vezes e forçada a recomeçar toda vez que morre. Em um ritmo rápido e implacável, você vai descobrir que, assim como o planeta muda a cada ciclo, os itens à sua disposição também mudam. Cada loop oferece novas combinações, fazendo com que você se fortaleça para ultrapassar limites e abordar o combate com uma estratégia diferente a cada tentativa.

 

Criado com efeitos visuais deslumbrantes, a beleza sombria do mundo decadente à sua volta está cheia de surpresas explosivas. Os riscos são altos, os combates são repletos de bullet hell, e as reviravoltas são de cair o queixo por ambientes áridos e contrastantes. Você vai explorar, descobrir e avançar em uma jornada implacável, onde o mistério segue todos os seus passos. Com sua rejogabilidade extrema, o mundo procedural de Returnal convida você a lidar com a derrota e enfrentar novos desafios envolventes cada vez que renasce.

 

 

Já de início posso afirmar que não tive a melhor experiência com o game por que meu PC não é uma super máquina e posso dizer que ele é mediano com um pouco mais do que precisa para jogar e já senti que pesou bem na minha play, porém tenho que dar o desconto pelo fato que estava com o OBS ligado e em gravação então ajudou a dar uma perda de FPS. Agora fora de gravação o game rodou liso no médio.

 

Returnal tem até uma uma história mediana porém é um jogo muito bom no estilo que se propõe, tem ótimos gráficos, uma ótima pegada e boa jogabilidade. Os sons e os efeitos dele também são muito bons e te dão uma sensação de solidão e medo, mesmo o jogo não sendo de medo e terror. O jogo é de ação rápida porém com um ambiente sombrio de alienígenas. Tem uma pegada de Metroid Prime e Alien Isolation no enredo no estilo porém é muito diferente a jogabilidade que pega o estilo de outros games de tiro e esquiva que tem que ser casualmente precisas.

 

Voltando a falar dos áudios presentes em Returnal, você pode escolhe eles em 3D, o que dá uma outra dinâmica e percepção, algo que não tinha visto em nenhum outro jogo e te coloca de cabeça na atmosfera densa do game. A jogabilidade é extremamente precisa e lembrando que o game é um port da versão do console da PlayStation 5.  Joguei um pouco pelo controle e foi a melhor decisão! Joguei pelo teclado e mouse que também é confortável e posso dizer é muito bom e aprovo a mecânica.

 

O jogo tem cerca de 20hs de gameplay e se você for daqueles que fazem speedrun consegue fechar o game em 4hs, mas aí você não terá todos os itens e coletáveis presentes nele.

 

 

Returnal não tem um fator replay muito bom sendo que o game é repetitivo por ser em ciclos que você sempre volta para onde nasce toda vez que morre, porém assim você vai sempre tentando várias maneiras de passar mais fácil.

 

Outro ponto positivo é que está dublado e legendado em português brasileiro e isso é algo que eu sempre elogio por que ajuda muito na sua experiência de entender a história e se aprofundar mais no game e querer saber tudo e valoriza muito a play dando espaço para você poder valorizar tudo que está acontecendo ao seu redor sem ter que parar para entender o que está sendo falado.

 

Para mim foi uma ótima experiência no geral, o único problema é que somos brasileiros e PC não é barato para poder jogar um game com toda essa especificação. Tirando isso, Returnal é muito bom e recomendaria à todos vocês!

 

 

Requisitos mínimos de sistema

 

  • SO: Windows 10 64-bit (version 1903)
  • Processador: Intel Core i5-6400 (4 core 2.7GHz) AMD Ryzen 5 1500X (4 core 3.5GHz)
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 (6 GB) AMD Radeon RX 580 (8 GB)
  • Armazenamento: 60 GB de espaço disponível
  • Outras observações: SSD Recomendado.

 

Requisitos recomendados de sistema

 

  • SO: Windows 10 64-bit (version 1903)
  • Processador: Intel i7-8700 (6 core 3.7 GHz) AMD Ryzen 7 2700X (8 core 3.7 GHz)
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA RTX 2070 Super (8 GB) AMD Radeon RX 6700 XT (12 GB)
  • Armazenamento: 60 GB de espaço disponível

 

Returnal é um ótimo game para quem gosta de jogos no estilo roguelike e bullet hell em terceira pessoa. Eu realmente recomendo, mas para isso você terá que ter um PC mediano, pelo menos para poder desfrutar do game sem grandes travamento e perda de FPS. Mesmo assim, o jogo nas configurações mínimas já traz gráficos bem bonitos.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo Rivotrio Games!

 

 

Returnal - PC
Nota Final
9/10
9/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História e Diversão - 7/10
    7/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Returnal é um ótimo game para quem gosta de jogos no estilo roguelike e bullet hell em terceira pessoa. Eu realmente recomendo, mas para isso você terá que ter um PC mediano, pelo menos para poder desfrutar do game sem grandes travamento e perda de FPS. Mesmo assim, o jogo nas configurações mínimas já traz gráficos bem bonitos.